Política

Perspectivas do turismo goiano pautaram a 4ª edição do Fórum Legislativo de Turismo, na manhã desta 5ª-feira, 8

Publicado

em

Para debater o desenvolvimento regional do turismo em Goiás, a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa promoveu a quarta edição do Fórum de Debates Legislativo do Turismo Goiano na manhã desta quinta-feira, 8, no plenário Iris Rezende. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do colegiado, deputado Coronel Adailton (PRTB).

Além de Adailton na presidência da mesa, fizeram parte dela: os deputados Álvaro Guimarães (UB) e Fernando Curado (PRTB); o presidente da Agência Estadual de Turismo (Agetur), Fabrício Borges Amaral; a coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para Desenvolvimento Turístico do Ministério do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura; o presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás, Ricardo Rodrigues; a coordenadora de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho; e Tatiana Fernandez, palestrante do Sebrae Goiás.

Estiveram presentes na reunião representantes de diversas regiões turísticas de Goiás: Niquelândia, Águas Quentes, Chapada dos Veadeiros, região de Estrada de Ferro, Lagos do Paranaíba, região do Ouro e Cristais, Serra da Mesa, Vale do Araguaia, etc.

Na abertura, Coronel Adailton destacou o papel e a importância de cada um dos componentes da mesa e ressaltou que, ao final do evento, será elaborada uma carta pública a ser encaminhada ao governador Ronaldo Caiado (UB). “Estamos tentando reunir todos em torno do turismo para que a gente possa avançar, potencializar e fazer prosperar o turismo em Goiás, pois sabemos que ainda temos espaço para melhorar através da participação de todos.”

Após a exibição de vídeo institucional da Comissão de Turismo da Alego, o deputado Fernando Curado (PRTB) disse que Goiás é um estado cheio de maravilhas. “Isso nos estimula e nos honra. Ver que nosso estado é tão bonito. Sou de uma cidade histórica do Vale do Araguaia. Temos diversas belezas naturais aqui, então, idealizamos esse projeto da Comissão de Turismo. Deixo nosso gabinete à disposição de todos vocês. O turismo gera conhecimento, alegria e qualidade de vida. Não existem só praias no Brasil; existem, também, nossas belezas de Goiás, que ficam à frente de vários litorais brasileiros.”

O deputado Álvaro Guimarães (UB) também discursou. Ele disse, em referência ao colega, Coronel Adailton, que durante seus sete mandatos nunca tinha visto alguém tão capacitado para alavancar o turismo no estado de Goiás. E afirmou que, hoje, vê muitos representantes de Goiás tentando desenvolver o turismo em seus municípios. “Com as visitas que o Coronel Adailton fez em várias cidades, as coisas nesse setor estão mudando.”

Álvaro acrescentou, ainda, que é preciso lembrar que o turismo é um dos setores que mais geram empregos e fomentam a economia.   

Centro Cultural Oscar Niemeyer

O presidente da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Fabrício Borges Amaral, discorreu sobre a gestão do Centro Cultural Oscar Niemeyer, que, segundo ele, tornou-se o principal espaço turístico de Goiás. “Temos 100% de aproveitamento do local, vamos abrir um cinema agora em janeiro. Já temos uma excelente biblioteca funcionando. Em relação à nossa gestão, fizemos tudo durante um ano e meio, praticamente. Em 2019, pagamos uma dívida de R$ 30 milhões e vamos entregar com tudo quitado e vários feitos, conforme citei. Durante esse período vários empregos também foram gerados. Vamos entregar uma gestão profissional e de resultados.”

Coordenadora de Áreas Estratégicas do Desenvolvimento Turístico do Ministério do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura destacou que o estado de Goiás foi o lugar onde cresceu e direcionou seu trabalho. “Quero quebrar o protocolo e pedir uma salva de palmas para todos que estão à frente do setor do turismo, buscando desenvolver ações para fazer a coisa acontecer, pois o turismo sem pessoas não existe”, disse. 

A gestora disse que há tantas cidades para trabalhar, por isso chegou a hora de puxar para o desenvolvimento regional e avaliar o turismo em todos os municípios goianos. “É preciso que a gente saiba avaliar onde estamos e o que fazer para chegar aonde queremos. Os conselhos e as secretarias precisam ser olhados e incentivados, o setor precisa ser qualificado e trabalhar de forma integrada. Precisamos, também, desenvolver marcos regulatórios, por meio de eixos e metas que precisam ser seguidos, para que a gente possa realmente alcançar a nossa meta”, ponderou.

O presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), Ricardo Rodrigues, entregou documento com propostas e recomendações de políticas públicas para o turismo de Goiás. “Foi um trabalho feito a várias mãos, sindicatos, associações, estudiosos, empresários, pessoas ligadas efetivamente ao turismo. Esse documento será o norte para a nossa Capital, nosso estado e também a nível nacional. Nesse documento está a voz de todos esses atores que atuam no turismo. Deixo aqui, também, o apelo para saber de como faremos para motivar as pessoas e termos boa mão de obra para que o turismo cresça.”

No fechamento do encontro, a consultora estratégica de Desenvolvimento de Destinos, Tatiana Fernandez, palestrou sobre “Desenvolvimento Regional com Contribuições para Novos Cenários ao Turismo Goiano”.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA