Distrito Federal

Asfalto beneficia cinco mil moradores do Park Way e Vargem Bonita

Publicado

em


Foi inaugurada, na manhã desta sexta (21), a obra de pavimentação de um trecho de 700 metros entre a Estrada Parque Vargem Bonita (DF-055) e a Fazenda Água Limpa (UnB). A obra – entregue com antecedência ao prazo determinado, de 40 dias – vai beneficiar mais de cinco mil moradores e milhares de estudantes da região. A chegada do asfalto era aguardada há mais de 30 anos.

Pavimentação entre a DF-055 e a Fazenda Água Limpa era esperada há mais de três décadas | Foto: Anderson Parreira/Agência Brasília

“Unidos, conseguimos resolver os problemas” Governador Ibaneis Rocha

O governador Ibaneis Rocha foi conferir os serviços de perto e as mudanças trazidas pela inovação: qualidade de vida para os moradores e o fim da poeira e da lama. Além da entrega da estrada asfaltada, foram anunciadas a troca do gramado do campo sintético, a construção de uma cobertura para a Feira da Vargem Bonita e a instalação do programa Wi-Fi Social na feira e na praça do local.

Durante a visita, o governador declarou: “Os moradores daqui se sentiam abandonados porque pediam um trecho de asfaltamento que ninguém conseguia fazer. Unidos, conseguimos resolver os problemas, e é assim que nós temos tratado no nosso governo: uma gestão que resolve os problemas. Muitos deles foram encontrados no DF; muitas obras paradas, muita dificuldade de conseguir as licenças ambientais. A gente vem ao longo do tempo buscando resolver os pequenos e grandes problemas”.

600 toneladas de massa asfáltica foram utilizadas na obra

A obra foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), com mão de obra própria, envolvendo 30 servidores. Foram feitos serviços de pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical e a instalação de meios-fios.

Os investimentos demandaram recursos de R$ 1,2 milhão, sendo R$ 800 mil custeados por emenda parlamentar do deputado distrital Hermeto, que destacou: “Obras pequenas também valem a pena. São 700 metros que fazem a diferença na vida das pessoas que moram aqui no Park Way, na Vargem Bonita e para os estudantes”.

Assim como o governador Ibaneis Rocha e o deputado distrital Hermeto, o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur, ressaltou a importância da chegada do asfalto.

“Esse trecho da Quadra 17 era o único que ainda não tinha asfalto, e as pessoas realmente sofriam com muita poeira nas casas”, lembrou. “O governador pediu que a gente fizesse essa obra o mais rápido possível e a gente conseguiu entregá-la em um mês”. Segundo ele, para pavimentar os 700 metros foram necessárias 600 toneladas de massa asfáltica.

Asfalto que incentiva a pesquisa

O prefeito da Universidade de Brasília, Valdeci da Silva Reis, recordou os anos de espera pela obra e o quanto ela vai ajudar nos trabalhos dos estudantes. “A comunidade da Fazenda Água Limpa espera há décadas por esse benefício”, disse.

“É uma obra de importância significativa para os trabalhos envolvidos na fazenda. As pesquisas que são desenvolvidas aqui, seguramente, vão ter alta qualidade e impulsão pelo acesso fácil que as pessoas vão ter aqui”, assegurou.

Diretor da Estação Experimental da Fazenda Água Limpa, Reginaldo Sérgio Pereira pontuou que, embora aparentemente simples, a obra transforma a vida dos 2,5 mil estudantes que circulam pela unidade a cada semestre letivo.

“Apesar de ser um trecho de 700 metros, traz uma melhoria muito grande para os moradores e estudantes, pois aqui tem um fluxo muito intenso”, explicou. “A obra resolve problemas antigos de poeira e lama, então é uma grande benfeitoria para nós”.

Outras melhorias

Concluída em 2020, a reforma do canal de irrigação da Vargem Bonita levou água a mais de 60 mil chácaras que se encontravam desabastecidas

Além da obra de pavimentação entre a DF-055 e a Fazenda Água Limpa, os moradores do Park Way e da Vargem Bonita comemoraram a entrega recente de uma feira do produtor na região. Agora, todos os sábados, a Feira do Produtor de Vargem Bonita vai comercializar produtos da agricultura familiar. No espaço funcionam 38 barracas com produtos orgânicos e convencionais, artesanato, plantas ornamentais e artigos de alimentação.

Essa era uma demanda de mais de dez anos. Em breve, a feira vai ganhar também a cobertura, anunciada pelo governador Ibaneis Rocha, além da instalação de conexão gratuita de internet pelo programa Wi-Fi Social, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

“Vamos instalar a internet na feira e na praça nos próximos dias e também trazer a Carreta da Ciência para capacitar os jovens da região”, adiantou o titular da Secti, Gilvam Máximo.

Em outubro de 2020, o GDF entregou a reforma do canal de irrigação da Vargem Bonita. A obra levou água a 60 chácaras antes desabastecidas, elevando a produção de hortaliças, flores, cogumelos e plantas medicinais dos produtores rurais.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA