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Lançada nesta quinta (29) campanha do aleitamento materno

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A campanha Agosto Dourado começa no próximo domingo (1º/8) e simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, alimento indispensável para os bebês. Antecedendo a abertura do mês temático, foi lançada nesta quinta-feira (29), no Ministério da Saúde, a Campanha Nacional do Aleitamento Materno.

Presente ao lançamento da campanha, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, ressaltou a importância da doação de leite humano: “Doem leite materno, porque ele salva vidas” | Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

O slogan deste ano é “Todos pela amamentação – É proteção para a vida inteira”. O objetivo é mostrar os benefícios do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. A campanha reforça que esses benefícios alcançam o bebê, a mãe e toda a sociedade. Empresas, família e comunidade, todos estão engajados por uma amamentação saudável.

“Incentive a amamentação, apoie. A amamentação é uma responsabilidade de todos”Miriam Santos, coordenadora de Políticas de Aleitamento Materno e dos bancos de leite humano do DF

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, esteve presente à abertura e ressaltou a importância da doação de leite humano, mesmo na pandemia. “Temos internados hoje, no Distrito Federal, cerca de 250 bebês que necessitam da doação de leite materno para sobreviver”, informou.

Ele lembrou que a doadora pode ligar para número 160, opção 4 ou acessar o site Amamenta Brasília e se cadastrar, que o Corpo de Bombeiros do DF fará a coleta na residência da pessoa. “Sempre peço para as pessoas doarem sangue. Agora eu peço: doem leite materno, porque ele salva vidas”, reforçou o gestor.

Participaram da cerimônia a representante da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Socorro Gross; o secretário de Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, e o secretário da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Medeiros.

Cartaz do evento A Hora do Mamaço 

Além dos benefícios exclusivos do aleitamento materno, durante o lançamento da campanha foram discutidos temas como a proteção legal para amamentação, como proteger as mulheres do marketing abusivo que interfere na amamentação, doação de leite durante a pandemia e os benefícios da amamentação nesse período. Segundo estudos, a amamentação ajuda a aumentar a imunidade dos bebês.

Eventos no DF

A coordenadora de Políticas de Aleitamento Materno e dos Bancos de Leite Humano do DF, Miriam Santos, comentou sobre ações que serão realizadas durante todo o mês de agosto na capital federal. “A Hora do Mamaço será um evento virtual no dia 1º de agosto no canal do YouTube Amamenta Brasília”, anunciou.

Também adiantou outro evento, que igualmente será executado no formato virtual: a palestra sobre amamentação com o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, programada para as 10h de 2 de agosto, no mesmo canal do YouTube.

Cartaz da palestra on-line Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos

Miriam ressaltou que a amamentação deve ser um compromisso não só da família, mas de toda comunidade. “É de extrema importância que essa informação chegue para todos, pois as mulheres que amamentam precisam ser protegidas”, disse.

Ela reforçou que são inúmeros os benefícios que a amamentação traz para a saúde da criança, como o crescimento saudável e um futuro adulto com menos doenças crônicas: “Incentive a amamentação, apoie. A amamentação é uma responsabilidade de todos”.

O lançamento da Campanha Nacional do Aleitamento Materno também contou com histórias de vida, como da colaboradora do Ministério da Saúde Lorena de Mello, mãe de João Pedro, de 7 meses. “Voltei da licença maternidade há um mês e, tive a chance de amamentar meu bebê por seis meses em livre demanda”, contou. “Tive algumas dificuldades no início, como as fissuras no seio, mas com apoio do meu esposo e de toda família, esse problema foi superado. O retorno ao trabalho foi tranquilo, pois a chefia me deixou à vontade para retirar o leite quando havia necessidade, e um ambiente tranquilo em casa e no trabalho favorece uma amamentação mais saudável para ambos”,

Somente este ano, no DF foram recebidos 9.272,1 litros de leite humano. Na rede pública de saúde existem dez bancos de leite humano e três postos de coleta.

*Com informações da Secretaria de Saúde 

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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