Agro

Governo de Goiás entrega 223 equipamentos agrícolas a 57 municípios

Publicado

em

Maior repasse já feito pela Secretaria de Agricultura foi viabilizado por emendas parlamentares, que ultrapassaram R$ 71 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entregou nesta quinta-feira (14/12) 223 maquinários e implementos agrícolas a 57 municípios goianos. A cessão de uso foi realizada por meio do programa Mecaniza Campo e é a maior da história da pasta.

“A importância desses equipamentos na manutenção das estradas e no desenvolvimento de nossas regiões é inegável”, declarou o vice-governador Daniel Vilela, que participou da cerimônia. Ele destacou que a entrega só foi possível graças ao empenho do governador Ronaldo Caiado em destravar as burocracias e a parceria com os deputados e senadores goianos. “Agradeço a todos os parlamentares que, ao longo dos anos, têm representado com responsabilidade nosso estado, garantindo melhores condições para os municípios goianos”, disse.

As 57 cidades foram beneficiadas com tratores, motoniveladoras, caminhões compactadores de lixo e implementos para a agricultura familiar. “Temos a oportunidade de realizar a maior entrega de equipamentos da história. Esses equipamentos chegam em um momento oportuno, coincidindo com o início do plantio, sendo de extrema importância para os produtores, especialmente os da agricultura familiar e pequenas propriedades rurais”, ressaltou o secretário da Agricultura, Pedro Leonardo.

A deputada federal e líder da bancada goiana na Câmara, Flávia Morais, reforçou que a entrega é fruto da união dos parlamentares. “Nossa bancada se preocupa em destinar recursos não apenas para grandes obras estruturantes, mas também para necessidades específicas das cidades.” O deputado Rubens Otoni, que também destinou emenda para o programa, destacou o trabalho conjunto da bancada federal e do Governo de Goiás. “Essa colaboração permitiu que mais municípios tivessem acesso a recursos provenientes do orçamento da União.”

A verba para aquisição dos equipamentos veio de emendas parlamentares de senadores e deputados goianos e suas bancadas. Para esta entrega recorde, além de Flávia Morais e Rubens Otoni, contribuíram a deputada Magda Mofatto e os ex-deputados Delegado Waldir, Giuseppe Vecci, Heuler Cruvinel, Jovair Arantes, Thiago Peixoto, Lúcia Vânia, Marcos Abrão, Pedro Chaves, Roberto Balestra e Fábio Sousa, além dos ex-parlamentares Ronaldo Caiado e Daniel Vilela.

Mecaniza Campo
Criado em 2019, o Mecaniza Campo já contemplou 244 municípios, seguindo as indicações de cidades feitas pelos parlamentares em suas emendas. Incluindo as entregas desta quinta-feira, 993 equipamentos já foram cedidos, com investimento total de cerca de R$ 200 milhões. Entre outros, o programa já entregou retroescavadeiras, caminhões basculantes, tratores agrícolas, pás carregadeiras, motoniveladoras e caminhões de lixo.

Os municípios beneficiados nesta última etapa são: Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alto Paraíso, Aporé, Aurilândia, Bela Vista de Goiás, Buriti de Goiás, Buritinópolis, Campos Belos, Cavalcante, Ceres, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Formoso, Goiandira, Goianésia, Goianira, Goiatuba, Guarani de Goiás, Guarinos, Inaciolândia, Itapirapuã, Itapuranga, Itarumã, Itauçu, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Joviânia, Jussara, Leopoldo de Bulhões, Mairipotaba, Montividiu do Norte, Nova Veneza, Ouro Verde, Ouvidor, Palmeiras de Goiás, Petrolina, Posse, Quirinópolis, Rialma, Sanclerlândia, Santa Rita do Araguaia, Santa Rita do Novo Destino, São Miguel do Passa Quatro, Taquaral, Terezópolis, Trombas, Uirapuru, Uruaçu, Valparaíso de Goiás, Varjão, Vianópolis, Vila Boa e Vila Propício.

Fotos: Jota Eurípedes / Vice-governadoria/Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás

Comentários do Facebook

Agro

Governo de Goiás orienta pecuaristas sobre prazos e novas regras para declaração de rebanho

Publicados

em

Período para registrar informações no Sistema de Defesa Agropecuária começa no dia 1º de maio, mesma data de início da vacinação obrigatória contra raiva de herbívoros nos municípios de alto risco para doença

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), alerta os produtores rurais que começa no dia 1º de maio o prazo oficial da primeira etapa de declaração obrigatória de todo o rebanho existente nas propriedades rurais goianas e de vacinação contra a raiva de herbívoros no estado. O calendário, tanto de declaração quanto de imunização, está previsto na Portaria nº 182 da Agrodefesa, do dia de 10 de abril de 2024.

O documento estabelece que, no período de 1º de maio a 15 de junho deste ano, o pecuarista deverá imunizar animais de todas as idades de espécies bovina, bubalina, equídea (equina, muar, asinina), caprina e ovina nos municípios considerados de alto risco para a raiva em Goiás. Já o prazo para a declaração de rebanho nos 246 municípios goianos e de comprovação da vacinação antirrábica será de 60 dias, ou seja, de 1º de maio a 30 de junho.

A declaração deve ser realizada pelo Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), por meio de login e senha exclusivos do titular da propriedade. A orientação da Agrodefesa é que os dados informados na declaração sejam compatíveis com a realidade da propriedade, desde cadastro, quantidade de animais, mortes, nascimentos e evolução do rebanho.

A novidade deste ano é que o produtor terá que informar, de forma detalhada, o mês de nascimento de todos os bovinos e bubalinos que, na data da declaração, tenham entre zero e 12 meses de idade. Por causa dessa medida, que pode suscitar dúvidas no momento do preenchimento, os produtores que possuem até 50 cabeças de animais poderão fazer o lançamento das informações no Sidago de forma presencial nas Unidades Operacionais Locais (UOLs) da Agrodefesa. As equipes da Agência estarão disponíveis para receber o pecuarista e auxiliá-lo no lançamento dos dados no sistema. Não serão aceitas informações enviadas à Agência ou unidades via e-mail, fax ou Correios.

Produtor tem 60 dias para inserir dados sobre quantidade de animais e imunização do rebanho no Sidago, contando a partir de 1º de maio

Produtor tem 60 dias para inserir dados sobre quantidade de animais e imunização do rebanho no Sidago, contando a partir de 1º de maio

Segundo o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, o produtor goiano já conhece os calendários de declaração de rebanho e de imunização e tem cumprido a legislação. “Porém, é papel da Agência, por meio de orientação e educação sanitária, reforçar as datas e informar como proceder para efetuar os processos. Goiás é, hoje, referência na pecuária e muito se deve ao compromisso de produtores em manter a sanidade animal e ao trabalho desenvolvido pelos profissionais da defesa agropecuária”, destaca.

O diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Augusto Amaral, acrescenta que todos os dados devem ser cadastrados e atualizados no sistema, e estarem compatíveis com a quantidade que o pecuarista possui na propriedade. “Com essas informações, a Agrodefesa tem condições de monitorar os rebanhos, realizar ações pontuais e ainda promover respostas rápidas caso seja notificado algum foco de doença”, argumenta. “Esse trabalho protege o rebanho goiano e os produtores, bem como toda a sociedade, ao evitar a disseminação de doenças diversas”, reforça.

Etapas
A vacinação contra a raiva de herbívoros é realizada em duas etapas em Goiás, sendo a primeira de 1º de maio a 15 de junho; e a segunda de 1º de novembro a 15 de dezembro. O prazo passou a ser de 45 dias, a partir da segunda etapa de 2023, a pedido do setor produtivo rural. A Agrodefesa atendeu a demanda, com o intuito de proporcionar tempo hábil de imunização de todo o rebanho nos municípios de alto risco para a doença. Para mais informações, acesse goias.gov.br/agrodefesa ou procure o escritório local da Agrodefesa.

Fotos: Enio Tavares, Hellian Patrick e Adalberto Ruchelle / Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA