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Hoje é Dia: Dia Nacional do Fotógrafo e do “Fico” são destaques

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Passadas as festas de fim de ano, é hora de voltar à rotina do cotidiano. Mas, mesmo com a “vida voltando ao normal”, a segunda semana de 2023 traz uma série de celebrações. Uma delas é o Dia Nacional do Fotógrafo. Celebrado em 8 de janeiro, a data, já foi celebrada pela Agência Brasil com uma galeria de imagens de fotógrafos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Confira:

O 9 de janeiro também é uma data marcante. Neste dia, é celebrado o chamado Dia do Fico, data importantíssima para a Independência do Brasil. Foi há 201 anos que o então príncipe Dom Pedro contrariou as ordens de Portugal e resolveu permanecer no Brasil (que era colônia portuguesa). Conteúdos especiais de 2022 da TV Brasil falam da data:

O dia 11 de janeiro é marcado por dois acontecimentos importantes na história do país. Há 20 anos, o Código Civil Brasileiro atual entrou em vigor. Já há 95 anos, foi criada a obra Abaporu, da pintora paulista Tarsila do Amaral. Esta matéria do Portal EBC e esta da Radioagência Nacional falam sobre a artista.

Figuras célebres

A semana também é marcada pelo nascimento e morte de algumas figuras importantes na história. No dia 9, o nascimento da filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir completa 115 anos. Figura importante no movimento feminista, ela chegou até a ser tema de questão no Enem aqui no Brasil em 2015 e foi homenageada pelo Google em 2014. No mesmo dia, o ator paulista Paulo Afonso Miessa, o Paulo Goulart (falecido em 2014), completaria 90 anos.

No dia 11 de janeiro, o nascimento do escritor e jornalista fluminense Sérgio Marcus Rangel Porto, o Stanislaw Ponte Preta completa 100 anos. A trajetória dele já foi contada pelo História Hoje, da Radioagência Nacional e pela TV Brasil.

No dia 12, o nascimento do escritor e jornalista capixaba Rubem Braga completa 100 anos. Ele também foi homenageado na TV Brasil.

Por fim, o dia 14 de janeiro é marcado pelos 125 anos de morte do romancista, contista, fabulista, poeta, desenhista, fotógrafo, matemático e reverendo anglicano britânico Lewis Carroll. Autor do livro Alice no País das Maravilhas, ele foi temas de matérias no Portal EBC e nas EBC Rádios.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

8 a 14 de janeiro de 2023
8

Nascimento do baterista, compositor e percussionista fluminense Luciano Perrone (115 anos) – fez parte dos quadros da Rádio Nacional desde sua criação, em 1936. Atuou também na Orquestra da Rádio MEC, onde trabalhou de 1961 a 1968

Dia Nacional do Fotógrafo

9

Nascimento da filósofa e escritora francesa Simone de Beauvoir (115 anos)

Nascimento do ator paulista Paulo Afonso Miessa, o Paulo Goulart (90 anos)

Dia do Astronauta – comemoração em homenagem à Missão Centenário. Realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) no ano de 2006, a missão foi responsável pela viagem de Marcos Pontes, o primeiro brasileiro no espaço, para a Estação Espacial Internacional (EEI)

Dia do Fico

10

Nascimento do pianista e compositor fluminense Ernani Braga (135 anos)

11

Morte do ator fluminense Jorge Lafond (20 anos)

Nascimento do escritor e jornalista fluminense Sérgio Marcus Rangel Porto, o Stanislaw Ponte Preta (100 anos)

Entra em vigor o novo Código Civil Brasileiro (20 anos)

Criação da obra Abaporu, da pintora paulista Tarsila do Amaral (95 anos)

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos

Dia Internacional do Obrigado

12

Nascimento do escritor e jornalista capixaba Rubem Braga (110 anos)

13

Morte do compositor e cantor paulista Arnaldo Pescuma (55 anos)

14

Morte do romancista, contista, fabulista, poeta, desenhista, fotógrafo, matemático e reverendo anglicano britânico Lewis Carroll, autor do livro Alice no País das Maravilhas (125 anos)

Edição: Alessandra Esteves

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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