Minas Gerais

Jovens do Socioeducativo de Montes Claros revitalizam unidade com novas habilidades

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Ao mesmo tempo que aprendem técnicas de pintura e textura, jovens do Centro Socioeducativo de Montes Claros, no Norte de Minas, sonham em trabalhar e cuidar das suas casas, junto com os familiares. Esta combinação tem sido um dos resultados trazidos pelo curso profissionalizante disponibilizado aos adolescentes, com aulas teóricas pela plataforma da Universidade Aberta Integrada Tecnológica (Uaitec) e práticas na unidade socioeducativa.

Em aproximadamente um ano e meio, três turmas se formaram no curso. A atual tem quatro alunos e, junto com as anteriores, irá totalizar 25 jovens preparados para atuar no mercado de trabalho na área de pintura, tanto em reformas e obras de residências quanto em imóveis comerciais. São 80 horas-aula teóricas e 95 horas-aula práticas, sendo a parte prática toda feita nas dependências do centro socioeducativo. A aplicação das novas habilidades trouxe, inclusive, a revitalização de mais de 40% de todas as instalações, tudo feito pelos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. 

Tanto na parte teórica quanto na prática, os jovens contam com o suporte da agente de segurança socioeducativa Marlene Rodrigues Nascimento. Graduada em Ciências Sociais e técnica em Decoração, ela ajuda os adolescentes a entender os termos técnicos das aulas, além de estimular a descoberta das cores e, principalmente, como harmonizá-las. 

Divulgação / Sejusp

“Desde a primeira turma, sempre há jovens despertando para os laços familiares e expressando o desejo de pintarem suas casas, ou pelo menos seus quartos. Isso é muito gratificante e interessante, pois as referências afetivas emergem com as cores, os pincéis e a renovação dos ambientes”, reflete a agente socioeducativa.

É o que acontece Jean Batista*, 17 anos, um dos quatro alunos da turma atual, que se apaixonou pelas formas geométricas e pela combinação de cores utilizadas em uma das salas da unidade. “Meu pai e um tio trabalham com pintura. Assim que sair daqui, vou ajudá-los nas obras”, planeja.

O adolescente Durval Marcondes*, 16 anos, pretende pintar a casa onde mora com a mãe de branco, com leves tons de amarelo. “O branco dá uma leveza e, o amarelo, vai movimentar tudo”, projeta.

Recursos

Trinta latas de tinta acrílica de 18 litros e cerca de dez galões de esmalte sintético já foram utilizados pelos jovens para pintar os 40% da unidade, que está de cara nova. A maior parte do material, como tintas, pincéis, rolinhos, lixas, diluentes e outros itens, vem do Almoxarifado Central da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Belo Horizonte, ou foi comprada com verba de despesa miúda da unidade socioeducativa.

O diretor do Centro Socioeducativo de Montes Claros, Giulleano Bassan, relata que as atividades de pintura têm sido muito produtivas para os adolescentes, pois ajudam a despertar um grande comprometimento com a medida. Alguns deles, inclusive, já se tornaram monitores nas aulas práticas. Ele ressalta, ainda, a importância do apoio do diretor de segurança da unidade, Josedeth Guimarães, e sua equipe, e também de todos os servidores da área técnica da unidade.  

“Esta formação profissional gera autoconfiança e esperança de o jovem conseguir seus próprios recursos financeiros e interromper sua trajetória infracional pelo trabalho. Uma esperança de realmente mudar sua condição”, avalia o diretor.

*Os nomes são fictícios para preservar a identidade dos adolescentes, conforme recomendação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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