Política

Nova sede do Poder Legislativo é entrega ao povo goiano

Publicado

em


O presidente Lissauer Vieira (PSD), acompanhado do governador Ronaldo Caiado (UB) e diversas outras autoridades, participaram, na manhã desta quarta-feira, 27, da cerimônia oficial de entrega da nova sede do Parlamento goiano. Após o hasteamento do pavilhão nacional, as autoridades participaram do descerramento do busto do ex-governador Maguito Vilela, que dá nome à nova sede do Legislativo Goiano. O busto de Maguito é obra do artista plástico e escultor goiano Cleider de Souza.

Em seu discurso, Lissauer Vieira fez uma retrospectiva da história da construção dessa nova sede. “Hoje é um dia histórico para o povo goiano, a realização de um sonho de 17 anos desde que essa obra foi idealizada pelo ex-presidente Samuel Almeida”, rememorou.

O governador Ronaldo Caiado (UB) destaca o aspecto emblemático que a Casa de Leis possui. “Estamos aqui em abril de 2022 e vamos, agora, imaginar lá na nossa querida cidade de Goiás, na Rua D’Abadia, no ano de 1895, quando iniciava-se o Parlamento do Estado de Goiás. Daquela sede hoje chegamos a esta construção. Uma obra imponente e que leva alguns a se perguntarem o motivo de tudo isso. A resposta é simples. É porque nenhum poder representa o povo na sua totalidade a não ser o Poder Legislativo. O Executivo chega ao poder com metade mais um dos votos, já os deputados estaduais chegam representando a totalidade do povo goiano, e isso já mostra o significado desta casa, que não é dos deputados e sim do povo goiano” ressaltou.

Bênção

Após a bênção do novo prédio, proferida pelo arcebispo de Goiânia, João Justino, e pelo pastor Josué Gouveia, foi realizada a inauguração da galeria dos ex-presidentes, que contou com a presença dos ex-presidentes Sebastião Tejota, Samuel Almeida, Jardel Sebba, Fábio de Sousa e Helio de Sousa. Também ocorreu o descerramento da placa em homenagem aos 41 deputados da 19ª Legislatura.

Das 63 fotos constantes da galeria inaugurada, 15 novas foram acrescentadas, dentre elas, 13 cópias das que estão na antiga sede do Poder Legislativo na cidade de Goiás, no período em que essa foi Capital do estado. Outras duas fotos foram restauradas. Todas as fotos são trabalho do artista plástico Amaury Menezes, inclusive a mais recente, do atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira.

Na lista de autoridades presentes, o presidente Lissauer Vieira; o governador Ronaldo Caiado (UB); a primeira-dama, Gracinha Caiado; o deputado Helio de Sousa (PSDB); e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Carlos França.

Representando a família do ex-governador Maguito Vilela, que dá nome ao Palácio, estão o filho Daniel Vilela, a filha Vanessa Carvalho Vilela e a viúva, Flávia Teles. Fazem parte, ainda, da lista de autoridades, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos); o arcebispo de Goiânia, João Justino; o presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota); o procurador-geral de Justiça, Ailton Vecchi; o defensor público-geral em exercício, Tiago Gregório Fernandes; o corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), conselheiro Sebastião Tejota; o vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), conselheiro Daniel Goulart; e o presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), Marcelo Baiocchi Carneiro, representante do Fórum das entidades empresariais de Goiás.

E ainda, o vice-presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado estadual por Pernambuco Diogo Moraes (PSB); o representante da Base Aérea de Anápolis, major aviador Emerson Chaves Cezar; a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora Angelita Pereira de Lima; o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlão da Fox (UB); o pastor Josué Gouveia; e o deputado federal Célio Silveira (MDB).

Fecham a lista os ex-presidentes da Casa Jardel Sebba, Samuel Almeida e Fábio de Sousa; o presidente da JL Construtora, engenheiro civil João Luiz Felix; o conselheiro do TCM-GO, Humberto Aidar; o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB); o ex-deputado Maycllyn Carreiro (PRTB); além dos demais deputados que compõem da 19º Legislatura.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA