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Governo do Tocantins inicia atendimentos para zerar fila de espera por cirurgias cardíacas

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“Receber a ligação avisando que poderei fazer minha cirurgia foi um presente de Deus. Estava com meu irmão quando o telefone tocou e não pensei duas vezes em me organizar para estar aqui hoje”. Este é o depoimento do chacareiro Valdemir Alves Cardoso, um dos pacientes atendidos via credenciamento, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), com o objetivo de zerar a fila de espera por procedimentos cardíacos eletivos, em adultos, no Tocantins.

Valdemir está no Sistema de Gerenciamento de Lista de Espera (Sigle) desde 2020 e foi atendido nessa sexta-feira, 23, em Palmas, quando realizou consulta pré-cirúrgica e coletou material para os exames preparatórios. Ele é um dos 133 pacientes que atualmente aguardam um procedimento eletivo cardíaco, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A paciente Antônia Gomes também realizou a consulta para fazer a cirurgia. “Já fiz um procedimento pelo SUS e aguardava o segundo desde 2020. Graças a Deus fui chamada e agora é organizar os exames, rezar para tudo dar certo e seguir a vida de forma mais saudável”.

Dados da SES apontam que de janeiro a 21 de dezembro de 2022 já foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde 479 cirurgias cardíacas (201 abertas e 278 hemodinâmicas). Os procedimentos foram feitos no Hospital Geral de Palmas e no Hospital Dom Orione, em Araguaína.

“Os atendimentos que começaram hoje fazem parte de uma ação do Governo para zerar a fila reprimida de cirurgias cardíacas abertas e depois mantê-las normalizadas dentro das unidades hospitalares, assim como fazemos com as hemodinâmicas, que não possuem fila de espera. A realização destas eletivas segue a política adotada pelo governador Wanderlei Barbosa, que preza por uma saúde pública de qualidade, com agilidade e humanização que a população tocantinense merece”, afirma o titular da  SES, Afonso Piva.

As instituições contratadas, via credenciamento, prestarão os serviços hospitalares especializados na assistência cardiovascular (cirurgia cardíaca e cirurgia vascular e procedimentos endovasculares extra cardíacos) em pacientes adultos.  Elas serão responsáveis pela internação, atendimentos de intercorrências, acompanhamento do pré e pós-operatório, evolução clínica e de intercorrências em geral, incluindo procedimentos de consultas e exames pré e pós- cirúrgicos, fornecimento de mão-de-obra, materiais, medicamentos, insumos, equipamentos, internação e tratamento em unidade de cuidado intensivo (UTI).

Os atendimentos serão para os pacientes devidamente cadastrados e regulados pela Central  Estadual de Regulação, obedecendo a fila do Sistema de Gerenciamento de Lista de Espera.  Dentre os procedimentos liberados estão implante de marcapasso de câmara dupla, transvenoso, plástica valvar com revascularização miocárdica, revascularização miocárdica, troca de gerador de cardio-desfibrilador de câmara única / dupla, reconstrução da raiz da aorta com tubo valvado, implante de prótese valvar, troca de aorta ascendente, reconstrução da raiz da aorta com tubo valvado e outros.

Valdemir Cardoso é um dos pacientes atendidos no credenciamento e já iniciou os exames – Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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