Cidades

EFG em Artes Basileu França completa 55 anos e é homenageada na Alego

Publicado

em

A Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) em Artes Basileu França foi homenageada, na noite da última terça-feira (29/11), pelos seus 55 anos, durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O titular da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira, vários servidores da pasta e funcionários da EFG receberam, na oportunidade, a medalha de mérito legislativo. A propositura foi do deputado estadual Antônio Gomide.

Durante discurso, Marcio Cesar relembrou a história da escola; falou sobre a inserção da mesma na Sedi; celebrou as conquistas dos núcleos de dança, entre outros, e a integração da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) com os jovens músicos do Basileu; citou a reforma do teatro e a vindoura inauguração de um hub de inovação no espaço anexo à instituição, no próximo dia 16 de dezembro.

“Nós vamos ter, em um quarteirão, a melhor escola de arte do Brasil e um dos melhores hubs de inovação do País se comunicando”, ressaltou o secretário, ao pontuar como o local para essa convergência é estratégico, já que o Setor Universitário reúne, justamente, estudantes de ensino superior e pesquisadores.

Já a diretora da EFG em Artes Basileu França, Lóide Magalhães, agradeceu ao Governo de Goiás pelos investimentos direcionados para a classe artística. “Com muita maestria, o governador Ronaldo Caiado vem, ao longo dos últimos quatro anos, trabalhando em prol da educação e da cultura em nosso Estado”.

Ela também elogiou o trabalho realizado pela Sedi, na pessoa do secretário e de sua equipe. “É uma honra poder trabalhar com um chefe ético, que tem visão de futuro e que tem conseguido conduzir, com muita maestria, as Escolas do Futuro. E digo não somente o Basileu, mas todas as outras, que hoje estão se tornando uma referência no Brasil”, destacou.

Ao longo do evento, sediado no plenário da Casa Legislativa, os convidados puderam apreciar um dos talentos do Basileu, o Núcleo de Chorinho, que animou a noite festiva. Fizeram parte ainda da lista de homenageados pelos 55 anos da instituição, além de Marcio Cesar e Lóide Magalhães, a subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedi, Sheila Pires; a gerente de Gestão das EFGs, Mychelly Simões, além de vários outros servidores.

História

A EFG em Artes Basileu França é uma instituição ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação, que, atualmente, atende mais de 4 mil alunos. A origem da escola se deu em 1967, na Escola de Arte Veiga Valle, pioneira no segmento da arte em território goiano.

O Basileu tem como missão produzir e difundir conhecimentos práticos, científicos e saberes no eixo tecnológico de produção cultural e desenvolver a formação integral de profissionais e cidadãos capazes de promover o empreendedorismo na sociedade e contribuir na transformação socioeconômica de Goiás.

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA