Política

Fruto de família com mais de mil espécies estampa campanha nas redes sociais da Alego

Publicado

em


Série Eu Amo Cerrado desta semana traz em destaque a ata ou fruta-do-conde, que pertence a um grupo de espécies frutíferas de grande valor econômico, mas também com diversas propriedades nutritivas. As postagens são sempre às sextas-feiras no Facebook, Twitter e Instagram da Assembleia Legislativa de Goiás. 

Em termos de cores e sabores, o Cerrado é pródigo!

São inúmeras espécies, entre elas, muitas  frutíferas, que no seu ciclo natural, primeiro encantam os olhos com uma diversidade de tons, texturas, cheiros e cores das floradas, embriões que, em seguida, eclodem em frutos, capazes de despertar mais um sem fim de sensações visuais, olfativas e gustativas. 

Entre os frutos encontrados no Cerrado (mas não só no bioma) está a ata, também conhecida como fruta-do-conde, pertencente a uma “família” de nome diferente, as anonáceas, formada por mais de duas mil espécies, entre elas o araticum, a cherimoia e atemoia. Em comum, têm os gomos ou “carpelos” que formam a casca. De resto, cada espécie tem características próprias de tamanho, sabor, cores das cascas, número de sementes, entre outras diferenças. A predominância da ocorrência das espécies depende da região geográfica. 

A ata pode ser consumida in natura e ainda ser usada no preparo de sucos, mousses, bolos, biscoitos, geleias, compotas e outros doces bem saborosos. 

“Remédio” natural

Além do paladar, o fruto também é aliado da boa saúde. Rico em nutrientes como fibras, vitaminas B e C e minerais, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater a dor e inflamação, aumentar as defesas do organismo e controlar os níveis de açúcar no sangue. Alguns estudos mostram também que os antioxidantes presentes no extrato aquoso e alcoólico feito com as folhas da fruta-do-conde podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, podendo ser um importante aliado na prevenção e no tratamento do diabetes.  

A fruta também contém grandes quantidades de potássio, substância que aumenta o relaxamento dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule com mais facilidade, o que pode ser muito útil para pessoas que têm pressão alta. Por ser rica em vitamina C, um poderoso antioxidante, estimula a produção de glóbulos brancos, células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções, gripes e resfriados e, por isso, a fruta-do-conde ajuda a fortalecer o sistema imune. 

Para quem quer emagrecer, o consumo da ata é aconselhável, pois tem poucas calorias. Além disso, é rica em fibras que aumentam a sensação de saciedade e ajudam a reduzir a fome e a perder peso.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA