Política

Plenário aprova iniciativa de reorganização judiciária do Estado

Publicado

em

Para abrir os trabalhos legislativos da semana, o Parlamento goiano se reuniu na tarde desta terça-feira, 21, em mais uma sessão ordinária híbrida. Durante o encontro, foram apreciadas quatro matérias, sendo duas de iniciativa parlamentar, uma da Governadoria e uma da Procuradoria-Geral de Justiça. Todas foram aprovadas em segunda fase e seguem para sanção do Executivo.

Durante o Pequeno Expediente, ocuparam a tribuna para discursar os deputados Delegado Humberto Teófilo (Patriota), Julio Pina (PRTB), Amauri Ribeiro (UB), Helio de Sousa (PSDB), Major Araújo (PL) e Paulo Trabalho (PL).

De iniciativa parlamentar, vão à sanção duas iniciativas do deputado Paulo Cezar (PL). Uma, protocolada sob nº 5182/21, denomina Carmino Machado Sobrinho o trecho da GO-461 que liga a cidade de Doverlândia a Matrinchã, em Goiás. Já a outra, de nº 5483/21, nomeia como Juventino Barnabé o trecho da GO-326 que interliga o trevo da GO-418, passando pelo distrito de Bacilândia até a cidade de Jaupaci.

Da Procuradoria-Geral de Justiça, o processo legislativo nº 10150/22 altera o reordenamento da organização judiciária, que implica, também, em alteração no disciplinamento da organização das Promotorias de Justiça. O objetivo da proposta é melhorar o atendimento do interesse público, mediante modificação em algumas comarcas existentes em Goiás.

De acordo com a justificativa apresentada na matéria, a medida, que envolve movimentos de desativação de unidades ou anexação em distritos judiciários, encontra respaldo em normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após as mudanças, nas comarcas que passarem a agregar duas ou mais Promotorias de Justiça, será escolhido um representante do cargo para exercer, sem prejuízo de suas atribuições habituais, a função de coordenador. A iniciativa foi aprovada definitivamente com 24 votos.

Também avalizada em fase final, a propositura de nº 10157/22, da Governadoria, altera a Lei Complementar de nº 58, de 4 de julho de 2006, que dispõe sobre a organização da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A matéria propõe alteração do parágrafo 2º do art. 34 para prever expressamente a possibilidade de movimentação, no interesse do serviço, dos procuradores do Estado substitutos, entre as diversas unidades da PGE, inclusive as descentralizadas. Destaca-se, também, o fim da fixação por classe dos quantitativos de cargos de Procurador do Estado, além da mudança do regramento relativo às promoções na carreira.

Essas promoções passariam a ocorrer a cada cinco anos, alternadamente, pelos critérios de merecimento e de antiguidade, em procedimentos de regulamentação distinta, nos termos do art. 42 do projeto de lei complementar ora apresentado.

O texto da proposta traz ainda que a lei orgânica da PGE manterá a divisão em classes, sem dispor, no entanto, sobre o número exato de cargos em cada classe, situação que já é estabelecida para outras carreiras na administração pública goiana.

O projeto de lei nº 3883/19, de Henrique César (PSC), seria colocado em apreciação, mas recebeu emenda do deputado Bruno Peixoto. Assim, o texto, que cria a Campanha “Doe Sangue”, visando aumentar os estoques de nos bancos de sangue de Goiás, voltará para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA