Distrito Federal

Detran abre inscrições para Curso Mobilidade e Trânsito

Publicado

em


O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está com as inscrições abertas, até dia 24 de março, para o 7º Ciclo do Curso Mobilidade e Trânsito, do Programa Detran nas Escolas. O curso será realizado de 8 de abril a 8 de julho de 2021, totalmente na modalidade on-line, com duração de 120 horas e certificação emitida pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape).

Podem se inscrever professores da educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA). As inscrições devem ser realizadas no site Eape.

“A escola é nossa grande parceira na propagação da educação de trânsito. Sabemos que cada professor tem um potencial incalculável nessa rede de multiplicação e fortalecimento dos conceitos e das reflexões sobre as práticas necessárias a uma mobilidade segura, na nossa sociedade. Por isso, já capacitamos muitos profissionais da rede pública em todas as modalidades de ensino e estamos abrindo mais 2 mil vagas este ano, para ampliar cada vez mais o alcance desse projeto”, destaca o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

Cerca de 4 mil professores já participaram do Programa Detran nas Escolas. Para 2021, serão oferecidas 480 vagas para professores que atuam na educação infantil, 320 para os docentes do 1º ano, 320 para 2º ano, 320 para 3º ano, 320 para os 4º e 5º anos, 160 para aqueles que trabalham nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e 80 para os professores do ensino médio e EJA.

 Material didático

Para auxiliar no sucesso do desenvolvimento do programa na Unidade Escolar, os cursistas que atuam na educação infantil receberão o kit de jogos e os dos anos iniciais receberão o kit de livros, contendo o livro do professor e um livro do aluno para cada estudante da respectiva turma de regência. Todo o material foi desenvolvido com base no Currículo em Movimento do Distrito Federal e tem sincronia com a abordagem pedagógica das aprendizagens significativas.

“Nosso objetivo é levar às escolas a discussão e as reflexões sobre a temática mobilidade e trânsito integradas à base curricular, a fim de que a sociedade seja acessada por meio dos alunos dos diversos níveis escolares.

Para isso, desenvolvemos um material didático específico para cada modalidade de ensino, que ajudará o professor no desenvolvimento das atividades pedagógicas com seus alunos”, explica o diretor de Educação de Trânsito, Marcelo Granja.

 Detran nas Escolas

O Ciclo de Formação de Professores é uma das ações pedagógicas do Programa Detran nas Escolas, implementado por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 05/2020, firmado entre o Detran-DF e a Secretaria de Estado de Educação do DF. O objetivo da parceria é estabelecer a educação para o trânsito numa perspectiva da cultura de paz no trânsito e na garantia do direito à mobilidade segura.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA