Geral

COP 27: Governador Wanderlei Barbosa aborda bons resultados de políticas ambientais e enaltece a importância do cerrado para governadores de 10 países

Publicado

em

Ao debater a importância das florestas e ecossistemas para o planeta, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, abordou a diversidade e importância dos biomas tocantinenses, em especial o Cerrado. Também reforçou que os resultados positivos das políticas ambientais ajudaram nas negociações de crédito de carbono no Estado. O Governador fez estas declarações nesta quarta-feira, 16, durante o painel “Mapeando a ação climática subnacional por intermédio da conservação que beneficia as pessoas e o planeta”, que reuniu os membros da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas – GCF, instância que reúne 39 governadores de dez países.

Esse painel faz parte da programação da 27ª edição da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 27, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Participam do GCF governadores do Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Equador, Peru, México, Espanha, Costa do Marfim, Nigéria e Indonésia, que apóiam o esforço de redução das emissões dos gases de efeito estufa e a promoção da inclusão social.

Biomas tocantinenses

O Tocantins é um estado formado por diferentes biomas, com predominância do Cerrado, entretanto 9% de seu território possui bioma Amazônia, conforme lembrou Wanderlei Barbosa no painel. O Governador também destacou as políticas realizadas pelo Estado para proteger esses ecossistemas e melhorar os índices de redução desmatamento ilegal. “Somos o segundo estado da região norte do Brasil que mais reduziu o desmatamento ilegal no ano passado. Além disso, temos também três grandes parques de proteção ambiental que estão protegidos, onde não se pode fazer abertura para a agricultura. Com isso temos um território com mais de 70% da sua área ambientalmente protegida”, destacou. 

Ainda durante o seu pronunciamento, Wanderlei Barbosa citou os projetos voltados para a redução dos focos de incêndio, em especial no cerrado. “Reduzimos 34% dos focos de incêndio com a realização de campanhas de orientação às populações tradicionais, ribeirinhas e rurais”, destacou. 

Créditos de Carbono

O Governador também fez pontuações sobre as negociações da elegibilidade e transação de carbono florestal oriundo de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), ao ser questionado a respeito. “Essas ações efetivas de proteção ambiental fazem com que as empresas se interessem pelos nossos produtos. Nossas negociações com a Mercuria já estão bastante evoluídas. Temos uma reunião muito importante amanhã com a multinacional. Estamos também alinhando com as leis na Assembleia Legislativa do nosso Estado, para fortalecer essas ações e para que possamos receber mais recursos. Já existe um pré-acordo de R$ 15 milhões para começar esse projeto”, afirmou.

Recentemente, o Governo do Tocantins publicou o resultado preliminar do edital de Chamamento Público nº 001/2022 para selecionar parceiros interessados em contribuir no processo de elegibilidade do Estado perante os padrões internacionais e também adquirir créditos de carbono florestal do Tocantins. A empresa que cumpriu os critérios exigidos e se classificou para a fase de negociação foi a suíça Mercuria Energy Trading. 

GCF

O GCF é uma força tarefa subnacional estabelecida com base em um memorando de entendimentos, assinado em 2008, que fornece a base para a cooperação em inúmeros assuntos relacionados à política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa. Um total de 39 estados e províncias do Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México, Nigéria e Peru trabalham para construir programas jurisdicionais robustos que integrem políticas de REDD+ e outras ações que reduzam as emissões de gases causadores do efeito estufa.

Wanderlei Barbosa destacou as políticas realizadas pelo Governo do Tocantins para proteger os ecossistemas do Estado e melhorar os índices de redução desmatamento ilegal – João Di Pietro/Governo do Tocantins

O GCF é uma força tarefa subnacional que reúne 39 governadores de 10 países e que fornece a base para a cooperação em política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa – João Di Pietro/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA