Distrito Federal

GDF homenageia 120 personalidades

Publicado

em


Cento e vinte personalidades do Distrito Federal, que contribuíram para a construção, crescimento e desenvolvimento socioeconômico e cultural da região serão homenageadas em 21 de abril de 2021. A lista dos agraciados com a “Medalha Brasília 60 Anos” foi publicada no Diário Oficial do DF.

Entre eles estão o cineasta Vladimir Carvalho; a ex-primeira-dama do DF, Weslian Roriz; o bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, dom Marcony Vinícius Ferreira; e Francisco Joaquim de Carvalho, popularmente conhecido como “Chiquinho”, livreiro da Universidade de Brasília.

O reconhecimento deveria ter sido entregue no último aniversário da capital. No entanto, a condição extraordinária imposta pela pandemia levou ao adiamento das comemorações do aniversário de Brasília. Agora, o Governo planeja a entrega em cerimônia no aniversário de 2021.

Conselho

O Decreto estabeleceu que a escolha das 120 personalidades ficou a cargo de um conselho composto pelo vice-governador do Distrito Federal; os secretários da Casa Civil, de Governo, de Cultura, de Comunicação e de Economia; além dos chefes de Gabinete do Governador, do Cerimonial e membros da sociedade designados pelo governador Ibaneis Rocha.

A medalha foi produzida pelo designer Pedro Henrique Garcia. Tem estilo moderno e destaca figurativamente a Catedral de Brasília, grande obra de Oscar Niemeyer, vista do alto, com fundo baseado na estética do artista Athos Bulcão.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA