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Festival Revelando SP apresenta cultura tradicional do estado

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Começa nesta quarta-feira (20), na capital paulista, o Revelando SP, considerado o maior evento de cultura tradicional do estado. Retomando o formato presencial após dois anos de programação online, a festividade se estende até o dia 24 de julho gratuitamente no Parque da Água Branca, zona oeste da capital. O objetivo é fortalecer a cultura tradicional e a economia criativa dos municípios paulistas.

Na abertura, prevista para a noite de hoje, o destaque é para as apresentações de Almir Sater, Rolando Boldrin, Tetê Espíndola e Marcelo Jeneci, na cerimônia de abertura oficial, às 18h30. A feira funciona das 10h30 até as 20h. Durante os dias de evento, 100 municípios paulistas parceiros participam com cerca de 300 atividades, entre exposição e venda de artesanato, gastronomia, apresentações de grupos e artistas da cultura popular.

Entre as manifestações culturais presentes estão cantos e danças indígenas, catiras, congadas, contadores de causos, manifestações da cultura cigana, cururus, dança de Santa Cruz e de São Gonçalo, fandangos, folia de reis, moçambiques, sambas de bumbo, samba de lenço, seresta, trança fitas e umbigadas.

O Revelando SP é uma das linhas do programa de fomento Juntos pela Cultura, que visa à estreitar a parceria entre o governo e os municípios na área cultural, com o objetivo de fortalecer a produção independente, ampliar o acesso da população à arte, descentralizar o investimento público na área e estimular o desenvolvimento da economia criativa do estado.

Concurso de Viola

Pela primeira vez, o Concurso Viola SP, criado em 2020 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, será presencial. Serão 16 violeiros e violeiras finalistas, entre os 81 que se inscreveram nas categorias viola caipira contemporânea e viola caipira tradicional. Eles se apresentam no dia 23, para que um júri especializado escolha os três melhores violeiros em cada categoria.

Os prêmios são de R$ 15 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil. Haverá ainda três premiações especiais no valor de R$ 5 mil – Prêmio Violeira Revelando SP, Prêmio Viola +50 e Prêmio Incentivo, além do Prêmio do Público, atribuído, em cada modalidade, aos violeiros ou violeiras mais aclamados pelo público presente, num valor de R$ 5 mil.

A programação completa está disponível no site do evento.

Edição: Paula Laboissière

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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