Cidades

Goiânia investe em tecnologia e novas modalidades de bilhetes para melhorar sistema de transporte público coletivo

Publicado

em

Desde a aprovação da Lei Complementar 169, de 29/12/21, que trata da reformulação do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana, pacote de serviços à população virou realidade para os usuários do transporte público coletivo. De acordo com o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, “Objetivo é melhorar cada dia mais a tecnologia a serviço do usuário, facilitar e democratizar o acesso ao sistema”.

Os benefícios começaram em dezembro de 2021, com a possibilidade de pagamento por cartão de crédito e débito por aproximação, modalidade que se tornou um dos principais meios de pagamento para quem utiliza o transporte público. “Facilita o dia a dia dos goianienses e dos visitantes que precisam utilizar o serviço. Basta aproximar o cartão no validador que a catraca é liberada”, destaca o prefeito Rogério Cruz.

A tecnologia embarcada no transporte público da capital e Região Metropolitana é a mais moderna do país. Ela permite a biometria facial, destinada a idosos, deficientes e estudantes, assim como a recarga de créditos no cartão Sitpass a bordo dos veículos. Está prevista, ainda, a implementação da compra e pagamento de viagens pelo WhatsApp e QR Code embarcado, solução tecnológica inédita no país.

Em fevereiro de 2022, foi realizada reunião da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC). O encontro, que antes era marcado pela deliberação do aumento tarifário, desta vez definiu, com implantação imediata, nova política de tarifa flexível que permite a criação de diversos produtos tarifários, uso de bilhetes digitais e cartões eletrônicos de embarque, facilitando o acesso dos usuários ao sistema, e integração de vários modais de transporte.

Com esta nova política de tarifa flexível, os meses de março e abril marcaram o lançamento do Bilhete Único, modalidade que mudou completamente a rotina dos usuários do transporte público. Após 30 dias de uso, o Bilhete Único atingiu a meta esperada para seis meses, com quase 20% dos usuários já integrados à modalidade.

A segunda e a terceira reunião da CTDC, realizadas entre março e abril, foram marcadas pela autorização da utilização de veículos com motores de propulsão elétrica entre as especificações de ônibus voltados a atender ao Eixo Anhanguera e extensões, outro marco para os usuários do transporte público coletivo de Goiânia e Região Metropolitana.

Em maio, foi lançado o Passe Livre do Trabalhador, que, devido à alta procura por parte das empresas, teve data de adesão adiantada do dia 13 para o dia 11 de maio.

Novas ações
O sistema de transporte público coletivo contará com sete novos bilhetes no total, que vão contemplar famílias, viagens curtas, setor produtivo, e gerar o que todos esperam: economia e redução no tempo das viagens. Além do Bilhete Único e o Passe Livre do Trabalhador, que já foram disponibilizados aos usuários, estão previstos para os próximos meses o lançamento dos seguintes cartões: Cartão Família (para que até cinco pessoas embarquem com tarifa única aos finais de semana), Bilhetes Um Dia e Uma Semana (aquisição de bilhetes diário e semanal), Cartão-Pós-Pago, Bilhete Meia-Tarifa.

“Caminhamos para tornar o custo do transporte mais justo por meio da nova modalidade de tarifação, renovação e ampliação da frota”, aponta Rogério Cruz, ao frisar que a otimização da mobilidade urbana e integração metropolitana do transporte coletivo faz parte de seu plano de governo, e que as melhorias colocadas em prática representam o cumprimento desse compromisso.

Outros serviços e entregas também estão no projeto de reestruturação do transporte público coletivo, como: aquisição de nova frota, novo Eixo Anhanguera, novo Eixo Norte-sul, e novos serviços complementares sob demanda, como o CityBus 3.0; serviço de bicicletas compartilhadas conectado aos terminais de integração; além de um programa de implantação, reforma e manutenção de abrigos em pontos de parada de ônibus de toda Nova RMG.

Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA