Distrito Federal

Live debate políticas públicas elaboradas durante a pandemia

Publicado

em


Atualmente, há 2.260 pessoas em situação de rua no Distrito Federal, e o número tem oscilado para mais, diante da pandemia da covid-19. Durante live realizada pela Controladoria-Geral do DF (CGDF) e transmitida ao vivo pela TV Controladoria DF no Youtube, o debate aprofundou a abordagem sobre como as políticas públicas impactaram essas e outras pessoas e como a governança ajuda nesse processo.

Debate on-line teve a participação da secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, e do controlador-geral do DF, Paulo Martins, com mediação da subcontroladora da CG, Joyce Oliveira | Foto: Divulgação / CGDF

“Destaco os papéis da transparência e das ouvidorias por promover a participação social” Paulo Martins, controlador-geral DF

O 7º Café com Governança e Compliance da CGDF teve como tema “Governança pública e assistência social na pandemia e contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, e do controlador-geral, Paulo Martins. O evento foi mediado pela subcontroladora de Governança e Compliance da CGDF, Joyce Oliveira.

Inspeções

No encontro on-line, realizado nesta quinta-feira (20), Paulo Martins destacou o papel do governo como coordenador das ações realizadas durante a pandemia e falou sobre como a governança e outras políticas empreendidas pela Controladoria ajudaram nesse momento.

Um dos desafios que a secretária Mayara Noronha Rocha conta ter encontrado ao assumir a Sedes, no auge da pandemia, foi “trazer a sociedade para atuar junto ao Estado”

“Não é uma tarefa fácil lidar com informações que mudam a cada segundo, e a Controladoria atuou e segue atuando para auxiliar o governo, consolidando informações, realizando auditorias, inspeções e políticas direcionadas ao período da pandemia. Destaco os papéis da transparência e das ouvidorias por promover a participação social”, afirmou.

Portal em tempo recorde

Ele relembrou também o Portal Covid-19 , desenvolvido em tempo recorde pela CGDF em parceria com outros órgãos, a fim de que a população acompanhasse dados de atuação e de transparência sobre as ações do governo.

Para a secretária Mayara Rocha, um dos grandes desafios que encontrou ao assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), logo no auge da pandemia, foi “trazer a sociedade para atuar junto ao Estado”. Ela destaca a importância da população em entender e assumir seu papel de ação para mudar as situações de vulnerabilidade e ajudar a transformar o atual cenário.

Assista  ao vídeo da live:

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA