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Em feito inédito, Governo do Tocantins amplia o direito à identidade civil para toda a população tocantinense

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Assim que tomou posse como governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa colocou em prática a ampliação dos Núcleos de Identificação em todo o território estadual. Até outubro de 2021, o Estado contava com pouco mais de 80 unidades. Atualmente, já são 110, o que representa um crescimento de 32,5% a mais de locais para emissão da Carteira de Identidade e Atestado de Antecedentes Criminais.

Em sua gestão, Wanderlei Barbosa inaugurou 27 novos Núcleos de Identificação em municípios cuja população anteriormente precisava se deslocar até outra cidade para, por exemplo, conseguir retirar a Carteira de Identidade. “O Governo do Tocantins está proporcionando cidadania e facilitando a vida dos usuários que necessitam dos serviços desses órgãos estaduais”, destaca o Governador.

As novas unidades de atendimento representam uma antiga demanda das prefeituras. Os serviços oferecidos por esses Núcleos de Identificação são potencializados com o apoio dos órgãos municipais. É o caso da cidade de Peixe, que teve a sua unidade inaugurada em junho deste ano e, em pouco mais de três meses, já emitiu 321 certidões de Registro Geral (RG). De acordo com o secretário de Gestão e Finanças do município, Adilson Ribeiro da Silva, tanto a Prefeitura quanto a Câmara Municipal de Peixe fazem o trabalho de atendimento direto entre o cidadão e o Núcleo de Identificação, possibilitando que pessoas em situação de vulnerabilidade social consigam emitir ou atualizar seus documentos.

A assistente social Alzira Abreu, de 68 anos, que trabalha na administração municipal, conta que era comum as pessoas procurarem a prefeitura para conseguir transporte até Gurupi ou Palmas para regularizar a documentação. “A gente tinha dificuldade demais, então foi muito valioso esses postos nos municípios do interior”, afirma. Alzira Abreu relata que procurou o Núcleo para auxiliar uma cidadã atendida pela assistência social de Peixe, beneficiária de programas sociais e que está com o nome da mãe errado na identidade, acarretando em diversos problemas.

O chefe do Núcleo de Gurupi, Weidson Mendes de Faria, responsável pela unidade de Peixe e de outros municípios da região sul do Tocantins, explica que a parceria entre Prefeitura e Estado é importante para que o serviço seja expandido, também aos residentes dos distritos, dos assentamentos e da zona rural. “Em cada posto de identificação, temos uma parceria com o município e fazemos esse atendimento regional, logo, tivemos um aumento significativo na procura. Muita gente que está um pouco mais distante e teria que vir até Gurupi desistia, porque dependia da prefeitura ou de uma carona”, informou. Ele também projeta a expansão do projeto para outros municípios da região. “Nós estamos articulando uma unidade para Jaú e Aliança, que são cidades pequenas, mas têm uma zona rural grande”, explica Weidson Mendes de Faria.

Novos Núcleo de Identificação

Além de Peixe, foram abertos, desde novembro do ano passado, outros 26 Núcleos de Identificação, nos municípios de Ananás, Paranã, Almas, Wanderlândia, Ponte Alta do Tocantins, Brejinho de Nazaré, São Miguel do Tocantins, Dois Irmãos, Talismã, Cariri do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Oliveira de Fátima, Silvanópolis, Sandolândia, Itaguatins, Bandeirantes do Tocantins, Pau D’Arco, Pindorama, Conceição do Tocantins, Taipas, Luzinópolis, Cachoeirinha, Sítio Novo do Tocantins, Maurilândia do Tocantins, na Assembleia Legislativa, em Palmas, e no Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), também na Capital. Juntos, as recém-inauguradas unidades dos Núcleos de Identificação já emitiram, até o final de setembro deste ano, mais de 8 mil documentos de identidade.

“Nosso compromisso é descentralizar os serviços para aproximar os tocantinenses do direito que eles têm de ter seu documento de identidade em mãos. Começamos esse trabalho lá atrás e agora estamos aperfeiçoando. As parcerias com as prefeituras são fundamentais e tenho falado aos prefeitos que faremos um trabalho confiando na capacidade administrativa de cada um”, enfatiza o governador Wanderlei Barbosa.

Os Núcleos de Identificação têm como função proporcionar o serviço de emissão da 1ª e 2ª via de Carteira de Identidade (RG) e do Atestado de Antecedentes Criminais. Os trabalhos são coordenados pela Superintendência de Polícia Científica, por meio do Instituto de Identificação, instituições ligadas à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). 

Conforme o Instituto de Identificação da SSP, foram mais de 130 mil carteiras de identidade entregues entre novembro de 2021 e setembro de 2022, nos três Núcleos Seccionais (Arraias, Miracema e Tocantinópolis), nos oito Núcleos Regionais (Araguatins, Araguaína, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional), nos 15 Núcleos Estaduais (Instituto de Identificação – sede, Assembleia Legislativa, Alvorada, Augustinópolis, Detran, Figueirópolis, Goiatins, Luzimangues, Natividade, Paranã, Pedro Afonso, Taguatinga, Taquaralto, Taquaruçu e Xambioá) e nos 83 Núcleos Municipais.

Benefícios

Quem aproveitou a abertura de um novo Núcleo de Identificação municipal foi Cassiane Gomes Matos Santana, moradora de Peixe. Doméstica de 31 anos, ela estava utilizando uma fotocópia colorida do seu documento há quase cinco anos, o que na prática não tem validade de identificação. “Tenho a guarda compartilhada do meu filho e viajamos para o Maranhão, pelo menos, duas vezes ao ano. Na última viagem que fizemos, em agosto, precisei buscar uma autorização no núcleo de Peixe, porque não aceitavam a cópia colorida. Aproveitei, fiz a solicitação da minha 2ª via e da 1ª via do meu filho. Em 30 dias, conseguimos pegar nossa documentação”, recorda. Cassiane Santana afirma que não havia atualizado o documento antes, porque teria que marcar horário para um atendimento em Gurupi e o prazo era de até 90 dias para a entrega.

Nilva Aparecida Ângelo é funcionária pública de Brejinho de Nazaré, município a 102 km da Capital, e também revelou que tinha dificuldade de acesso ao serviço de atualização do seu documento de identidade. “Além da distância que precisava ser percorrida até o Instituto de Identificação em Palmas, a gente ainda precisava lidar com a questão financeira do deslocamento. Às vezes, a pessoa não tem essa possibilidade de estar pagando passagem e alimentação na Capital, que era o local mais próximo de Brejinho para fazermos essa atualização”, complementa. Para Nilva Aparecida, a abertura de um Núcleo no município estimulou a população da região a emitir novas vias do seu documento de identidade.

Outra história parecida é a do lavrador e vaqueiro Antônio José Gomes Neto, de 58 anos, que reside na zona rural de Ponte Alta. Ele havia emitido seu primeiro RG aos 18 anos. Só agora, após a abertura de um Núcleo de Identificação em Ponte Alta do Tocantins, 40 anos depois, ele atualizou o seu documento. “Além de que antes era muito difícil. Quem mora na zona rural quase não faz nada com esses documentos, aí acha que tá [sic] bom toda a vida. Agora, estou fechando um negócio e foi preciso trocar. Ter vindo para Ponte Alta foi bom demais. Para nós, foi uma benção, porque a gente não precisa gastar mais muito dinheiro indo até Porto Nacional”, reforça.

Governador Wanderlei Barbosa afirma que parceria com as prefeituras é fundamental para ampliação dos Núcleos de Identificação no Estado – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Assistente social Alzira Abreu, que trabalha na Prefeitura de Peixe, afirma que é muito valioso para a população o acesso aos serviços dos Núcleos de Identificação – Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

O chefe do Núcleo de Identificação de Gurupi, Weidson Mendes de Faria, explica que a parceria entre a prefeitura e o Estado amplia o atendimento para a população dos distritos, assentamentos e áreas da zona rural – Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Cassiane Gomes Matos Santana, que mora no município de Peixe, afirma que, em 30 dias, conseguiu ter a documentação sem precisar se deslocar até outra cidade – Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Para a funcionária pública Nilva Aparecida Ângelo, de Brejinho de Nazaré, a abertura de um núcleo na cidade estimulou a população da região a emitir novas vias do seu documento de identidade – Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Antônio José Gomes Neto mora na zona rural de Ponte Alta do Tocantins e diz que, após a abertura de um Núcleo de Identificação, ele conseguiu atualizar o documento – Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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