Geral

Naturatins faz avaliação das ações de prevenção e combate às queimadas em 2022

Publicado

em

A Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio de sua Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, realizou o primeiro Encontro de Alinhamento de Monitoramento das Brigadas Florestais – Gavião Fumaça.

O evento reuniu brigadistas que atuam nas unidades de conservação do Estado, com o objetivo de apresentar os resultados das ações realizadas neste ano. O encontrou ocorreu nos dias 24 e 25, no Parque Estadual do Cantão.

“Esta é a primeira vez que o Naturatins promove esse encontro para alinhamento das ações e troca de experiências entre as brigadas, que apesar de terem os mesmos objetivos, possuem realidades diferentes e rotinas de atividades também diferentes, de acordo com as demandas da unidade de conservação onde atuam”, destacou o vice-presidente do Naturatins, Pedro Tolentino, na abertura do evento.  

Os gestores das unidades de conservação apresentaram suas equipes de brigadistas e deram oportunidade para eles próprios relatarem suas experiências e vivências no âmbito da realização das ações do Manejo Integrado do Fogo (MIF) e Manejo do Fogo de Base Comunitária (MFBC).

Além das queimadas prescritas e controladas, quando são queimados os materiais combustíveis (vegetação seca, que favorece a propagação de fogo), e combates a incêndios florestais, os brigadistas também desempenham uma série de ações junto às comunidades que estão na abrangência de suas unidades de conservação.

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, reforçou a contribuição importante dada pelos brigadistas para o equilíbrio ambiental do Tocantins. O presidente se comprometeu a interceder com o Governo do Tocantins para manter todos os brigadistas que já atuam nas unidades de conservação e que são contratados em regime especial.

Retrospectiva

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, fez uma retrospectiva das ações do MIF no Tocantins. Ele lembrou que um dos pontos mais importantes para o controle das queimadas ilegais e incêndios florestais foi a desmistificação de que o fogo é sempre mau. “O Código Florestal, em seu artigo 38, prevê o uso do fogo para combater o fogo”, exemplificou o diretor.

Ele explicou ainda que o MIF vai além da manipulação do fogo, abrangendo inclusive as decisões técnicas. “As decisões técnicas e ações para prevenir e controlar ou usar fogo em um território determinado também é MIF”, completou.

Warley Rodrigues afirmou, ainda, que quem trabalha na linha de frente de prevenção e combate a queimadas ilegais e incêndios florestais precisa estar em constante busca por novas informações e técnicas. “Ano a ano aprendemos mais um pouco, por isso é preciso ter constância e continuidade, que são primordiais para termos bons resultados”, frisou.

Roda de conversa

A avaliação das atividades do exercício de 2022 foi feito por meio de uma roda de conversa, com o tema Trabalho integrado da brigada – desafios e vantagens, conduzida pela gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, Vanessa Braz, e a supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes. Nessa atividade, os brigadistas elencaram os pontos positivos e os aspectos que precisam melhorar para o próximo ano.

Palestras

Uma palestra motivacional, apresentada pela máster coach Tudy Vieira, promoveu a integração entre os brigadistas. De maneira lúdica, a palestrante mostrou a importância do trabalho que realizam e da necessidade de estarem sempre em busca de novas conquistas.  

“Eu sou apaixonada por pessoas e suas possibilidades e amo o que eu faço, que é ser um instrumento de transformação; se minha palestra impactar a vida de pelo menos uma pessoa aqui, então terei cumprido minha missão”, anunciou Tudy Vieira, cuja palestra foi patrocinada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O evento teve ainda como palestrantes Pedro Paulo Gomes da Silva Xerente, presidente da Associação dos Brigadistas Xerente (Abix) e supervisor Estadual de Brigadas do Prevfogo/Ibama/TO, discorrendo sobre Manejo Integrado do Fogo – Desafios e avanços; da fisioterapeuta Akla Albino, que falou sobre Fisioterapia respiratória para Brigadistas – aplicação prática;  e do professor Marcos Giongo, coordenador do Centro de Monitoramento e Manejo do Fogo (CeMAF), da Universidade Federal do Tocantins, Campus Gurupi, que apresentou palestra com o tema Queimadas e incêndios florestais no Tocantins: situação e desafios.

A bióloga Samara Almeida, coordenadora do Centro de Triagem do Centro de Fauna do Tocantins (Cetras/Cefau), encerrou a rodada de palestras do encontro.  Ela falou sobre o “Impacto do fogo na Biodiversidade do Tocantins”.

Vice-presidente do Naturatins, Pedro Tolentino, fez a abertura oficial do evento – Fernando Alves/Governo do Tocantins

Presidente do Naturatins, Renato Jayme, ressaltou a importância dos brigadistas para o equilíbrio ambiental no Tocantins – Fernando Alves/Governo do Tocantins

Warley Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins fala sobre o uso do fogo para combater fogo – Fernando Alves/Governo do Tocantins

Roda de conversa para elencar acertos e pontos que precisam ser melhorados – Fernando Alves/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA