Geral

Forças de Segurança do Tocantins encerram Operação Eleições 2022 com balanço positivo

Publicado

em

Os eleitores tocantinenses puderam exercer seu direito de voto com tranquilidade nos 139 municípios, durante o primeiro turno das Eleições Gerais 2022, ocorrido nesse domingo, 2. Além do efetivo empregado nas ruas para evitar e coibir crimes eleitorais, todas as ações de segurança foram acompanhadas em tempo real no Gabinete de Monitoramento, instalado pelo Sistema Integrado de Operações (Siop), nas dependências do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Palmas.

Em todo o Tocantins, cerca de 4,5 mil agentes da segurança pública foram mobilizados para garantir a segurança dos eleitores tocantinenses. Além do efetivo, cerca de 660 viaturas, quatro aeronaves e uma embarcação estiveram de prontidão em todo o Estado. 

Conforme o último Boletim divulgado na noite desse domingo, a Operação Eleições 2022  registrou em todo o Tocantins quatro casos de compra de votos; dez ocorrências de boca de urna; 11 violações de sigilo do voto; um caso de propaganda irregular; e dois casos de agressões a mesários.

“A operação integrada foi um sucesso, considerando todas as análises técnicas e ocorrências, mostrando que as eleições transcorreram tranquilamente em todo o Estado sem qualquer intercorrência ou situação que pudesse interferir no pleito eleitoral, e que cada vez mais, as forças de segurança do Tocantins trabalham juntas para prover ao cidadão de bem a segurança adequada”, destacou o secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa.

O comandante-geral da PM, coronel Márcio Barbosa, considerou que as ocorrências registradas foram inexpressivas. “As poucas ocorrências registradas foram inexpressivas diante da abrangência da operação. Conseguimos acompanhar de perto com nossos policiais militares todos os 853 locais de votação espalhados nos 139 municípios”, destacou.

“Com toda a certeza, as eleições no Estado do Tocantins foram tranquilas. As forças integradas atuaram de maneira a contribuir com esse processo democrático, não tivemos nenhuma ocorrência de grande vulto e a gente conclui que a população, pode exercer seu direito de voto com liberdade e muita segurança”, complementou o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira.

O superintendente da Polícia Federal no Tocantins, Rodrigo Bittencourt, agradeceu todo o apoio dado pelas forças de segurança locais nas eleições gerais. “O balanço é extremamente positivo, tivemos poucas ocorrências relevantes no Estado o que mostra que o planejamento foi muito bem feito e, principalmente, muito bem executado para que o cidadão tocantinense pudesse votar de forma pacífica e foi uma vitória da democracia”, ressaltou.

Gabinete de Monitoramento

A superintendente de Segurança Integrada da SSP, Fátima Holanda, destacou que o trabalho do Gabinete de Monitoramento refletiu diretamente na ponta. “Tivemos nossa sala de monitoramento com todas as forças de segurança e agências representadas, altamente integradas com o objetivo comum de ter eleições tranquilas e um baixo índice de ocorrências. Inclusive esse monitoramento refletiu na ponta onde todas as forças, dentro das suas competências, atuaram com a sua expertise”.

“O planejamento nosso foi satisfatório, conseguimos dar um respaldo ao nosso operacional com ações estratégicas e cumprimos o objetivo de dar o devido apoio e proporcionar ao Tribunal Regional Eleitoral e todas as zonas eleitorais, a condução de um pleito eleitoral seguro, garantindo o direito ao eleitor de exercitar sua cidadania”, complementou o diretor do Siop, coronel Álon Amaral.

Operação Eleições 2022

A Operação Eleições 2022 é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), e no Tocantins executada e acompanhada em tempo real pelas Polícias Civil (PC), Militar (PM), Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Guardas municipais e Agências de Trânsito.

Operação Eleições 2022 é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas – Lucas Estevão/Governo do Tocantins

Ações de segurança foram acompanhadas em tempo real no Gabinete de Monitoramento – Lucas Estevão/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA