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Orquestra Petrobras Sinfônica inicia turnê nacional por Recife

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A Orquestra Petrobras Sinfônica (OPESinfônica) inicia turnê nacional no próximo dia 15, percorrendo cinco cidades das regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. A programação celebra os 35 anos de patrocínio da Petrobras à orquestra e se estende até o dia 12 de fevereiro, oferecendo concertos para públicos de todas as faixas de idade e apresentando diversidade de timbres e estilos que já se tornou marca registrada da orquestra. O objetivo é aproximar o público brasileiro da música sinfônica.

Em cada cidade – Recife, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Vitória – serão apresentados pelo menos dois concertos diferentes. Nos Concertos Clássicos, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, a entrada será gratuita. Fazem parte do repertório a Cavalaria Ligeira, de Suppé; Redenção, de Liduino Pitombeira (música inédita, cuja estreia mundial se dará na turnê); e Sinfonia nº 4, de Schumann.

Nos Concertos Pops, com cobrança de ingressos, os solos de guitarra serão substituídos pelo violino elétrico. Sob a regência do maestro Felipe Prazeres, o concerto Guns N’ Roses Sinfônico traz os maiores sucessos da banda norte-americana liderada por Axl Rose, como Patience, Sweet child o’mine e Paradise city, além de Welcome to the jungle

Para as crianças e famílias, a OPESinfônica, sob a regência do maestro Felipe Prazeres, apresentará o concerto Mundo BitaSinfônico, que marca o lançamento do álbum homônimo, com releituras sinfônicas de diversos sucessos do fenômeno infantil, como Fazendinha, Safari e Trem das Estações. Em Recife, o concerto será transmitido online para todo o Brasil pelo canal ‘YouTube @OPESinfonica’, com a participação de Chaps Melo, fundador do Mundo Bita.

Turnê Orquestra Petrobras Sinfônica - 5 cidades Turnê Orquestra Petrobras Sinfônica - 5 cidades

O maestro Isaac KarabtchevskyTurnê fará apresentações em cinco cidades – Divulgação/Orquestra Petrobras Sinfônica

Depois de ficar um ano e meio recluso, em função da pandemia do novo coronavírus, o maestro Isaac Karabtchevsky mostrou satisfação em viajar pelo país, indo ao encontro do público brasileiro. “Eu considero a possibilidade de retomar a turnê presencial da Orquestra Petrobras Sinfônica um grande salto em direção à plena restituição à vida cultural brasileira. É uma alegria poder visitar essas cidades e estar próximo do público”, disse o maestro, que foi indicado pelo jornal The Guardian como um dos ícones vivos do Brasil.

Turnê

A turnê da OPS será aberta no dia 15 deste mês, na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, às 16h, com transmissão online para todo o Brasil, com o concerto Mundo Bita Sinfônico, que terá a participação de Chaps Melo, fundador do Mundo Bita. Às 19h30, haverá o concerto Guns N’ Roses Sinfônico.

Os concertos programados para Belo Horizonte, no Palácio das Artes, ocorrerão nos dias 19, às 18h (Mundo Bita Sinfônico); e no dia 20, às 20h30 (Concerto Clássico gratuito). De Minas Gerais, a OPESinfônica seguirá para Brasília, onde haverá Concerto Clássico gratuito no dia 22, às 19h, na Catedral Metropolitana e, no dia 23, às 17h, Mundo Bita Sinfônico, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Turnê Orquestra Petrobras Sinfônica - 5 cidades Turnê Orquestra Petrobras Sinfônica - 5 cidades

Turnê Orquestra Petrobras Sinfônica – 5 cidades, por Orquestra Petrobras Sinfônica

A próxima parada será em Curitiba, no Teatro Guaíra, onde a orquestra apresentará, no dia 2 de fevereiro, o concerto Mundo Bita Sinfônico, às 17h. No mesmos dia e local, será apresentado o concerto Guns N’ Roses Sinfônico, às 21h. Ainda em Curitiba, haverá Concerto Clássico gratuito no dia 3, às 20h, também no Teatro Guaíra. A turnê será encerrada em Vitória, na Arena Patrick, no dia 12 de fevereiro, com o concerto Mundo Bita Sinfônico, às 16h; e o concerto Guns N’ Roses Sinfônico, às 20h30.

Ingressos

Os concertos Mundo Bita Sinfônico e Guns N’ Roses Sinfônico têm ingressos a preços de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada); e a partir de R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia-entrada), respectivamente. Os ingressos para esses concertos pagos devem ser adquiridos previamente nos sites Eventim, em Belo Horizonte; Sympla, em Brasília e Vitória; e Ticket Fácil, em Curitiba.

Na semana dos concertos, em Recife, um concurso cultural nas redes sociais da orquestra selecionará 150 seguidores para assistirem às apresentações presencialmente. De acordo com a assessoria de imprensa da OPESinfônica, os ingressos gratuitos também ficarão disponíveis nos sites de venda cinco dias antes dos concertos.

Na Catedral de Brasília, a entrada dos espectadores será por ordem de chegada.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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