Política

Iniciativa do presidente Lissauer Vieira, Alego homenageou o centenário do rádio no Brasil, nessa quinta-feira, 8

Publicado

em

Em atendimento a propositura do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSD), o plenário Iris Rezende foi palco, na noite dessa quinta-feira, 8, de uma sessão solene extraordinária em homenagem ao centenário do rádio no Brasil. Em razão de Lissauer estar em outro compromisso, a solenidade, que contou com as presenças de representantes do setor de radiodifusão de todo o Estado, foi presidida pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB).  

Com essa iniciativa, Lissauer Vieira buscou reforçar a importância da Comunicação, notadamente do rádio, como ferramenta de transparência e, também, de transformação da sociedade. Em sua justificativa parlamentar, ele frisou que a homenagem é uma forma de reconhecimento a todos aqueles que estão “sintonizados e comprometidos” em levar, diariamente, aos ouvintes dos diversos cantos do estado e de todo o País, informação de credibilidade, temas de interesse público, notícias, debate e entretenimento.  

“Todos nós sabemos da importância que o rádio tem na vida do brasileiro, seja aquele que reside na zona rural ou nos grandes centros urbanos. Em setembro deste ano, o rádio, no Brasil, completou 100 anos, e, durante todo esse tempo, resistiu e se adaptou à chegada das novas tecnologias. Por isso, nada mais justo que homenagear todos os profissionais que têm trilhado esse caminho, sempre sintonizados e comprometidos em levar informação, notícias e entretenimento aos nossos lares”, explicou Lissauer.  

Centenário do Rádio no Brasil 

Ao abrir a sessão, Virmondes Cruvinel enalteceu a iniciativa do presidente do Legislativo estadual, Lissauer Vieira, e justificou a ausência dele. Cruvinel enfatizou a importância de se prestar homenagem aos profissionais da comunicação, “notadamente nesse momento difícil, em que foram subtraídos direitos da Comunicação no país”.

O parlamentar afirmou que vários dos radialistas homenageados prestaram e muitos ainda seguem prestando inestimável serviços a sociedade goiana, sendo muitos deles referência para a formação de novos profissionais. 

Após citar nomes, como dos seus ex-colegas de Parlamento, Sandes Júnior e Humberto Aidar, assim como do ex-deputado federal Barbosa Neto, que está atuando na área de comunicação, Virmondes Cruvinel concedeu a palavra ao radiodifusor José Luiz Martins de Araújo, presidente da Associação Goiana de Rádios Comerciais.

Araújo falou da recuperação do governador Ronaldo Caiado (UB), que se submeteu a uma cirurgia cardíaca. Depois citou a importância do rádio ao longo desses 100 anos em que concorreu com a televisão e, depois, com a internet. Também citou o nome de radialistas e comunicadores históricos, ao exemplo de Jerônimo Rodrigues, o Jerominho, que hoje é dono de emissoras de rádio. 

Após a fala de José Luiz Araújo, Virmondes procedeu a entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos homenageados. O que foi feito com o respaldo dos componentes da mesa: Reginaldo Alves da Nóbrega Júnior, representante do chefe do Executivo; Flávio de Lara Resende, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão; José Luiz Martins de Araújo, presidente da Associação Goiana de Rádios Comerciais; vereador Sandes Júnior, que representou a Câmara Municipal de Goiânia; ex-deputado Humberto Aidar, representante do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás; ex-deputada Onaide Santillo, diretora social da Associação Goiana de Rádios Comerciais; e a ex-deputado Dária Alves. 

Entre os 54 profissionais da comunicação homenageados estavam Nilton Pereira, que ajudou a criar o Ministério das Comunicações, em 1967; Nilson José de Carvalho Bezinho, técnico em radiodifusão; Jerônimo Rodrigues, o Jerominho; e in memorian Adhemar Santillo, Padre Jesus Flores, João Silvestre, Lusio de Freitas Borges, Manoel de Oliveira, Radivair Miranda e Valério Luiz de Oliveira. Entre os que seguem atuando na linha de frente: José Luiz Martins de Araújo, Sandes Junior, Humberto Aidar, Barbosa Neto, Altair Tavares, Libório Santos e Rosenwal Martins Ferreira.  

Virmondes Cruvinel lembrou que muitos profissionais de comunicação já receberam o Certificado do Mérito Legislativo em outras oportunidades. E, como não pode receber a mesma homenagem por duas vezes, alguns compareceram à sessão para prestigiar os colegas que estavam sendo agraciados pela Alego.  

Em nome dos homenageados, discursou Flávio de Lara Resende. Ele, inicialmente, agradeceu a calorosa recepção que recebeu dos colegas, em Goiâna. Depois falou da importância do rádio para manter bem informada a população do Brasil. E reconheceu o momento difícil por que passa o país, com o abuso de fake news – notícias falsas.

Resende lembrou que, responsável por levar informação e entretenimento até os locais mais remotos, o rádio no Brasil completou 100 anos no dia 7 de setembro deste ano. Foi nessa mesma data, em 1922, durante a comemoração do Centenário da Independência, que os brasileiros ouviram, pela primeira vez, uma transmissão de rádio. 

O comunicador frisou que o primeiro conteúdo veiculado por rádio no Brasil, em setembro de 1922, foi o discurso do então presidente da República, Epitácio Pessoa, que estava no Rio de Janeiro e os aparelhos receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo. Já a primeira emissora brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 pelo antropólogo e educador Edgard Roquette-Pinto, que, também, viabilizou a primeira transmissão, em 1922, e é considerado o pai da radiodifusão no Brasil. 

O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão disse que, após 100 anos da sua criação, o rádio continua sendo uma das mais importantes ferramentas de comunicação, propagando a cultura brasileira, levando informação, promovendo o debate, se reinventando e se adaptando às novas tecnologias. 

Após esse pronunciamento, Virmondes Cruvinel voltou a enfatizar a alegria dele por essa iniciativa de Lissauer Vieira. E manifestou a convicção de que essa história do rádio de ontem, de hoje e do amanhã vai estimular bastante a juventude brasileira a buscar a profissão de radialista.

Em seguida, o legislador encerrou a sessão, convocando outra, solene, para a próxima segunda-feira, 12, às 10 horas.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA