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Governo do Tocantins destaca que mais de 47 mil turistas visitaram o Parque Estadual do Jalapão em 2022

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“Que lugar incrível!” A exclamação é de Adna Maria Felício Felipe, ao conhecer as dunas do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), no início de dezembro passado. “O pôr-do-sol, a cor das dunas, é tudo perfeito”, completou a jovem. Ela conta que combinou com uma amiga de passar férias juntas e deixou esta escolher o destino. “E ela escolheu o Jalapão, que era um sono que se tornou realidade”.

Adina Felipe é um dos 47.871 turistas que escolheram o Jalapão como roteiro de viagem entre janeiro e dezembro de 2022. Ela engrossa estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de pesquisa com foco no turismo, que aponta crescimento na busca por locais afastados dos grandes centros urbanos e com apelo no meio ambiente, o chamado ecoturismo.

Consolidado nesse ramo do turismo, o Parque Estadual do Jalapão registrou em julho do ano passado a presença de 7.733 turistas. Já o menor número foi contabilizado em dezembro, com 1.879 visitantes. 

Outra que apostou no Jalapão como destino de férias foi a representante comercial Jéssica Melo de Sousa, de Guararema (SP). “Já conhecia o Jalapão por fotos e vídeos e vim para cá já apaixonada pelo lugar e valeu muito a pena, inclusive pela interação com a comunidade; é realmente uma experiência única”, disse, revelando que já “causou inveja” nos amigos e familiares ao postar muitos vídeos e fotos em suas redes sociais.

Apesar do constante interesse pelo Jalapão, o gerente de Unidades de Conservação, Parques e Monumento Natural do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Gilberto Iris Oliveira, lembra que o PEJ  é uma área protegida e, por isso, o acesso aos atrativos tem capacidade limitada e horário de visitação determinado. 

“Além do monitoramento e fiscalização realizados pelo Naturatins, por meio de suas equipes que atuam no PEJ, os próprios guias e operadores de turismo credenciados para atuarem na região ajudam a orientar os visitantes quanto às normas de visitação”, ressalta o gerente. 

Em visita a Palmas, onde participou de um evento, o casal catarinense, Adriana e Flávio Graff, disse que o Jalapão é diferente de todos os lugares que já conheceram. “Vimos umas propagandas, uns cenários que queríamos conhecer e valeu muito a pena”, analisou Adriana. Já Flávio revelou que deixa por conta da esposa a escolha dos locais que visitam. “Muitas vezes nem sei para onde estou indo, deixo por conta dela, que sempre acerta, como agora”, declarou. 

O guia turístico Tony Garcia leva pessoas para o Jalapão desde 2017. Ele explica que para ser um bom guia é preciso dar informações sobre os locais que serão visitados, mostrando os detalhes , os ângulos certos, para que os turistas tirem o melhor proveito da experiência. “Além disso, como o percursos é muito longo e de difícil acesso, é preciso ir conversando, explicando e, claro, fazendo muitas paradas para as fotos”, pontuou.

O supervisor do Parque, Alessandro Vieira, alerta que a visita às dunas, principal atrativo do PEJ, tem que ser feita com o acompanhamento de um guia credenciado pelo Naturatins. “O guia é responsável pelas orientações específicas de visitação a uma unidade de conservação, como não deixar lixo no local e não levar nada de lá, apenas fotografias”, completa. 

Redução

Apesar de o número de visitantes no PEJ no ano passado ser expressivo para uma unidade de conservação, cujo acesso é off road, houve uma redução de 13,86% em relação a 2021, que contabilizou 55.579 turistas. 

De acordo com Gilberto Iris Oliveira, o número recorde de visitantes registrado em 2021 teve como uma das causas a demanda reprimida causada pela pandemia, que fez com que as pessoas adiassem planos de viagens. “Assim, quem não pode viajar em 2020, acabou fazendo isso em 2021 e o Jalapão, por ser isolado, foi um dos destinos mais procurados, registrando o recorde de mais de 55 mi visitantes”, analisa o gerente do Naturatins.

Ainda conforma Gilberto, a redução deste ano teve influência também do alto custo das passagens áreas. “Em 2022, viajar ficou muito caro e o deslocamento de outros estados para Palmas, onde começa a viagem para o Jalapão, fez com que muitos adiassem o passeio”, ponderou. 

Ele prevê que este ano de 2023 a expectativa é que o número volte a crescer. “A região ainda é pouco explorada e os investimentos do Governo do Estado em pavimentação vai melhorar bastante o acesso, reduzindo custos de viagem, bem como parcerias com instituições como o Sebrae para fomentar e capacitar o turismo local”, concluiu.

Jéssica Melo de Sousa veio de São Paulo e disse que fez inveja aos amigos e familiares ao postar fotos do Jalapão em suas redes sociais – Washington Luiz/Governo do Tocantins

Adna Maria Felício Felipe veio de Fortaleza e ficou apaixonada pelo pôr-do-sol nas dunas do Jalapão – Washington Luiz/Governo do Tocantins

Julho registrou mais um vez o maior número de visitantes durante o ano, com 7.733 turistas – Washington Luiz/Governo do Tocantins

Tradicionalmente, dezembro é o mês com menor número de visitantes, registrando no ano passado 1.879 turistas – Washington Luiz/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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