Agro

Governo de Goiás entrega máquinas agrícolas a 22 prefeituras

Publicado

em

Equipamentos foram adquiridos pela Seapa com recursos de emendas da bancada federal goiana no Congresso Nacional. Objetivo é apoiar agricultura familiar

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entregou nesta segunda-feira (27/11) 46 máquinas e equipamentos para apoiar atividades da agricultura familiar em 22 municípios goianos. A solenidade foi realizada na sede da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em Goiânia, e contou com a presença de gestores estaduais e federais, deputados federais goianos, prefeitos e secretários municipais.

Foram firmados termos de cessão de uso para 22 tratores agrícolas, 13 grades aradoras, duas retroescavadeiras, dois distribuidores de calcário, duas plantadeiras adubadeiras, duas colhedoras de forragens, uma carreta reboque, um caminhão basculante e um caminhão compactador. Os itens foram adquiridos pela Seapa com recursos de emendas da bancada federal goiana no Congresso Federal. A Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) repassou R$ 7 milhões por meio de convênios com contrapartida do Governo de Goiás.

Governo de Goiás entrega 46 máquinas e equipamentos para apoiar atividades da agricultura familiar em 22 municípios goianos

Governo de Goiás entrega 46 máquinas e equipamentos para apoiar atividades da agricultura familiar em 22 municípios goianos

Em seu discurso, o secretário Pedro Leonardo Rezende agradeceu aos deputados federais pela destinação de emendas e destacou a importância de fazer o maquinário chegar aos municípios. “Estes equipamentos são importantes para desenvolver políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, como apoiar os produtores que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Como entes públicos, nosso dever é proporcionar condições para que estes agricultores familiares participem do processo de crescimento do agronegócio goiano como um todo. Todos eles têm direito de usufruir deste bom momento por meio da inclusão produtiva”, afirmou.

Anfitrião do evento, o presidente da Emater, Rafael Gouveia, lembrou que o agricultor familiar geralmente não tem condição de adquirir tratores e outras máquinas de maior porte. “Eles recorrem às prefeituras, então, com a ida destas máquinas para os municípios, os prefeitos passam a ter meios para atender esses produtores, auxiliando para que possam avançar nas suas atividades”, afirmou. Gouveia também ressaltou a importância da parceria entre Seapa, Emater e bancada federal goiana. “Juntos, estamos estendendo a mão para aqueles que mais precisam”, concluiu.

Coordenadora da bancada goiana no Congresso Nacional, a deputada federal Flávia Morais citou o empenho dos parlamentares em destinar recursos aos municípios e garantiu mais recursos para máquinas e equipamentos. “Está mantida a emenda da bancada para o ano que vem. Vamos trabalhar para levar mais máquinas aos municípios, de forma que os prefeitos possam entregar mais aos pequenos produtores”.

O prefeito de Hidrolina, Eli Siqueira, falou em nome dos gestores municipais que assinaram os termos de cessão de uso das máquinas e equipamentos. Ele destacou o perfil municipalista da gestão do governador Ronaldo Caiado e agradeceu ao Governo de Goiás e à bancada federal goiana pela iniciativa. “Se não houvesse emendas, ficaria inviável administrar os municípios. São benefícios grandes. Ficamos eternamente agradecidos”, declarou. Além de Hidrolina, foram beneficiados os municípios de Avelinópolis, Catalão, Itapaci, Faina, Cavalcante, Iporá, Itapuranga, Serranópolis, Palestina, Firminópolis, Bonfinópolis, Paranaiguara, Sítio d’Abadia, Turvânia, Ipameri, Formoso, Pontalina, Rialma, Campinaçu, Ceres e Davinópolis.

As 46 máquinas e equipamentos entregues nesta segunda-feira se somam agora a outros 951 bens já repassados pelo Governo de Goiás desde 2019, dentro do projeto Mecaniza Campo. O total de municípios beneficiados chega a 243, com mais de R$ 202 milhões em investimentos realizados.

Fotos: Seapa / Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás

Comentários do Facebook

Agro

Governo de Goiás orienta pecuaristas sobre prazos e novas regras para declaração de rebanho

Publicados

em

Período para registrar informações no Sistema de Defesa Agropecuária começa no dia 1º de maio, mesma data de início da vacinação obrigatória contra raiva de herbívoros nos municípios de alto risco para doença

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), alerta os produtores rurais que começa no dia 1º de maio o prazo oficial da primeira etapa de declaração obrigatória de todo o rebanho existente nas propriedades rurais goianas e de vacinação contra a raiva de herbívoros no estado. O calendário, tanto de declaração quanto de imunização, está previsto na Portaria nº 182 da Agrodefesa, do dia de 10 de abril de 2024.

O documento estabelece que, no período de 1º de maio a 15 de junho deste ano, o pecuarista deverá imunizar animais de todas as idades de espécies bovina, bubalina, equídea (equina, muar, asinina), caprina e ovina nos municípios considerados de alto risco para a raiva em Goiás. Já o prazo para a declaração de rebanho nos 246 municípios goianos e de comprovação da vacinação antirrábica será de 60 dias, ou seja, de 1º de maio a 30 de junho.

A declaração deve ser realizada pelo Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), por meio de login e senha exclusivos do titular da propriedade. A orientação da Agrodefesa é que os dados informados na declaração sejam compatíveis com a realidade da propriedade, desde cadastro, quantidade de animais, mortes, nascimentos e evolução do rebanho.

A novidade deste ano é que o produtor terá que informar, de forma detalhada, o mês de nascimento de todos os bovinos e bubalinos que, na data da declaração, tenham entre zero e 12 meses de idade. Por causa dessa medida, que pode suscitar dúvidas no momento do preenchimento, os produtores que possuem até 50 cabeças de animais poderão fazer o lançamento das informações no Sidago de forma presencial nas Unidades Operacionais Locais (UOLs) da Agrodefesa. As equipes da Agência estarão disponíveis para receber o pecuarista e auxiliá-lo no lançamento dos dados no sistema. Não serão aceitas informações enviadas à Agência ou unidades via e-mail, fax ou Correios.

Produtor tem 60 dias para inserir dados sobre quantidade de animais e imunização do rebanho no Sidago, contando a partir de 1º de maio

Produtor tem 60 dias para inserir dados sobre quantidade de animais e imunização do rebanho no Sidago, contando a partir de 1º de maio

Segundo o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, o produtor goiano já conhece os calendários de declaração de rebanho e de imunização e tem cumprido a legislação. “Porém, é papel da Agência, por meio de orientação e educação sanitária, reforçar as datas e informar como proceder para efetuar os processos. Goiás é, hoje, referência na pecuária e muito se deve ao compromisso de produtores em manter a sanidade animal e ao trabalho desenvolvido pelos profissionais da defesa agropecuária”, destaca.

O diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Augusto Amaral, acrescenta que todos os dados devem ser cadastrados e atualizados no sistema, e estarem compatíveis com a quantidade que o pecuarista possui na propriedade. “Com essas informações, a Agrodefesa tem condições de monitorar os rebanhos, realizar ações pontuais e ainda promover respostas rápidas caso seja notificado algum foco de doença”, argumenta. “Esse trabalho protege o rebanho goiano e os produtores, bem como toda a sociedade, ao evitar a disseminação de doenças diversas”, reforça.

Etapas
A vacinação contra a raiva de herbívoros é realizada em duas etapas em Goiás, sendo a primeira de 1º de maio a 15 de junho; e a segunda de 1º de novembro a 15 de dezembro. O prazo passou a ser de 45 dias, a partir da segunda etapa de 2023, a pedido do setor produtivo rural. A Agrodefesa atendeu a demanda, com o intuito de proporcionar tempo hábil de imunização de todo o rebanho nos municípios de alto risco para a doença. Para mais informações, acesse goias.gov.br/agrodefesa ou procure o escritório local da Agrodefesa.

Fotos: Enio Tavares, Hellian Patrick e Adalberto Ruchelle / Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA