Internacional

ENCONTRO: Mapa e ApexBrasil promovem encontro com adidos agrícolas brasileiros

Publicado

em

O evento começa nesta terça-feira (23) e vai até o dia 28 de novembro

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) promovem, de 23 a 28 de novembro, o Encontro Nacional do Agro e o 5º Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros. O evento tem como propósito reunir os adidos para discutir temas técnicos relacionados a barreiras comerciais, acesso a mercados, promoção comercial, sustentabilidade, imagem e oportunidades para o agronegócio.

A primeira atividade do encontro consistirá na interação dos adidos com o setor privado, por meio de aproximadamente 200 rodadas de conversas com cerca de 20 entidades setoriais, agendadas para quinta e sexta-feira, dias 23 e 24. Esses profissionais desempenham papel fundamental na abertura de mercados e na promoção dos produtos do agronegócio brasileiro no exterior.

Na sexta-feira (24), os adidos participarão da abertura do Encontro Nacional do Agro, intitulado “Resultado das Exportações e Estratégias para 2024”, organizado pela ApexBrasil, bem como da abertura do 5º Encontro dos Adidos Agrícolas Brasileiros. O evento contará com apresentações de painéis e a assinatura de acordos de cooperação, com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e outras autoridades.

Nos dias 25 e 26, sábado e domingo, os adidos participarão de uma capacitação oferecida pela secretaria-executiva do Mapa. Já na segunda e terça-feira, dias 27 e 28, todos os participantes estarão envolvidos em ciclos de palestras com especialistas abordando temas relevantes do agronegócio.

Comentários do Facebook

Internacional

Caiado destaca importância de tecnologias israelenses para desenvolvimento de Goiás e do Brasil

Publicados

em

Em encontro no Ministério das Relações Exteriores de Israel, governador cita contribuições positivas na educação e na agricultura

Em seu quinto e último dia de visita a Israel, o governador Ronaldo Caiado foi recebido no Ministério das Relações Exteriores, nesta quinta-feira (21/03), pelo ministro Israel Katz. Durante o encontro, Caiado destacou a importância dos laços diplomáticos e da colaboração em tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social de Goiás e do Brasil. “O sentimento do nosso povo é de total carinho e respeito por tudo aquilo que vocês nos auxiliam”, reconheceu o governador.

Caiado ressaltou os benefícios da pesquisa e da ciência israelenses, destacando as técnicas sofisticadas desenvolvidas em áreas distintas. No caso de Goiás, Israel fornece para a rede estadual de ensino os óculos OrCam MyEye, com tecnologia avançada para pessoas com deficiência visual ou dificuldade de leitura. “Muitas crianças em Goiás usam os óculos israelenses para ler e ter condições de progredir”, relatou.

Outro ponto enfatizado pelo governador foi a utilização de tecnologia israelense para impulsionar a produção agrícola em Goiás. “A irrigação israelense está implantada no meu estado, onde se instalou um processo para pessoas com pequenas áreas e pouco poder aquisitivo pudessem progredir no plantio de frutas, e isso está mudando o perfil de uma região”, citou ele.

O acordo de cooperação entre Goiás e Israel na área agrícola prevê ainda a troca de informações e compartilhamento de novas tecnologias no sentido de aperfeiçoar o Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã. A expectativa é que as técnicas desenvolvidas em Israel para o plantio de frutas sirvam de referência e contribuam para alavancar a produção agrícola no Nordeste goiano.

O projeto foi apresentado a Daniel Zonshine em agosto de 2023, quando o embaixador de Israel no Brasil visitou uma das propriedades que produzem manga e maracujá no município de Flores de Goiás. Na última quarta-feira (20/03), a iniciativa apresentou seus primeiros resultados. A coordenadora do Goiás Social e primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, realizou a colheita simbólica de maracujá em uma das propriedades beneficiadas pelo projeto.

No contexto da segurança pública, o governador enfatizou a necessidade de avançar na cooperação tecnológica com Israel, visando combater o narcotráfico, um desafio crescente na América Latina. Ao encerrar sua jornada por Israel, Caiado enfatizou que a parceria com o país é fundamental para fortalecer as estratégias de segurança em Goiás e no Brasil como um todo. “Fiquei encantado. Realmente foram dias inesquecíveis”, resumiu.

Fotos: Hegon Correa / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA