Nacional

Hoje é Dia: junho termina com Dia do Orgulho LGBTQIA+ e bumba meu boi

Publicado

em

O mês de junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+, dedicado a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgênero, queer, intersexo, assexuais e todas os membros da comunidade. E o marco desse período de celebrações e luta por direitos é o Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado na terça-feira (28). A data rememora a Revolta de Stonewall, em 1969. 

No contexto da revolta, frequentadores do bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, resistiram a uma abordagem policial no estabelecimento. As operações policiais eram frequentes e motivadas pelo preconceito. Sem alternativas, os LGBTs haviam se acomodado a não lutar contra a opressão por parte da polícia, mas não naquele 28 de junho de 1969. 

A revolta de Stonewall deu origem a outras manifestações pelos Estados Unidos e pelo mundo, tornando- se um divisor de águas na luta por direitos. Mas a luta continua. Embora oito em cada dez pessoas LGBTQIA+ se sintam confortáveis em falar sobre sua orientação sexual e identidade de gênero no ambiente de trabalho, 43% delas afirmam que já sofreram preconceito no local. É o que revela esta pesquisa, repercutida em matéria da Agência Brasil.

O programa Viva Maria falou sobre a luta e as conquistas da comunidade LGBTQIA+. Também na rádio, em 2016, o Ponto Com Ponto Br mergulhou no universo com música, conversa com ativistas e criadores de conteúdo . Ouça no player abaixo:

No cenário mundial, outro instrumento importante para os direitos humanos completa 25 anos. A Corte Penal Internacional, sediada em Haia, na Holanda, julga genocídios, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e outras violações aos direitos humanos. Saiba mais sobre o tribunal em matéria do Repórter Brasil, da TV Brasil:

Festa da cultura popular

Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, celebração cultural do estado do Maranhão, é celebrado em 30 de junho.

O espetáculo, que mistura dança, folclore, música, religião e teatro, é um dos destaques das festas juninas de São Luís. A Radioagência Nacional conta mais sobre a preparação das festividades. Segundo a matéria, os grupos de Bumba Meu Boi são divididos em Boi de Matraca, Orquestra, Zabumba, Baixada e Costa de Mão:

Em 2012, o programa Expedições, da TV Brasil, fez uma viagem pela manifestação cultural maranhense que começa logo após o carnaval e vai até outubro. Confira:

Vinte anos do penta

O último dia de junho marca 20 anos da conquista do pentacampeonato mundial de futebol masculino pela Seleção brasileira. Em 30 de junho de 2002, o Brasil ganhou da Alemanha por 2 a 0 e levou a taça da Copa do Mundo para casa. A seleção ainda teve o artilheiro do campeonato: o camisa 9 Ronaldo. O programa De Lá Pra Cá, da TV Brasil, conta a história dessa conquista:

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

26 de junho a 2 de julho
26

Nascimento do cantor e compositor baiano Gilberto Gil (80 anos)

Nascimento do compositor paulista Antenor Serra, o Serrinha (105 anos) – compositor de Chitãozinho e Xororó, Bom Jesus de Pirapora e Do mundo nada se leva, dentre outras

J.K. Rowling lança o primeiro livro da série Harry Potter (25 anos)

Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas – data instituída pela Assembleia Geral da ONU, na sua Resolução nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987, e que está oficializada no Brasil pelo Decreto 8.091, de 28 de maio de 1999, através do qual se criou a Semana Nacional Antidrogas

Dia Internacional das Nações Unidas em apoio às Vítimas de Tortura – data instituída pela ONU, na sua Resolução nº 52/149, de 12 de dezembro de 1997, para marcar a data de 26 de junho de 1987, em que entrou em vigor nos países-membros signatários a”Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes

27

Nascimento do jornalista naturalizado brasileiro Vladimir Herzog (85 anos) – símbolo na luta pela democratização do Brasil

Morte da pintora e professora franco-brasileira Bertha Worms (85 anos)

Nascimento da soprano italiana Anna Moffo (90 anos)

28

Nascimento o filósofo suiço Jean-Jacques Rousseau (310 anos)

Nascimento do regente e compositor cearense Elezar de Carvalho (110 anos)

Nascimento do compositor norte-americano Richard Rodgers (120 anos)

Dia Internacional do Orgulho LGBTI – comemoração para marcar a data do Incidente de Stonewall, de 28 de junho de 1969, quando frequentadores do bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, na cidade norte-americana de Nova York, reagiram pela primeira vez contra as constantes ações policiais ali ocorridas para prender travestis e todos os que vestissem mais de três peças do sexo oposto

29

Morte do poeta cordelista e repentista cearense Cego Aderaldo (55 anos)

Dia de São Pedro

A Apple Inc. lança, nos Estados Unidos, a primeira geração do iPhone (15 anos)

30

Morte do engenheiro e músico baiano Osmar Macedo (25 anos) – um dos criadores do trio elétrico

Nascimento da cantora e compositora mineira Maria Helena Toledo (85 anos) – gravou os LPs Maria Toledo sings Bonfá, em 1962, Jazz, samba, encore, em 1963, cantando em português e acompanhada por Stan Getz, e Braziliana, em 1965, com Luiz Bonfá e Bob Scott; em 1966, participou como compositora do I Festival Internacional da Canção, na TV Rio, com Dia das rosas, com Luiz Bonfá, interpretada por Maysa e classificada em terceiro lugar

Morte do médium e escritor mineiro Chico Xavier (20 anos)

Nascimento da monja zen budista paulista Cláudia Dias Baptista de Sousa, a Monja Coen Roshi (75 anos)

Reino Unido transfere soberania de Hong Kong para China (25 anos)

Seleção brasileira de futebol masculino conquista o quinto título mundial (20 anos)

Dia Nacional do Bumba meu Boi

Edição: Nathália Mendes

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Em função da calamidade no Rio Grande do Sul, Governo adia Concurso Público Nacional Unificado

Publicados

em

A nova data será anunciada quando houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional

Em razão da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será adiado em todo o país. A nova data vai ser anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, 3 de maio, pela ministra da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Esther Dweck.

A decisão foi tomada de forma coletiva, após análise das condições no Rio Grande do Sul, em conjunto com a Advocacia-Geral da União (AGU), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Procuradoria-geral do Estado do Rio Grande do Sul, além do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A oficialização da medida foi efetivada a partir de um Termo de Acordo (confira em anexo).

“Essa decisão de adiamento busca garantir a integridade dos participantes, inclusive sua integridade física nas regiões onde seria impossível o deslocamento. Mas é uma integridade em todas as dimensões, preservando a vida das pessoas e também conferindo segurança jurídica ao concurso, que é algo essencial para todo mundo que está prestando concurso”, afirmou Esther Dweck.

A ministra assegurou que nos próximos dias, após a resolução das questões logísticas envolvidas, será anunciada a nova data. “Não temos uma nova data. Eu quero deixar claro que podemos, nas próximas semanas, divulgar a nova data. Nesse momento, toda a questão logística envolvida com a prova não nos permite dar uma nova data com segurança. A gente imagina que algumas semanas, ou até menos, a gente consiga divulgar a nova data”, enfatizou.

A ministra Esther Dweck enfatizou que a solução é a mais segura para todos em todo o país, ao garantir as mesmas chances para todos os candidatos em todos os lugares. “O adiamento reforça o compromisso do governo com a construção de um país melhor, um país mais inclusivo, com respeito ao próximo e a construção de uma democracia com a cara do Brasil. Por isso a gente não pode deixar ninguém de fora”, declarou Dweck.

O governo ouviu a população gaúcha e decidiu pelo adiamento. O Brasil se solidariza com o Rio Grande do Sul neste momento de dificuldades e vai prestar toda ajuda necessária” Paulo Pimenta, ministro da Secom

EMERGÊNCIA – Para o ministro Paulo Pimenta, a decisão, além de garantir isonomia a todos os candidatos, permite ao Governo Federal focar ainda mais os esforços na ajuda humanitária necessária ao Rio Grande do Sul. “O governo federal ouviu a população gaúcha e decidiu pelo adiamento da prova em todo Brasil. O Brasil se solidariza com o Rio Grande do Sul neste momento de dificuldades e vai prestar toda ajuda necessária”, disse.

O ministro afirmou que o foco do Governo Federal está no resgate das vítimas e restabelecimento das condições básicas de infraestrutura, como desobstrução de vias e restabelecimento de serviços essenciais, como energia elétrica e comunicações. Ele destacou que, devido à continuidade das chuvas, ainda não é possível calcular o alcance total dos danos. “Isso é aquilo que chamamos de segunda etapa: trabalho de reconstrução. E esse levantamento dos valores se dará a partir do plano de trabalho apresentado por cada município e pelo estado, mediante homologação da defesa civil”.

Pimenta disse que não há um valor acordado, mas assegurou que o Governo Federal não estabelecerá um limite para os recursos e irá prover o suporte financeiro necessário para a reconstrução das cidades. “O que o presidente Lula afirmou ontem é que não há limite definido. Vamos disponibilizar o recurso necessário para que, nas questões de responsabilidade do Governo Federal, todos os pleitos de reconstrução sejam atendidos”, declarou. Pimenta e o ministro da Integração de do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, voltam neste sábado para o Rio Grande do Sul para instalar um escritório de governo no estado.

ENEM DOS CONCURSOS – Conhecido como Enem dos Concursos por sua abrangência, o Concurso unificado tem mais de 2,14 milhões de inscritos de todas as regiões do país. Eles vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos da Administração Pública Federal. Quando remarcadas, as provas devem ocorrer em 228 municípios de todos os estados e no Distrito Federal.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA