Cidades

Formação prepara servidores do Centro Livre de Artes para volta às aulas

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promove de 8 a 11 de fevereiro, o evento formativo “Conexões Pedagógicas” com a participação exclusiva dos servidores do Centro Livre de Artes (CLA), que volta às aulas online no próximo dia 14 para cerca de mil alunos.

A abertura do evento será na terça-feira (11/02), às 8h, no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, com a presença do secretário municipal de Cultura, Zander Fábio e dos gestores das escolas públicas em Goiás: Edmar Carneiro do Instituto de Educação Em Artes Professor Gustav Ritter; Loide Magalhães, do Teatro Escola Basileu França; e Luz Marina, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.

A formação institucional com foco no tema central “Minha arte no mundo atual” não é aberta ao público e tem o objetivo de reunir, de forma presencial e online, os profissionais para momentos de estudos, debates e troca de experiências por meio de roda de conversa, oficinas e palestras ministradas por professores de destaque na área cultural goianiense como: Gildo Pereira Teixeira, Maria Itskovich, Bhá Prince, Luciana Pinheiro, Edson Marques, José Carlos Nogueira e Kim. As mediações contam com a participação da Diretora de Políticas Públicas da Secult, Edelweeis Vieira, na abertura; e do Diretor do Museu de Arte de Goiânia, Antônio Da Mata, no encerramento.

“Mais uma vez, o CLA supera nossas expectativas na procura por vagas e, diferente de outros anos, neste não temos vagas remanescentes. São mais de mil alunos matriculados que receberão dos nossos servidores ensinamentos em áreas como: dança, música, desenho, capoeira, artes visuais e muitas outras opções. Por conta da pandemia, vamos iniciar o ano letivo com as aulas online, mas muito em breve os alunos terão aulas presenciais. Este momento de formação que estamos promovendo é especialmente para capacitar ainda mais nossos professores, que lidam diariamente com o ato de ensinar, fomentar e incentivar a arte e a cultura na nossa cidade”, afirma o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

De acordo com a diretora técnica do CLA, Teth Musse, o CLA vive um momento de renovação. “O Conexões Pedagógicas é a oportunidade que temos para reciclarmos nossas ideias, alimentarmos nossas mentes com inspirações para o ano que se inicia. A proposta do Conexões para 2022 é revisitar a Semana de Arte Moderna de 1922 em seu centenário. O maior legado da semana de 22 foi instigar a busca por uma identidade cultural brasileira própria, livre dos modismos ditados pela arte europeia, valorizando a linguagem popular e os temas ligados ao cotidiano nacional. Valorização da nossa cultura popular. E como professores de arte e artista que somos, buscamos valorizar a arte dos nossos alunos em seus contextos, sensibilizar a sociedade e nos expressar como artistas”, pontua.

Centro Livre de Artes

Localizada no Bosque dos Buritis, Setor Oeste, a escola de artes é uma unidade da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de Goiânia. Foi fundada em 1975, e, atualmente, atende cerca de mil alunos entre crianças, jovens, adultos e idosos, que aprendem modalidades artísticas com oficinas e cursos em diversas áreas artísticas. As matrículas são realizadas anualmente ou semestralmente, o que depende da duração dos cursos.

Serviço

Assunto: Formação prepara servidores do Centro Livre de Artes para volta às aulas

Data: 8 a 11 de fevereiro

Hora: abertura – dia 8, às 8h

Local: Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, Jardim Goiás

Contato: Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA