Distrito Federal

DER recebe dia 26 propostas para construir viaduto

Publicado

em


Imagem mostra trecho da DF-250 em que será construída a obra / Foto: Divulgação/DER-DF

O DER-DF realiza no dia 26 de março, às 10h, licitação, no valor estimado de R$ 41.750.697,25 para a construção do viaduto do Paranoá/Itapoã. Em 60 dias, deverá ser assinado o contrato para a realização da obra em um ano.

É o que prevê o aviso de licitação nº 01/2021 do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) publicado nesta quarta-feira (3), na página 34 do Diário Oficial do DF.

Segundo o DER, cerca de 30 mil pessoas serão beneficiadas pela obra. O viaduto será construído no balão Itapoã/Paranoá, que liga a Estrada Parque Contorno (DF-001) ao entroncamento da Estrada Parque Tamanduá (DF-015) com a DF- 250.

“Quando o viaduto ficar pronto, o trânsito vai melhorar, e eu vou poder sair um pouco mais tarde de casa para ir ao trabalho”Ângela Bastos, operadora de caixa

Envelopes

Inicialmente, o certame estava marcado para 5 de março. Mas foi transferido para o próximo dia 26, quando serão entregues e abertas as propostas.

As propostas de preços serão entregues em  envelopes na Sala de Comissão Julgadora Permanente (CJP), na sede do órgão.

Serão analisadas pela comissão e posteriormente haverá a divulgação das empresas habilitadas a participar da concorrência. Em seguida, haverá a escolha da empresa vencedora do certame.

A última fase é a assinatura do contrato e na sequência a assinatura da ordem de serviço, para início imediato dos trabalhos.

Início no 1º semestre

Os serviços estão previstos para serem iniciados ainda no primeiro semestre deste ano, com recursos provenientes da Caixa Econômica Federal.

5,3 kmTrecho a ser duplicado na DF-250

“Estamos no caminho certo para realizar a demanda da população do Paranoá. Esta obra vai proporcionar mais fluidez e possibilitar mais conforto e segurança para os milhares de motoristas que trafegam diariamente por aqui”, explicou o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Júnior.

A expectativa da realização da obra toma conta da operadora de caixa Ângela Bastos, de 32 anos. Segundo ela, o viaduto vai facilitar a vida dos motoristas. “Quando o viaduto ficar pronto, o trânsito vai melhorar e eu vou poder sair um pouco mais tarde de casa para ir ao trabalho”, projetou.

Mais melhorias na DF-250

Está prevista para 12 de março, a partir das 10h, na sede do DER, a abertura das propostas para a duplicação dos 5,3 km da DF-250 no trecho entre a DF-001 e a DF-015 até o acesso a Sobradinho dos Melos.
O investimento para a melhoria do trecho será de mais de R$ 11 milhões. Os serviços devem gerar 400 oportunidades de emprego.

*Com informações do DER

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA