Distrito Federal

Enfrentamento da pandemia no DF é tema de encontro

Publicado

em


O plano estratégico de vacinação foi o tema principal do encontro | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Em reunião com membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), representantes da Secretaria de Saúde (SES) discutiram, nesta terça-feira (12), o Plano Estratégico e Operacional da Vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal e o Plano de Mobilização de Leitos Covid-19.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, repassou a atual conjuntura do quadro de servidores e as carências em algumas especialidades. “Por conta da pandemia, a necessidade por médicos intensivistas, nefrologistas, neonatologistas e anestesistas aumentou muito, além da grande demanda de técnicos de enfermagem”, esclareceu.

“Alguns pontos são essenciais para discussão, inclusive o número de profissionais disponíveis para atuar nos leitos das unidades”, declarou o procurador José Eduardo Sabo, da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC). “Nosso objetivo é que seja disponibilizado o melhor atendimento à população.”

Relatório

Representantes da Subsecretaria de Gestão de Pessoas também participaram do encontro e apresentaram um relatório detalhado de 2020 que demonstra a baixa taxa de adesão dos últimos aprovados em concursos da SES e o aumento da taxa de desligamento de servidores.

“Estamos trabalhando com melhorias de escalas e contratações temporárias”, informou a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida. “A Secretaria de Saúde tem feito todos os esforços para reforçar as equipes, porém, na vigência da Lei Federal nº 173/20, estamos impedidos de ampliar carga horária, contratar concursados fora das vagas de vacâncias ou qualquer outro ato administrativo que implica impacto financeiro na folha de pagamento.”

O secretário adjunto de Assistência, Petrus Sanchez, lembrou que, em razão da própria dinâmica do mercado, que está captando profissionais de saúde e oferecendo mais vantagens que o setor público, existem problemas com recursos humanos na rede.

Os integrantes da Subsecretaria de Vigilância à Saúde também informaram quais são as estratégias que estão sendo adotadas para a vacinação contra a Covid-19 e asseguraram que o DF está pronto para atender a população quando as vacinas chegarem à capital federal.

* Com informações da SES

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA