Distrito Federal

Novo campo sintético no Parque Urbano da Estrutural

Publicado

em


Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Licitação para contratação de empresa para execução do serviço, publicada pela Novacap, será em 5 de janeiro | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Em breve, os moradores da Estrutural ganharão uma importante melhoria do Governo do Distrito Federal: a reforma do campo de grama sintética do Parque Urbano. A licitação para contratação de empresa de engenharia para execução do serviço, publicada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), será realizada em 5 de janeiro, às 14h.

Ao todo, o GDF irá investir pouco mais de R$ 1 milhão na reforma, recursos oriundos de emendas parlamentares do deputado distrital Rafael Prudente e da deputada distrital Julia Lucy. A obra está prevista para começar um mês após a licitação, ou seja, no início de fevereiro – caso não sofra alguma alteração devido a recursos administrativos -, e a empresa vencedora da licitação terá 60 dias para executar todos os serviços.

Restauração

A licitação está a cargo da Novacap, mas todo o projeto básico e arquitetônico foi concebido pelo corpo técnico da Administração Regional do SCIA/Estrutural, como explica o administrador Major Gustavo Cunha. “As lideranças comunitárias que usam muito o campo procuraram a gente pra falar que o campo estava com buracos, grades rasgadas, iluminação não estava funcionando bem. É um dos espaços mais usados aqui da cidade, escolinhas de futebol, projetos sociais”, ressalta.

Inaugurado em 2014, o campo de futebol e seus arredores vão receber um trabalho completo de restauração pela primeira vez. Todo o piso de grama sintética, as traves e os alambrados serão substituídos, e novas redes também serão instaladas. Além disso, a iluminação será trocada, a drenagem por baixo do campo será reforçada e novas calçadas em concreto não armado serão construídas no lugar dos atuais passeios de concreto e alvenaria.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Kleyton de Paula comemora a reforma. Ele é morador da Estrutural e professor de uma escolinha de futebol que utiliza o campo | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Morador da Estrutural desde 2002 e professor de uma escolinha de futebol que utiliza o campo em um projeto que acolhe cerca de 100 crianças da região, Kleiton de Paula, 36 anos, comemora a tão sonhada reforma do campo sintético. “É uma realização. A demanda é muito alta, moradores gostam muito dessa quadra, há cerca de 15 times de futebol na região. É um presente que a gente ganha, vai agregar muito não só ao meu projeto, mas, também, para toda a Estrutural”, afirma.

Além da reforma do campo, outra importante melhoria está prestes a virar realidade: uma pavimentação asfáltica e drenagem em um trecho de 800 metros do anel viário, via que passa ao redor da Estrutural e que dá acesso à Unidade de Recebimento de Entulho (URE). “Por ali passam cerca de mil caminhões por dia levando material para a URE, é uma demanda importante. Um projeto que a Diretoria de Urbanização da Novacap, com emendas dos deputados  distritais Rafael Prudente e Valdelino Barcelos, irá licitar em 29 de dezembro”, explica o administrador regional.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA