Política

Fomento do turismo em Goiás é destaque na Alego. Iniciativas jogam luz sobre o setor para movimentar a economia goiana

Publicado

em

Janeiro é um mês comumente associado às férias e, quando se pensa nelas, o que há de melhor que uma boa viagem? Goiás é repleto de opções para os mais diversos públicos, assim, o turismo pode ser responsável por movimentar a economia e fomentar emprego e renda por todo o estado. Por esses e outros motivos, a área é uma das que recebe atenção especial da Assembleia Legislativa.

O trabalho parlamentar para o estímulo do potencial goiano começa já pelo fato de que a Casa possui um colegiado para tratar, exclusivamente, sobre o tema. Presidida, atualmente, pelo deputado Coronel Adailton (PRTB), a Comissão de Turismo busca, por exemplo, promover atividades, como a gestão, junto aos organismos nacionais e internacionais, no sentido de angariar recursos financeiros para serem aplicados na área de turismo e discutir assuntos pertinentes ao desenvolvimento dos polos turísticos do estado. Além disso, realiza seminários, palestras e encontros regionais, difundindo o potencial turístico goiano, e promove ações necessárias para o desenvolvimento do turismo em Goiás.

O setor foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, portanto, faz-se necessária a criação de políticas que norteiem, de maneira eficaz, todas as oportunidades e mudanças que surgem nesse momento em que as pessoas voltam a visitar Goiás.

“Enquanto presidente da Comissão de Turismo, buscamos descentralizar e alavancar o setor em Goiás, sem perder de vista os municípios consolidados como Caldas Novas (Região das Águas Quentes), cidade de Goiás, com a sua história e patrimônios a serem mostrados. Nós mostramos que vários municípios têm potencial e precisam ser aproveitados”, afirmou Adailton. O colegiado já apresentou o seu calendário de atividades previstas para 2023.

Leis e projetos

O turismo é assunto de proposituras em tramitação na Alego e, também, já protagonizou projetos que tramitaram na Casa e, hoje, são leis. A exemplo, temos a Lei Estadual nº 21.547, de 10 de agosto de 2022, assinada por Coronel Adailton, que fez alterações na Política Estadual de Desenvolvimento de Turismo Rural para fomentar e apoiar a iniciativa de agricultores e empreendedores familiares e os demais empreendedores rurais que prestam serviços turísticos que auxiliam na atividade rural.

Também de autoria do parlamentar, a Lei Estadual nº 21.509, de 19 de julho de 2022, trata do estímulo ao desenvolvimento do turismo religioso e espiritual em Goiás. O texto prevê, entre outras medidas, a disponibilização de pesquisas sobre a demanda de oferta turística e o incentivo à celebração de convênios e/ou parcerias com que tenham por objetivo a realização de eventos de promoção do turismo religioso e espiritual.

Entre as iniciativas que ainda estão sendo analisadas pela Alego, destaque para a proposição de nº 7788/21, que sugere instituir a Política Estadual de Incentivo ao Turismo em Goiás. O projeto, proposto pelo deputado Bruno Peixoto (UB), visa garantir políticas públicas que divulguem o turismo existente em Goiás, incentivando o turista a explorar a sua beleza natural e histórica, buscando o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do estado, e valorizando os benefícios do turismo da região. 

Apensada ao projeto em questão está a matéria de nº 1115/22, assinada pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB), que pleiteia a criação de política pública de formação em turismo no estado de Goiás. A iniciativa tem por finalidade desenvolver políticas públicas para a formação continuada de profissionais do setor turístico, a partir de solução que envolva Educação, Ciência, Tecnologia e Economia. A proposição visa, assim, uma reforma efetiva da formação ligada ao setor turístico, permitindo a qualificação para o suprimento de cargos no serviço direto e indireto do trade turístico.

As iniciativas avançaram nas comissões do Legislativo goiano e estão aptas a serem apreciadas pelo Plenário. Elas precisam ser aprovadas, em duas fases de votação, para que estejam aptas a seguir para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

Tramita no Parlamento goiano também a propositura nº 10851/22, de autoria do deputado Chico KGL (UB), que visa instituir o plano de desenvolvimento de turismo sustentável no Vale do Araguaia. O plano tem por objetivo desenvolver um planejamento estratégico junto ao setor de turismo e disseminar a atividade para fomentar o desenvolvimento socioeconômico e sociocultural, sem ocasionar prejuízos ambientais, garantindo o uso racional dos recursos naturais. Além disso, a iniciativa pretende apoiar a comercialização de produtos e serviços regionais em eventos de promoção, elevando o fluxo turístico e incentivando a geração de emprego e renda.

O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e aguarda o parecer do relator, deputado Wilde Cambão (PSD). Se aprovada pelo colegiado, a matéria seguirá para a análise da Comissão de Turismo. Avançando em todas essas etapas, o texto estará apto a ser analisado pelo Plenário da Assembleia, em duas votações. Se o caminho for concluído com sucesso, a propositura estará apta à sanção da Governadoria.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA