Política

Mudanças no trânsito do Centro

Publicado

em


Novas mudanças no trânsito da região central de Goiânia deverão ocorrer a partir desse sábado, 24. As alterações serão todas realizadas para facilitar a implantação do plano de mobilidade do BRT Norte-Sul no entorno da Praça Cívica, cujo anel interno deverá ser exclusivamente dedicado a essa modalidade de transporte. Por 75 dias, a circulação no trecho permanecerá interditada para abrigar as obras planejadas. 

A fim de garantir a devida agilidade prevista pelo moderno sistema, oito logradouros públicos do Centro terão o seu sentido de circulação invertido. As modificações trazem impactos diretos para o fluxo de veículos que transitam nas imediações da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

O principal deles envolve o trecho situado em frente à Alameda dos Buritis (Avenida Assis Chateaubriand) que está ligado à Rua 13. Essa está entre aquelas que sofrerão inversão no sentido atual de sua circulação. Mudança similar também será implantada nas Ruas 2 e 15. 

Outra alteração importante deverá afetar aqueles que estão acostumados a sair da Alego e entrar na Alameda para acessar a Praça Cívica, por meio da rotatória localizada em frente à entrada principal do Bosque dos Buritis. Com as novas rotas, esse acesso não será mais possível, visto que o trecho que, até então, permitia a conversão, será fechado. 

Modificações similares deverão ser aplicadas ao trecho da avenida situado em frente ao Tribunal de Justiça (TJ-GO). O principal deles envolve a inversão total no sentido atual de circulação da Rua Olinto Manso (antiga 94), que, agora, desembocará na confluência com a Avenida 10 (Universitária). No encontro dos dois logradouros, os acessos também serão reformulados, com as ruas 20, 14, 1 e 12 do Centro sofrendo igualmente inversão de fluxo. Agora, ao retornar à Alameda dos Buritis, por meio da nova rota aberta ao final da rua 12, o motorista poderá acessar, tranquilamente, os dois sentidos da Avenida Assis Chateaubriand. 

Para evitar acidentes e facilitar a assimilação das alterações por parte de motoristas e transeuntes, uma nova sinalização está sendo implantada na região. Agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) também estarão presentes para o devido monitoramento do trânsito na área. O anúncio das adequações vem sendo amplamente divulgado pela Pasta desde o último dia 15. 

Na ocasião, o titular da SMM, Horácio Mello, detalhou o investimento. “O fechamento do anel interno da praça ocorre junto com a criação de novas rotas, novos caminhos e esse é o papel da Secretaria de Mobilidade: minimizar os impactos da obra com inversão de ruas, tudo a partir de pesquisas de origem e destino. Estamos investindo em tecnologia, uso de drones e parceria com o Waze sem ônus para o poder público”, comentou.

Em razão da nova etapa de obras do BRT, o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, informou, durante o anúncio, que as linhas que passam pela Praça Cívica terão seus pontos de embarque e desembarque remanejados para o anel externo. Ele assegurou ainda que os abrigos serão concentrados em pontos estratégicos de forma a não prejudicar a rotina dos usuários.

 A matéria foi confeccionada a partir do material de divulgação elaborado pela SMM.  

Funcionamento do transporte coletivo

Veja como ficará a nova organização dos Pontos de Embarque e Desembarque (PED) de passageiros, a partir desse sábado:

PED nº 494 (localizado entre as Avenidas 83 e 84): linhas 004, 008, 017, 018, 019, 035, 175, 277, 300, 920, 225, 257, 261, 262, 280 e 405

PED nº 18 (localizado entre a Avenida 83 e Rua 10): 002, 006, 007, 018, 027, 193, 042, 164, 167, 170, 180, 052, 168, 605 e 935

PED nº 1401 (localizado entre a Rua 10 e Avenida Araguaia): 018, 300, 257, 261 e 406

PED nº 178 (localizado entre as Avenidas Tocantins e Gercina Borges): 003, 023, 027, 029, 169, 187, 300, 400 e 909

PED nº508 (localizado entre as Avenidas Gercina Borges e 85): 004, 008, 017, 019, 035, 175, 277, 300, 401, 909, 919, 013, 611, 268, 269 e 270

PED nº 163 (localizado entre as Avenidas 85 e 84): 002, 003, 006, 007, 023, 029, 169, 187, 193, 300

Novos fluxos e caminhos: resumo

–> Inversão do sentido da Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94), da Av. Assis Chateaubriand à Rua 10.

–> Inversão do sentido da Rua 14/Rua 1/Rua 12, da Rua 10 à Alameda dos dos Buritis

–> Inversão do sentido da Rua 13/Rua 2/Rua 15, da Alameda dos Buritis à Rua 19.

–> A Alameda dos Buritis terá conversão para a Rua 13 sentido Avenida Goiás, tanto para quem vem da Assembleia Legislativa, quanto para quem vem da Praça Tamandaré

–> A Alameda dos Buritis x Rua Dona Gercina Borges (sentido Leste/Oeste) não terá permissão de conversão à esquerda para acesso à Praça Cívica.

–> A Avenida Assis Chateubriand terá conversão para a Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94) com acessos às Ruas 85, Rua 84, Rua 83, tanto para quem vem da Assembleia Legislativa, quanto para quem vem da Praça Tamandaré

–> A Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94) terá conversão à direita e à esquerda nas Rua 85, Rua 84, Rua 83 e Rua 10, esta última dando acesso à parte inferior do novo anel, seguindo pelas Ruas 14/ 01/ 12, com semaforização no cruzamento com Alameda dos Buritis, permitindo conversão à direita e à esquerda.

Obras BRT Norte-Sul

Segundo a Superintendência de Obras e Serviços de Infraestrutura Urbana (Seinfra) do município, serão construídos na Praça Cívica 1.240 metros lineares ou 15.500 m² de pavimentação de corredor BRT, incluindo vias para ônibus comuns em pavimento de concreto. Para finalizar as obras do novo sistema de transporte coletivo, que deverá evitar atrasos e agilizar substancialmente os deslocamentos na Capital, a Pasta informa que faltam apenas os serviços na Praça Cívica e a conclusão dos terminais e Viaduto da Perimetral e das estações para a operação da linha.

Por serem utilizadas metodologias de construção de baixa vibração e acompanhamento arqueológico nas escavações de subsolo, as obras contam com o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Também chamado de “metrô de superfície”, o BRT Norte-Sul tem extensão de 21,7 km e deverá operar em duas linhas: a linha I, que vai do Terminal Isidória até o Terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia; e a linha II, que sai do Terminal Recanto do Bosque, na região Norte da capital, passa pela Praça do Trabalhador, Praça Cívica, Praça do Cruzeiro e chega até o Terminal Isidória, na região Sul. A expectativa da Seinfra é entregar o trecho II do BRT em outubro de 2021 e o trecho I em 2022.

“Estamos caminhando a passos largos, com trabalhadores dedicados e uma gestão comprometida em entregar ao cidadão o que há de melhor. Queremos dar esse presente para Goiânia o mais breve possível”, afirma o titular da Seinfra, Fausto Sarmento. A pasta lembra que, após as obras na Praça Cívica, o anel interno passará a ser de uso exclusivo do transporte coletivo.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA