Cidades

Goiás sedia IX Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite

Publicado

em

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), participa do IX Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, organizado pelo Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite. O evento começa nesta terça-feira (27) e segue até o próximo dia 30. O congresso reunirá médicos veterinários, zootecnistas, profissionais que atuam nas diversas áreas da cadeia láctea, entidades representativas de produtores e de indústrias, distribuidores, comerciantes e outros agentes do segmento de laticínios em Goiás e de vários outros Estados.

A Agrodefesa marca presença no evento com 14 profissionais, de forma presencial e on line, incluindo gerentes e médicos veterinários que são fiscais estaduais agropecuários e atuam, principalmente, na área de Inspeção de Produtores de Origem Animal em Goiás. O gerente de Inspeção, Paulo Roberto Lucas Viana Filho, é o coordenador da equipe e também vai atuar como jurado no concurso de produtos lácteos do Centro-Oeste.

O presidente da Agrodefesa, José Essado, argumenta que o evento é de fundamental importância para discussão das várias questões que envolvem a produção de leite, industrialização e comercialização de produtos lácteos. “Com certeza nossos técnicos vão contribuir muito para o êxito do evento, além de absorver informações técnicas relevantes para aplicação nas suas áreas de atuação, sempre com foco na melhoria da qualidade dos produtos lácteos”, enfatiza Essado.

O Congresso tem o apoio do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás (Sindileite); Sebrae-Goiás; Senar-Goiás; Interleite Brasil 2022; Associação Paraense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, com patrocínio do Centro de Pesquisa em Alimentos e de diversas empresas que atuam no segmento lácteo no Brasil.

A coordenação dos trabalhos está a cargo da presidente do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite, Clarice Gebara Muraro Serrate Cordeiro.

Programação

No congresso, a Agrodefesa apresentará trabalho científico com o tema Qualidade Microbiológica do Leite e Derivados Inspecionados pelo Serviço Oficial do Estado de Goiás em 2020 e 2021. Ainda durante o evento será realizada a 10ª Exposição de Produtos Lácteos do Centro-Oeste (10ª Expolaco) e o 5° Concurso de Produtos Lácteos do Centro-Oeste.

A programação prevista para os quatro dias do evento inclui diversos painéis com palestras técnicas a serem proferidas por especialistas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de outras instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior; e ainda realização de minicursos, além da apresentação dos trabalhos científicos.

Nas palestras técnicas serão abordados temas  Inovação Tecnológica Aplicada à Qualidade do Leite; Desafios e Perspectivas das Fazendas Leiteiras para Produção de Leite com Qualidade Biosseguridade: Inovação Tecnológica e Novos Produtos Lácteos; Desafios da Produção com Qualidade em Pequenas Propriedades Rurais nas Diferentes Regiões do País; Resíduos de Produtos de Uso Veterinário; Mercado Externo do Leite e muitos outros.

Fonte: Agrodefesa – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA