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Mais de 2,3 mil carteiras do artesão são distribuídas no DF

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Desde os sete anos, Helena Santos trabalha com artesanato. “Ih, meu filho, sou filha de mineiro, sei fazer muita coisa, aprendi com a minha mãe”, conta ela, hoje com 35. A artesã, moradora de Samambaia, fez questão de renovar sua carteira profissional. O serviço de cadastramento e renovação do documento foi realizado na manhã desta terça-feira (19) na administração da cidade pela equipe itinerante da Secretaria de Turismo.

Uma equipe itinerante da Secretaria de Turismo esteve hoje em Samambaia para fazer o cadastramento e a renovação das Carteiras Nacionais do Artesão dos profissionais da cidade | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Válida em todo território nacional, a Carteira do Artesão é um documento que formaliza a atividade artesanal no país. A cédula permite que seus portadores tenham acesso a cursos de capacitação e possam participar de editais que promovem eventos culturais, feiras e exposições no Brasil e exterior. O prazo de validade da carteirinha é de seis anos. Entre primeiro de janeiro de 2019 a 30 de setembro deste ano, a Setur emitiu mais de 2.300 Carteiras Nacionais do Artesão no DF.

Atualmente, o DF tem registrados 12,4 mil artesãos. Desse total, 4.557 com carteiras ativas que tiveram um faturamento, entre janeiro 2019 até setembro deste ano, de R$ 1,7 milhão

Economia em movimento

“A carteira do Artesão traz muitos benefícios, o principal deles é que a pessoa cadastrada deixa de ser informal. Com o documento renovado e em ordem, o artesão tem o direito à qualificação profissional, enfim, o direito de trabalhar”, comenta Roze Mendes, assessora de Coordenação de Promoção do Artesanato da Secretaria de Turismo, órgão no DF responsável pelo registro. “O maior medo de qualquer artesão é você estar em um lugar trabalhando e alguém interditar o seu trabalho. A Carteira do Artesão te tira da informalidade, esse cadastro é uma benção, ajuda muito mesmo”, completa a artesã Helena Santos.

O artesanato é uma das principais ações desenvolvidas na gestão da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, valorizando a cultura local por meio desses artistas espalhados por todas as 33 regiões administrativas.

Atualmente, o DF tem registrados 12,4 mil artesãos. Desse total, 4.557 com carteiras ativas que tiveram um faturamento, entre janeiro 2019 até setembro deste ano, de R$ 1,7 milhão. “É uma atividade que estimula a economia criativa em pelo menos 104 eventos, incluindo rotas comerciais e lojas colaborativas”, explica Vanessa.

Helena Santos, 35, artesã e moradora de Samambaia, fez questão de renovar sua carteira | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Segurança

Em Samambaia, onde a van da Secretaria de Turismo esteve nesta manhã de terça-feira (19), acredita-se que há mais de 200 artistas do ramo que trabalham com a cultura artesanal sem cadastro ou com os documentos vencidos. A expectativa é fazer o maior número possível dos registros desses profissionais da cidade e outras datas para o serviço já estão estudadas para a região. Enquanto isso, a van da Secretaria de Turismo segue com a ação em outras cidades. Nesta quarta-feira (20), o encontro será na Administração Regional de Águas Claras, das 10h às 12h.

“Promover essa ação na cidade mostra que o GDF valoriza todo tipo de trabalhador. Buscamos o know how da Setur e o primeiro passo é entender as necessidades desses profissionais. Ainda mais nesse momento de pós-pandemia, em que as pessoas, mais do que nunca, precisam buscar seu ganha-pão”, salienta o administrador de Samambaia, Gustavo Aires.

Artesão de pulseiras e cordãos masculinos feitos com miçangas, cordas e outros tipos de materiais, Rafael Cavalcante, 33 anos, está há dois anos no ramo. Deixou o emprego para se dedicar ao artesanato. Soube que a Carteira do Artesão é o documento que habilita a classe a trabalhar com segurança e dignidade nas praças, feiras e eventos do gênero. “Colegas artesãos me disseram que, se eu quero mesmo me dedicar ao artesanato, a primeira coisa a fazer é conseguir a carteira”, conta. “É o que estou fazendo, acho que, com esse documento, a gente trabalha com mais tranquilidade”, avalia.

O artesão interessado em emitir a carteirinha deve entrar em contato via WhatsApp, pelo número (61) 9 9147-0748 e fazer um pré-cadastramento ou comparecer pessoalmente no primeiro andar da Secretaria de Turismo (Centro de Convenções Ulysses Guimarães, SDC – Eixo Monumental Lote 5 – Ala Sul – 1º Andar, Brasília – DF) com os seguintes documentos: foto 3×4; foto do RG (frente e verso) e CPF.

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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