Distrito Federal

GDF lança Programa de Atenção Materno Infantil (Proamis)

Publicado

em


Uma das propostas do Proamis é incentivar o aleitamento materno. As mães poderão ir ao berçário para amamentar a criança durante o horário de trabalho | Foto: Divulgação / Secretaria de Economia

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta quarta-feira (16), o Programa de Atenção Materno Infantil (Proamis) destinado a todas as servidoras da administração pública do DF. O programa foi idealizado pela Secretaria Executiva de Qualidade de Vida (Sequali) da Secretaria de Economia (Seec) e tem como foco a proteção à maternidade e à primeira infância. 

O Proamis-DF é constituído por três eixos fundamentais: apoio à gestante, incentivo ao aleitamento materno e proteção à infância. Para atender essas necessidades, a Secretaria de Economia promoverá cursos, palestras e atividades físicas. Também serão oferecidas atividades de cuidado e proteção à criança e à família e de fortalecimento do vínculo afetivo mãe-criança.

Uma das grandes novidades do programa será a criação de um berçário institucional no Anexo do Palácio do Buriti, com espaço para amamentação. O local será inaugurado no final do segundo semestre de 2021 e poderá atender até 60 crianças. O berçário institucional atenderá aos filhos das servidoras, após a licença-maternidade. No berçário serão atendidas crianças com idade entre seis e 24 meses incompletos.

Incentivo

Como forma de incentivar o aleitamento materno, as mães poderão ir ao berçário para amamentar a criança durante o horário de trabalho. Para utilizar a estrutura do berçário, as servidoras deverão abrir mão do auxílio-creche e pré-escola, disposto no Decreto nº 16.409, de 05 de abril de 1995.

“O lançamento do Proamis marca um novo tempo de valorização e qualidade de vida para as servidoras do GDF”, afirmou a secretária executiva da Sequali, Adriana Faria. “O programa traduz o que existe de mais avançado na promoção do bem-estar associado à melhor produtividade no trabalho, sem perder de vista a colaboração de todos pela atenção à primeira infância”, detalhou a secretária. “É preciso cuidar dos servidores porque assim nós estaremos cuidando da própria sociedade”, destacou Adriana Faria.

“Economia normalmente é uma área muito fria, mas estamos mudando essa imagem. Economia tem a ver com fazenda, com orçamento, com planejamento, mas também com obras, com entregas, com gestão de pessoas e com qualidade de vida. A maior riqueza que temos são as pessoas e estamos valorizando nossos servidores”, explicou o secretário de Economia, André Clemente. “Estamos implementando ações que têm mudado a realidade do serviço público, são entregas que ficarão para as futuras gerações”, acrescentou.

A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, também participou da solenidade. “Este lançamento é um gol de placa. É uma ação que vai incentivar ainda mais o aleitamento materno e, assim, o vínculo entre a mãe e filho”, defendeu, ao destacar a importância de ações que valorizem a primeira infância, como o programa Criança Feliz Brasiliense, que realizou, mesmo com a pandemia, 27 mil visitas domiciliares em 2020.

A secretária da Mulher, Ericka Filippelli, também destacou a importância do investimento na qualidade de vida dos servidores do DF. “São ações que impactam na qualidade de vida, na nossa economia, que se reverterão na carreira e na dedicação das nossas servidoras”, afirmou.

“Desde a elaboração do nosso plano de governo, valorizar o servidor público é uma determinação do governador Ibaneis Rocha. O Proamis é um programa de qualidade de vida no trabalho, e as mães ficarão mais tranquilas, sabendo que seus filhos estarão assistidos e cuidados”, finalizou o vice-governador Paco Britto.

O deputado distrital Jorge Viana falou de várias entregas do governo voltadas aos servidores, como o plano de saúde. “Vamos marcar este governo como um governo que cuida do servidor”, afirmou. Também estiveram presentes na solenidade de lançamento do Proamis as secretárias de Turismo, Vanessa Mendonça, e de Esporte, Giselle Ferreira, além do secretário de Pessoa com Deficiência, Flávio Santos, e do presidente da Codeplan, Jean Lima. Participaram do evento de forma virtual várias servidoras gestantes.

Cursos e palestras

O Proamis abrange o oferecimento de cursos e palestras para as servidoras. As inscrições para o curso A Importância da Primeira Infância, que será ministrado pela Egov, já estão abertas. Assim como as inscrições para a palestras “Alterações fisiológicas na gravidez”, ministrada pela Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde). Para fazer as inscrições e ter informações sobre os próximos cursos e palestras, assim como de todo o programa, basta acessa o site do Proamiswww.proamis.df.gov.br.

Outra medida prevista no Proamis, que já é oferecida pela Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, são as atividades de apoio à gestante e à puérpera. O acolhimento também é direcionado a servidoras efetivas e comissionadas e inclui atendimento psiquiátrico individual e atendimento psicológico individual e em grupo. Para se inscrever, a servidora deve enviar e-mail para [email protected] ou mensagem para (61) 98141-7397.

*Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA