Distrito Federal

Obras de setorização em Ceilândia já foram 88% realizadas

Publicado

em


A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizará, nesta quinta-feira (25), mais uma etapa das obras de setorização em Ceilândia. O trabalho tem por objetivo reduzir perdas e melhorar a qualidade da água distribuída, com a substituição da tubulação de ferro por outra mais moderna, em polietileno.

R$ 21,7 milhõesRecursos do BID investidos na obra

Também serão criados distritos de medição e controle (DMCs) para facilitar a manutenção das redes e reduzir a pressão da água, evitando rompimentos e vazamentos da tubulação.

O sistema de setorização de redes será implantado em parte da cidade, beneficiando 433 mil pessoas. O investimento é de R$ 21.773.406,46, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Interrupção

Das 8h às 23h59Período em que o fornecimento de água ficará suspenso em algumas áreas de Ceilândia

Para a execução dos serviços, será necessário suspender o fornecimento de água, nesta quinta (25), das 8h às 23h59, em alguns endereços da região. Ficarão temporariamente sem esse serviço as quadras pares das QNM 2 a 26, além das EQNM 2/4, inclusive na 15ª Delegacia de Polícia Civil, 4/6, 8/10, 18/20, 20/22, 22/24 e 24/26. O desligamento também será feito na CNM 2, nas quadras ímpares da QNN 1 até a 25 e na QNN 39.

No Setor O, a interrupção do fornecimento ocorrerá nas QNO 1 a 19 e nas EQNO 1/3, 2/4, 3/5, 4/6, 5/7, 6/8, 7/9, 8/10, 9/11, 10/12, 11/13, 12/14, 13/15, 16/17, 18/19, 17/18. O desligamento também afetará a 24ª Delegacia de Polícia Civil e as UBSs 7 e 11.

A Caesb informa que toda unidade usuária deve contar com reserva de volume mínimo correspondente ao consumo médio diário, de acordo com o Artigo 50 da Resolução nº 14 da Adasa, de 27 de outubro de 2011. Com essa reserva, os usuários são menos afetados com a interrupção no fornecimento de água.

A companhia pede a compreensão da comunidade e ressalta o cuidado que todos devem ter ao utilizar a água, mesmo neste período em que os reservatórios do DF (Descoberto e Santa Maria) estão com sua capacidade máxima, pois o volume de água consumido individualmente por cada morador impacta diretamente o abastecimento a toda a população.

Consumidores poderão tirar dúvidas pelo telefone 115.

*Com informações da Caesb

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA