Política

Pacote com 17 matérias de parlamentares foi votado nesta 5ª feira, 2

Publicado

em

Os parlamentares do Legislativo goiano se reuniram na tarde desta quinta-feira, 2, para a última sessão ordinária da semana. Durante o encontro, 17 matérias foram analisadas, todas de iniciativa parlamentar. Do total, sete receberam aval definitivo do Plenário e dez seguem para segunda etapa de apreciação. A sessão híbrida ocorreu no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela.

Durante o Expediente, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) recebeu duas matérias, uma da Governadoria do Estado, que indica o nome de Wagner Oliveira Gomes para o cargo de conselheiro da Agência Goiana de Regulamentação (AGR) e um outro, também do Executivo, que veta parcialmente o autógrafo de lei nº 325.

Por intermédio do líder do governo, Bruno Peixoto, a Mesa acolheu projetos devidamente deliberados na Comissão Mista e de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). O parlamentar também anunciou, para apreciação, pedido de licença do primeiro vice-presidente, o deputado Henrique Arantes (MDB), que manifesta interesse em empreender viagem ao exterior com recursos próprios.

Como destaque entre as proposições aprovadas em definitivo está a criação da “Semana Da Mulher Rural”, sugerida pelo deputado Paulo Trabalho (PL). A celebração, protocolada sob o processo nº 3947/19, será realizada anualmente na última semana do mês de maio e busca valorizar e estimular a presença da mulher na agricultura familiar.

Além disso, também recebeu sinal verde final da Alego a instituição da Política Estadual de Estímulo, Incentivo e Promoção da Economia Colaborativa. O deputado Virmondes Cruvinel, responsável pela matéria de nº 2039/20, tem como objetivo fomentar o consumo em Goiás através de crédito colaborativo e inteligência de conexão de ofertas e demandas.

“Neste modelo, é possível que empresas ou profissionais autônomos prestem serviços ou ofereçam produtos entre si, sem se restringir à troca com apenas uma empresa ou prestador de serviço, como ocorre na forma bilateral”, explica o parlamentar na justificativa.

Já em primeira fase de votações, foi aprovada a declaração de utilidade pública das seguintes instituições: Associações do Entorno do Distrito Federal, em Formosa (processo nº 1572/22, do Delegado Eduardo Prado (PL)); Associação Casa da Esperança, em Rio Verde (processo nº 0758/19 , de Karlos Cabral (PSB)); Associação Esportiva Vôlei Pró, em Anápolis (processo nº 1689/22, proposto por Francisco Oliveira (MDB)) e Associação de Proteção aos Animais de Firminópolis – GO (processo nº 1996/22, também do Delegado Eduardo Prado).

Esgotada a pauta, o presidente em exercício, Álvaro Guimarães (UB) encerrou a sessão ordinária e convocou outra para a próxima terça-feira, 7, em horário regimental.

Confira o rol dos demais processos legislativos votados

2ª fase

Processo nº 8815/21 – Bruno Peixoto – Altera a Lei nº 18.135, de 07 de agosto de 2013, que versa sobre a regulamentação das atividades suplementares em farmácias e drogarias. Aprovado com 21 votos.

Processo nº 2160/22 – Julio Pina (PRTB) – Declara de utilidade pública a Associação União Mais Saúde, com sede no município de Goiânia – GO. Aprovado com 22 votos.

Processo nº 2380/19 – Bruno Peixoto – Proíbe a exposição de foto oficial do governador nas repartições públicas. Aprovado com 21 votos e 1 abstenção.

Processo nº 8552/21 – Chico KGL – Declara de utilidade pública o Instituto Fábrica de Campeões, com sede no município de Águas Lindas De Goiás – GO. Aprovado com 21 votos.

Processo nº 1492/20 – Rafael Gouveia (Republicanos) – Declara de utilidade pública a Associação Evangélica Paz e Vida, com sede no município de Barro Alto – GO. Aprovado com 21 votos.

1ª fase

Processo nº 0954/22 – Chico KGL (UB) – Dá nome à Coordenação Regional Da Educação – CRE do município de Rio Verde. Aprovado com 23 votos.

Processo nº 7463/21 – Alysson Lima (PSB) – Revoga a Lei n° 19.999, de 02 de fevereiro de 2018, que autoriza a concessão das rodovias estaduais que especifica. Aprovado com 21 votos.

Processo nº 6090/19 – Wilde Cambão (PSD) – Inclui no Calendário Cívico Cultural do Estado de Goiás a Expoagro do município de Luziânia – GO. Aprovado com 21 votos.

Processo nº 6596/21 – Lissauer Vieira (PSD) – Denomina Valeriano Alves de Oliveira o Colégio Estadual com sede no município de Indiara –GO. Aprovado com 21

Processo nº 4475/21 – Coronel Adailton (PRTB) – Dispõe sobre o reconhecimento da Capina do Largo de Santa Efigênia como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano. Aprovado com 21 votos.

Processo nº 7514/21 – Lissauer Vieira (PSD) – Denomina Janielly Regina do Nascimento Souza o Hemocentro de Rio Verde – GO. Aprovado com 21 votos.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA