Distrito Federal

Mais um passo para reestruturar Vicente Pires 

Publicado

em


O governador Ibaneis Rocha assinou na manhã deste sábado (19) a ordem de serviço que libera a execução de novas obras de reestruturação de Vicente Pires. Serão investidos R$ 35.651.105,89 com geração de 600 empregos.

No total, serão construídos 228,9 mil metros quadrados de pavimentação; 10,6 mil metros de drenagem; 69,5 mil metros quadrados de calçadas e 398 metros de galeria subterrânea em Vicente Pires | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Os trabalhos executados são de drenagem, pavimentação, calçadas e meios-fios em trechos das ruas 5, 6 e 12; calçadas e meios-fios nas ruas 8 e 10; e rede de drenagem pluvial em método tunnel liner por baixo da via Estrutural.

“Nós transformamos um lamaçal numa cidade, um ‘poeiral’ numa cidade, e eu fico feliz em ver as pessoas que moram aqui contentes por, finalmente, poderem viver numa região estruturada”, disse Ibaneis.

No total, serão construídos 228,9 mil metros quadrados de pavimentação; 10,6 mil metros de drenagem; 69,5 mil metros quadrados de calçadas e 398 metros de galeria subterrânea. Todas são intervenções remanescentes dos projetos aprovados havia mais de dez anos e que sofreram alterações diante do crescimento da cidade na última década.

“Esse contrato vai juntar várias pontas de serviços que ficaram soltas dos contratos anteriores e não puderam ser executados”, explicou o secretário de Obras do DF  Luciano Carvalho de Oliveira.

Rede interligada

De acordo com o administrador regional de Vicente Pires, Daniel de Castro, as obras remanescentes vão, enfim, interligar 100% da rede pluvial de Vicente Pires, que atualmente está cerca de 93% pronta. “Toda intervenção traz desconforto para proporcionar melhorias. O que será feito agora vai acabar de vez com os alagamentos na cidade.”

A solenidade ocorreu na Rua 1, com a presença de autoridades políticas como o secretário de Governo José Humberto; de Obras Luciano Carvalho; de Projetos Especiais Roberto Andrade; além da ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda; e da deputada federal Celina Leão; e do distrital e líder de governo, Hermeto. De lá, o governador partiu para visitar as obras da Rua 12. A previsão de conclusão das novas intervenções é de até 14 meses.

A professora aposentada Gislayne Selma, 56 anos, é moradora da Rua 3 da Colônia Agrícola Samambaia. A conclusão da rede pluvial foi feita, faltando agora a pavimentação asfáltica e a construção das calçadas. “Vai mudar tudo o que foi interrompido como as linhas de ônibus e o acesso de cadeirantes, que agora terão por onde passar”, declarou ela.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA