Geral

Governo do Tocantins destaca o papel feminino na gestão dos recursos hídricos durante o evento Mulheres das Águas

Publicado

em

O evento Mulheres das Águas – Plantando Águas promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves (CBHMA) e Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), reuniu mais de 300 mulheres, entre prefeitas, secretárias do meio ambiente, técnicas municipais, ambientalistas, usuárias de águas, representantes do poder público e privado, membros do Comitê e formadoras de opinião, que destacaram a preocupação e apontaram formas de trabalhar a preservação dos mananciais do entorno da bacia.

No segundo dia do encontro, nessa quarta-feira, 30, o evento ofereceu uma ampla programação voltada ao empoderamento da mulher representante do poder público, da sociedade civil organizada e usuárias de água. As participantes prestigiaram palestras, apresentação de vídeo, roda de conversa, dinâmica de grupo, prática de plantio de sementes e receberam a certificação da capacitação realizada.

Na palestra O Papel das Mulheres no meio ambiente e na gestão das águas, a inspetora de Recursos Ambientais, Fernanda Tainã Castro, abordou o direito da mulher de poder escolher e se fazer presente onde quiser e na sequência apresentou um vídeo. Em seguida, com a palestra Mineração e Comunidade, Erica Barbosa, coordenadora de Relacionamento e Comunidades da Aura Mineração, mostrou como é importante valorizar as competências e trabalhar a autoestima pessoal.

Logo após, foi promovida uma roda de conversa e a dinâmica de grupo, que resultou na elaboração e apresentação de propostas das participantes para empreendimentos e investimentos, com foco na preservação do meio ambiente, recuperação de áreas degradadas e produção de água.

As mulheres demonstraram ainda nesse encontro, sua habilidade com o plantio de sementes de espécies do Cerrado, no viveiro do Centro de Recuperação de Área Degradada (CRAD) de Natividade, instalado no Colégio Agropecuário do município.

Na avaliação do presidente do CBHMA, Mário Sena, “os grupos apresentaram propostas pertinentes, como a criação de Unidade de Conservação; a limpeza e conservação das margens de rio, para incentivo ao ecoturismo; a preservação com plantio de espécies do Cerrado; entre outros; e são propostas que podem se tornar projetos locais, com os seus respectivos comitês”, afirmou o presidente.

As alunas do ensino médio do Colégio Agropecuário de Natividade, Sandra Silva, Graciele e Kelry Jordana participam pela primeira vez da experiência de plantio no viveiro e consideram importante contribuir com a escola no trabalho de um projeto que favorece o meio ambiente. 

Sandra Silva é moradora de Chapada da Natividade, esse é seu primeiro ano na unidade de ensino. A estudante reiterou que, “a experiência foi interessante, pois eu não conhecia o trabalho de um Comitê de Bacia, essa é a primeira vez, com os outros colegas, que tive a oportunidade de plantar a semente de uma espécie do Cerrado e vou poder acompanhar desde a germinação ao desenvolvimento da muda”, contou a estudante.

A secretária de Meio Ambiente, Miyuki Hyashida disse estar impressionada, “foi um evento lindo, grandioso, que evidenciou a importância da inclusão da mulher, do seu envolvimento na gestão das águas do Estado e no trabalho dos Comitês. Recentemente foram pactuados recursos na COP 27 para investimento na preservação florestal e na resiliência do clima que se reflete nas águas do Estado”, reiterou a secretária da Semarh.

O diretor do Colégio Agropecuário de Natividade, Odair José, parabenizou as mulheres participantes e organizadoras do evento; os alunos e integrantes da unidade escolar pela atuação no encontro; o Comitê de Bacia pela iniciativa; a Semarh pelo auxílio técnico; e o apoio dos parceiros do evento Mulheres das Águas.

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, destacou que “o evento do CBH Manuel Alves reiterou a força da parceria entre o Comitê Manuel Alves, o Estado, o município e o setor privado. As atividades do evento fazem parte da agenda de capacitações dos Comitês, o plantio de sementes foi uma ação simbólica no viveiro do CRAD de Natividade, mas vale ressaltar que os CRADs já instalados no Estado possuem capacidade de produzir entre 200 a 300 mil mudas de espécies do Cerrado, a cada ciclo”, grifou o diretor.

Retrospecto

Na terça-feira, 29, abertura do evento, após os pronunciamentos das autoridades, as mulheres que obtiveram destaque nos trabalhos relacionados aos comitês foram homenageadas, entre as contempladas da Semarh, foram convidadas a secretária, Miyuki Hyashida; a gerente de Gestão dos Recursos Hídricos, Gorete Cordeiro; e a gerente de Educação Ambiental, Thais Marinho.

As mulheres participantes do primeiro dia, prestigiaram a palestra Cuidados com as águas – sensibilidade feminina da gerente de Educação Ambiental da Semarh, Thaís Marinho, que enfatizou a habilidade da mulher enquanto usuária de águas, sua sensibilidade quanto à necessidade de preservar e na atuação em campo para recuperação de áreas. 

Também foram prestigiadas as palestras Mulheres Plantando Águas apresentada pelo Instituto Ibramar; Uma alternativa para o reuso de água na aquaponia apresentada pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e a apresentação de um grupo de Sussa de Porto Alegre, dança tradicional. 

Bacia Manuel Alves

A Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade localiza-se na região Sudeste do Estado e é composta pelos municípios de Almas, Chapada da Natividade, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Pindorama do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Santa Rosa do Tocantins, São Valério da Natividade e Taipas do Tocantins. 

A bacia abriga o projeto de irrigação Manuel Alves, em Dianópolis,  um dos principais polos de fruticultura do Estado.

Parceiros

O evento realizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfico Manuel Alves e Governo do Tocantins, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), contou com o apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Consórcio Intermunicipal do Lago da UHE do Lajeado (CI-Lago), Instituto Ibramar, Prefeitura Municipal de Natividade,  Terra Nova – Agropecuária, Casa do Produtor – produtos agropecuários, Agricultura S. EPP – Semeando a palavra de Deus, Auto Posto Potiguá, Aura – Almas, EngeGold – Mineração, Rancho 3 Irmãos, Mazoni’s – Assistência Veterinária e Reprodutiva (IATF), CIDS – Vale do Rio Manuel Alves, Arroba de Ouro – Leilões Natividade-To, EM – Expansão Móveis, eletro e Modas, Pescado Piracema e Colégio Agropecuário de Natividade – TO.

Presidente CBHMA, Mário Sena; presidente CBH Lontra Corda Mário Roberto; diretor de Planejamento Gestão Recursos Hídricos Aldo Azevedo; e a secretária da Semarh Miyuki Hyashida – Marcel de Paula/Governo do Tocantins

Grupo apresenta propostas resultadas da dinâmica de grupo no Mulheres das Águas – Marcel de Paula/Governo do Tocantins

Alunas do ensino médio do Colégio Agropecuário de Natividade, Sandra Silva, Graciele e Kelry Jordana – Marcel de Paula/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA