Cidades

Expresso contabiliza mais de 300 mil atendimentos

Publicado

em


Novidade no atendimento ao cidadão lançada em 2021 pelo Governo de Goiás, o programa Expresso consolidou a política de universalização da oferta de serviços, ampliando o acesso dos goianos aos atendimentos por meio de plataformas digitais. Desde maio deste ano, 436 mil pessoas já acessaram uma de suas ferramentas: o portal expresso.go.gov.br, o aplicativo “Expresso Goiás” e os terminais de autoatendimento. No total, foram realizados 300 mil atendimentos nos ambientes virtuais. 

Já estão disponíveis, nas diferentes ferramentas do Expresso, mais de 90 serviços estaduais. O objetivo é alcançar número cada vez maior de atendimentos digitalizados. Para isso, as Secretarias de Estado da Administração (Sead) e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) têm atuado em oficinas e reuniões com os diferentes órgãos governamentais visando a transformação do que é ofertado aos cidadãos. 

Secretário da Administração, Bruno D’Abadia avalia que o programa tem cumprido o papel de aproximar Estado e cidadão, que, até pouco tempo, não tinha disponibilidade de atendimentos digitalizados. “Goiás estava parado no tempo, o cidadão precisava se deslocar, gastar tempo e recursos para realizar determinados serviços. A gestão do governador Ronaldo Caiado está mudando essa realidade. Investir em tecnologia é assegurar cidadania para os mais de sete milhões de goianos”, afirma.

O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Márcio Cesar Pereira, também destaca o papel importante e imprescindível da área de Tecnologia para o programa. “Não é apenas desenvolver, manter e operar uma ferramenta, mas garantir a satisfação do cidadão e a disponibilidade dos serviços do Estado em qualquer um dos 246 municípios goianos. Esta é uma das marcas do governo Ronaldo Caiado: realizar a transformação digital do Governo de Goiás”, ressalta Pereira.

Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o programa Expresso é uma marca da atual gestão, que se mostra focada em modernizar o Estado em todas as frentes, levando ao cidadão o acesso facilitado e desburocratizado aos serviços públicos. “Vemos o governo promovendo uma verdadeira revolução na forma de lidar com o cidadão, inserindo-o definitivamente na era digital. Desenvolver um programa que agrega os serviços públicos estaduais e ainda permite o acesso aos federais, por meio da plataforma Gov.br é um passo significativo que temos orgulho por sermos o primeiro Estado a termos dado”, explica o titular da Governadoria. 

Inovação

O programa Expresso foi desenvolvido por meio de parceria entre a Sead, Sedi e Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), para ampliar e democratizar os canais de atendimento do Estado. A finalidade é integrar servidor, serviço e usuário, de forma ágil e facilitada. Esse processo começou em 2019, quando o governador Ronaldo Caiado assinou a adesão à Rede Gov.Br, plataforma nacional de serviços digitais. 

O Expresso foi criado, ainda, com o objetivo de garantir isonomia, inclusão e aumento na capilaridade da prestação dos serviços públicos em Goiás e só se tornou possível a partir de nova proposição na legislação estadual. O modelo virtual foi instituído pela lei 20.846/2020 e sua implantação faz parte do processo de modernização adotado pela atual gestão do Estado. 

Além da facilidade do acesso pelo site e também pelo aplicativo de celular, o Expresso conta com totens de autoatendimento, que já estão nas unidades do Vapt Vupt de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e em mais de 10 cidades do interior do Estado. Há equipamentos ainda na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), na capital. O totem oferece uma parcela significativa dos serviços que estão disponíveis na web.

Em breve, os cidadãos de 30 municípios poderão contar também com os balcões de atendimento do Expresso, que serão disponibilizados por meio de parceria com as prefeituras. Servidores municipais realizaram treinamento para atuarem nos postos de atendimento, onde vão auxiliar os usuários no acesso aos serviços digitais do Expresso. A intenção é contemplar também os cidadãos com pouca familiaridade com a internet ou que preferem buscar os serviços in loco.

Reconhecimento

O investimento em inovação, como foi feito para o desenvolvimento do programa Expresso, colocou Goiás entre os sete governos que mais compartilham evoluções na transformação digital, segundo pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), em parceria com a Associação Brasileira das Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação, e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fonte: Secretaria de Estado da Administração (Sead)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA