Geral

Mulheres participam de oficinas artesanais em Planaltina

Publicado

em


Em Planaltina, começaram esta semana as atividades do projeto Voando Alto 2021, que reúne mulheres em situação de vulnerabilidade para participar de oficinas de criação artesanal. Desenvolvido pelo instituto Entre Nós com apoio da Secretaria de Turismo (Setur), o trabalho investe em cursos de confecção de ecobags, peças que serão comercializadas e ajudarão a gerar renda para as pessoas envolvidas.

Projeto Voando Alto ensina a confeccionar ecobags | Foto: Ana Carolina/Setur

“O projeto visa desenvolver atividades que fortaleçam o vínculo entre a Secretaria de Turismo, a comunidade e o artesão, fomentando e difundindo o reconhecimento do artesanato por meio de geração de oportunidades de trabalho e renda”, resume a artesã Roze Mendes, que participa da oficina.

“Quando alguém viaja e compra uma lembrança para levar aos amigos e parentes, é uma peça de artesanato que é adquirida como recordação” Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

A titular da Setur, Vanessa Mendonça, lembra que o artesanato reforça a regionalidade, a preservação das culturas locais e a formação, incentivando o empreendedorismo e a capacitação. “Todas essas ações fazem parte dos projetos que consolidamos e apoiamos aqui, fortalecendo a cadeia produtiva, bem como a comercialização dos produtos artesanais da nossa capital”, explica.

“O instituto nasceu no desejo de empoderar”, ressalta a criadora do Entre Nós, Renata Melo. “A gente fala que o ‘empoderar’ é para a pessoa sentir dono do seu destino, ter escolhas. Para nós, ter escolhas não é só ter a renda; a gente viu que o curso não é só a capacitação, é estar junto, é crescer junto, por isso o nome do projeto é Voando Alto.”

A secretária de Turismo reforça a importância do artesanato nessa iniciativa. “Quando alguém viaja e compra uma lembrança para levar aos amigos e parentes, é uma peça de artesanato que é adquirida como recordação”, afirma. “É a materialização da experiência turística. Por isso, por determinação do governador Ibaneis Rocha, desde o primeiro dia de nossa gestão, não houve um dia sequer em que a palavra artesanato não tenha sido dita ou lembrada aqui na Setur”.

Desafios

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe muitos desafios para artistas e profissionais, sobretudo para as mulheres. Durante esse período, os índices de violência doméstica aumentaram, assim como os casos de ansiedade e depressão. Só no primeiro trimestre de 2021, as unidades do Centro Especializado de Atendimento a Mulheres atenderam 850 mulheres, das quais 100 eram de Planaltina.

Ao buscar geração de renda como forma de incentivar e diversificar a mão de obra do artesanato no Distrito Federal, o projeto ajuda muitas mulheres que, mesmo sendo em sua maioria responsáveis pelos domicílios, em muitos casos não têm acesso à educação e a oportunidades de trabalho.

O curso

As oficinas são distribuídas em duas turmas, com duração de 12 dias. As técnicas artesanais que compõem o plano de ensino são corte e costura, bordado, pintura e customização. O cronograma também conta com oficinas teóricas on-line de história e cultura de Planaltina, comércio eletrônico e técnicas de vendas. Todas as aulas teóricas são gravadas e postadas na plataforma digital, para acesso público permanente e gratuito.

Instituto Entre Nós 

Com sede em Planaltina, o Instituto Entre Nós é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos formada por pessoas que acreditam na cultura, na economia criativa e no empreendedorismo como alternativas para o desenvolvimento.

O principal objetivo da instituição é trabalhar o aspecto cultural e social da cidade, promovendo a inclusão social, por meio da música, artesanato, gastronomia, empreendedorismo e economia criativa, como meios para cumprir essa missão.

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA