Geral

Governo do Tocantins viabiliza realização de 826 cirurgias eletivas no Vale do Araguaia

Publicado

em

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, prestigiou evento do Consórcio Vale do Araguaia realizado na noite dessa quinta-feira, 22, no município de Marianópolis. O presidente do consórcio e prefeito do município, Isaías Piagem, apresentou balanço de ações cumpridas na área da Saúde, proporcionadas por convênio firmado com o Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na ordem de R$ 4,8 milhões. Ao todo, foram realizados 826 procedimentos cirúrgicos em quatro Hospitais de Pequeno Porte da região.

Wanderlei Barbosa elogiou o trabalho realizado pelo Consórcio, reconhecendo a importância da parceria entre o Governo Estadual e os municípios, a fim de proporcionar, à população, acesso aos serviços públicos. “Com esta parceria que fizemos e continuaremos a fazer, pudemos diminuir a distância das pessoas até a sua cirurgia e ao local onde realizá-la.  A pessoa que sairia daqui para o HRP [Hospital Regional de Paraíso] ou para o HGP [Hospital Geral de Palmas], não precisa mais. Ela será operada mais perto, de forma confortável”, salientou ao reconhecer que os centros cirúrgicos montados pelos municípios possuem qualidade e estão dentro das normas da Vigilância Sanitária.

Cirurgias Eletivas

Conforme apresentação da agremiação, entre os municípios que formam o Consórcio, a maior demanda na área da Saúde eram as cirurgias eletivas, que tiveram suas demandas reprimidas devido à pandemia da covid-19. Mesmo antes da formalização oficial do consórcio, uma articulação política entre os municípios membros viabilizou recursos para a estruturação dos quatro Hospitais de Pequeno Porte (HPPs). Isso permitiu que as cirurgias eletivas tivessem início no segundo semestre de 2021.

Os primeiros mutirões começaram com recursos próprios dos municípios nos hospitais de Araguacema, Divinópolis e Cristalândia. Em março de 2022, com o avanço das cirurgias nesses hospitais, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), celebrou convênio com repasse de R$ 4,8 milhões, ampliando as cirurgias para o HPP de Pium. Dos 826 procedimentos cirúrgicos realizados, 93 foram no HPP de Araguacema, 233 no HPP de Divinópolis, 59 no HPP de Pium e 441 no HPP de Cristalândia.

“Este é o único consórcio de municípios do País que realiza cirurgias eletivas, contribuindo diretamente com a Saúde do Estado”, afirmou o presidente do Consórcio e prefeito de Marianópolis, Isaías Piagem, que completou: “nós já realizamos 826 procedimentos cirúrgicos com esses recursos repassados pelo Estado, mas conseguiremos realizar mais de 2 mil”.

Consórcio Vale do Araguaia

O consórcio do Vale do Araguaia foi formalizado em maio de 2021. Criado com o objetivo de promover, atrair e unir esforços e benefícios para as cidades envolvidas nas áreas de Saúde, Infraestrutura e Meio Ambiente, beneficiando 100 mil moradores da região. Os municípios que compõem o Consórcio são: Araguacema, Abreulândia, Barrolândia, Caseara, Cristalândia, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Marianópolis, Monte Santo, Lagoa da Confusão, Nova Rosalândia, Pium e Pugmil.

Durante o evento realizado na noite dessa quinta-feira, 23, também ocorreu a eleição da mesa diretora para a próxima gestão e, com unanimidade, o prefeito Isaias Piagem foi reeleito presidente da agremiação. “Nossa formação de mesa diretória nunca teve chapa montada ou disputa eleitoral e isso faz com que o consórcio se mantenha fortalecido”, finalizou Isaías.

Estiveram  presentes no evento o prefeito de Cristalândia, Big Jow; a prefeita de Caseara, Ildislene Santana; a prefeita de Monte Santo, Nezita Martins; o prefeito de Barrolândia, Adriano Ribeiro; o prefeito de Divinópolis, Flavão Rodrigues; o prefeito de Dois Irmãos, Geciran Saraiva; o prefeito de Abreulândia, Manoel Moura; o prefeito de Nova Rosalândia, Enoque Portilho; o prefeito de Pugmil, Dircineu Bolina; além do anfitrião e prefeito de Marianópolis, Isaías Piagem. O evento ainda contou, também, com a presença do deputado estadual, Nilton Franco; e do deputado federal eleito, Ricardo Aires.

Evento contou com prefeitos de 10 municípios, além de deputados federal e estadual – Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA