Geral

Estudantes de Araguaína que participam do projeto “Eu, cientista TECH” entram na fase de desenvolvimento de protótipos e testagem

Publicado

em

Estudantes de oito escolas estaduais do município de Araguaína que participam do Projeto Eu, cientista TECH chegaram à 3ª etapa da ação de fomento à iniciação tecnológica, desenvolvida pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em parceria com a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguaína. Cerca de 100 estudantes da rede estadual participam do projeto.

A iniciativa tem como principal objetivo inserir os estudantes no “mundo tech” ao planejar e executar projetos que envolvam desenvolvimento tecnológico na resolução de problemas do cotidiano.

O projeto foi dividido em quatro etapas. Os grupos das unidades escolares já passaram pela fase de capacitação, com a participação em curso básico de eletrônica, automação, modelagem e impressão 3D. A atividade encontra-se na terceira etapa, em que os estudantes são conduzidos ao laboratório maker do IFTO, para prototipagem e testagem dos projetos.

A última etapa será realizada no mês de novembro, com a apresentação das soluções tecnológicas dos estudantes na Feira Ciências Viva do Instituto. Segundo o professor do IFTO e coordenador da ação, Walmir Jacinto de Sousa, os dois melhores projetos da Feira serão contemplados com a participação na edição 2023 da Febrace, considerada a maior feira de ciências e engenharia do Brasil.

“O Eu, cientista TECH é um projeto de extensão do IFTO e faz parte das ações do laboratório maker do campus de Araguaína. Tem como intuito incluir os alunos na iniciação tecnológica. A aceitação dos alunos está muito boa e o propósito está sendo alcançado, com a divulgação científica, possibilitando que esses alunos da educação básica produzam ciência”, ressaltou o coordenador.

A estudante Nathália Couto, do Colégio Estadual Jorge Amado, destacou a importância dos conhecimentos adquiridos. “Estou muito empolgada com esse projeto. Estamos aprendendo sobre campo de pesquisa, novos aprendizados na área de tecnologia, tudo com monitoramento dos professores orientadores. Estou ansiosa para apresentar nossa solução tecnológica para reaproveitamento de água”, frisou.

Para a diretora Regional de Araguaína, Eulessandra Castilho, os projetos pedagógicos são uma forma de melhorar a aprendizagem. “Projetos como esse oportunizam ao estudante vivenciar, de forma inovadora, novos aprendizados, pois favorecem aspectos importantes para a formação integral dos estudantes”, frisou.

Projeto

O Eu, cientista TECH é um projeto de fomento à iniciação tecnológica voltado a estudantes da rede estadual de ensino do município de Araguaína por meio de uma equipe executora formada por professores orientadores, estudantes bolsistas monitores e apoio da DRE de Araguaína.

Para participar no projeto, foram formados grupos de estudantes das seguintes unidades escolares: Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, Colégio Estadual Guilherme Dourado, Escola Estadual Modelo, Escola Estadual João Alves Batista, Escola Estadual Professor Alfredo Nasser, Escola Estadual Jorge Amado, Colégio Estadual Jardim Paulista e Escola Estadual Manoel Gomes da Cunha.

Estudantes de oito escolas de Araguaína participam do  Projeto “Eu, cientista TECH” – Seduc/Governo do Tocantins

Projeto está na fase de prototipagem e testagem – Seduc/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA