Minas Gerais

PCMG reforça educação no trânsito com instituições de ensino

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Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) tem intensificado as ações educativas de trânsito voltadas para os ensinos infantil, fundamental, médio e superior, em parceria com escolas e universidades. A equipe do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), por exemplo, desenvolveu atividades temáticas para cada faixa etária.

Para as crianças, o assunto é abordado de forma lúdica e didática. Teatro de fantoches e jogos de tabuleiro são utilizados para ensinar as regras de trânsito por meio de linguagem fácil de entender para os pequenos. Já as atividades para os adolescentes reforçam seus papéis como pedestres, passageiros de veículo e futuros condutores. Durante a ação, eles assistem vídeos educativos, e podem tirar dúvidas durante uma conversa com educadores de trânsito do Detran-MG.

Os jovens e adultos também são orientados sobre prevenção de acidentes e o perigo da direção sob efeito de álcool. Neste caso, as palestras são ministradas por operadores do direito, como delegados de polícia, que analisam as temáticas administrativa, civil e criminal das infrações de trânsito, bem como suas consequências fundamentadas em dados estatísticos e na experiência dos profissionais. 

Como participar

As instituições de ensino públicas e particulares podem participar das ações promovidas gratuitamente pelo Detran-MG. Para agendamento e informações sobre as atividades do programa de Educação de Trânsito, as escolas interessadas podem enviar e-mail para [email protected], solicitando a inclusão na agenda. 

Devem ser informados nome completo da escola, endereço, telefone, turmas que participarão da ação e o turno de aula delas, além da atividade de interesse. Durante o período de enfrentamento à pandemia de covid-19 a programação pode ser realizada em ambiente virtual.

Atravessando fronteiras

Mais de 735 quilômetros separam Belo Horizonte, capital mineira, de Planaltina, no Distrito Federal, mas a distância não foi barreira para a PCMG levar educação de trânsito às crianças da Escola Classe 01 Arapuanga. Na última semana, os estudantes acompanharam a apresentação de teatro, pela internet, com os fantoches Norminha, Jackie e Michael, desenvolvidos pela Coordenação de Educação de Trânsito (CET) do Detran-MG.

Intitulada “Norminha para crianças”, a peça apresenta de forma lúdica e contextualizada situações que as crianças mais presenciam no dia a dia, seja como pedestres ou quando transportadas em veículos. O objetivo é que os alunos sejam multiplicadores da educação de trânsito e que também possam compartilhar conhecimento com seus responsáveis.

O delegado Eurico da Cunha Neto, diretor do Detran-MG, destaca que, desde cedo, é importante incentivar valores como o respeito e a responsabilidade no trânsito. “Desenvolvemos ações educativas para todas as faixas etárias, mas a abordagem para crianças foi estrategicamente pensada, pois, além de aprender, elas levam informação e cobram as atitudes corretas dos pais e dos responsáveis”, diz.

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Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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