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Começa processo para aprimorar assistência social

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Começou nesta quinta-feira (16) o processo democrático para aprimoramento da política de assistência social do Distrito Federal, com a realização da primeira de sete conferências regionais preparatórias para a XIV Conferência Distrital de Assistência Social, marcada para o dia 21 de outubro.

Precisamos pensar, dialogar e construir propostas para que tenhamos um Suas mais eficiente para quem dele necessita, mais atuante no Distrito FederalKariny Alves, presidente do CAS-DF

Nesses encontros serão apresentadas e debatidas propostas para a política e eleitos delegados(as) que vão representar os participantes no debate distrital e nacional, previsto para dezembro. Nesta primeira conferência, 230 pessoas, entre usuários, servidores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) dessas regiões, se inscreveram para contribuir para o fortalecimento da política pública.

A primeira Conferência Regional de Assistência Social Região Central e Centro-Sul teve como foco ouvir as propostas de usuários e trabalhadores de entidades e unidades socioassistenciais das regiões administrativas do Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Lago Sul, Lago Norte, Varjão, SIA, SCIA-Estrutural, Núcleo Bandeirante, Park Way, Guará e Candangolândia.

“As conferências são um momento de avaliarmos o que está sendo feito na política de assistência social e pensarmos, conjuntamente, em um processo de aprimoramento dos nossos serviços, programas, ações e benefícios. Precisamos pensar, dialogar e construir propostas para que tenhamos um Suas mais eficiente para quem dele necessita, mais atuante no Distrito Federal”, ressaltou a presidente do Conselho de Assistência Social do DF (CAS-DF), Kariny Alves, durante a abertura do evento.

Nas conferências, os participantes pensam, conjuntamente, em um processo de aprimoramento dos serviços, programas, ações e benefícios prestados à população do DF | Fotos: Renato Raphael/Sedes

Segundo a gestora, também subsecretária de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), um dos pontos de destaque das conferências será o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos profissionais da assistência social para manter o suporte às famílias em risco social e ampliar a capacidade de atendimento, tendo em vista que houve um aumento expressivo do número de pessoas que perderam a renda e passaram a depender do Estado por causa da pandemia da covid-19.

“É o momento de discutirmos questões e propostas relativas ao nosso território, que, por exemplo, tem um desafio em relação ao grande número de pessoas em situação de rua e combate ao trabalho infantil”Juliana Castro, gerente do Creas Brasília

“O CAS-DF reconhece o trabalho feito neste período de pandemia pelos profissionais do Suas, tanto da Sedes quanto da rede parceira, as Organizações da Sociedade Civil. Foi um trabalho essencial. Nós estávamos vivenciando incertezas, houve um agravamento da situação de vulnerabilidade de muitas famílias, de muitas perdas e os trabalhadores responderam a isso, se colocaram não linha de frente”, reforça Kariny Alves.

Na abertura do processo conferencial, ao fazer um balanço das ações da Sedes durante a pandemia, a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, destacou a contratação de mais de 500 novos servidores para área social neste último ano, incluindo os nomeados que foram também para a Secretaria de Justiça (Sejus) e a Secretária da Mulher, além da criação do Programa Cartão Prato Cheio, que garante alimentação de quase 40 mil famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Ana Marra destacou ainda que a atual gestão conseguiu tirar do papel e  implementou deliberações de conferências anteriores. “É com muita alegria que digo que o DF implementou a primeira República LGBTQI+ do país, uma reivindicação antiga e já apresentada em outros processos conferenciais. Também conseguimos abrir o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em São Sebastião. Tudo isso só mostra o comprometimento desse governo com a área social”, afirma.

Realizada de modo virtual, a conferência não pôde ser concluída devido a problemas técnicos

Região Central e Centro-Sul

A Região Central e Centro-Sul abrange o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Brasília e o Creas Brasília; o Creas da Diversidade, voltado especificamente para atender situações de discriminação por orientação sexual, identidade de gênero, raça, etnia ou religiosidade; o Centro POP Brasília, que atende população em situação de rua; a UPS 24 horas; o Cras, Creas e Centro de Convivência Estrutural; Cras Varjão; Cras e Creas Núcleo Bandeirante e o Centro de Convivência Divineia; Cras Candangolândia; Cras Guará e a República para Jovens.

“É o momento de discutirmos questões e propostas relativas ao nosso território, que, por exemplo, tem um desafio em relação ao grande número de pessoas em situação de rua e combate ao trabalho infantil”, explica a gerente do Creas Brasília, Juliana Castro, que foi a representante do território na conferência desta quinta.

A servidora, no entanto, pontua que as conferências também são um momento de reflexão. “Quando nós paramos para avaliar o que está sendo feito e o que precisa ser feito, nos damos conta do que nós já fazemos. Muitas vezes, na angústia do dia a dia, não prestamos atenção nisso. Quando paramos para analisar, como agora, podemos ver que o trabalhador do Suas dá o máximo de si ali, temos que olhar isso também e não só olhar o que falta”, avalia Juliana.

Problema na rede

Devido a problemas técnicos e em respeito aos participantes, a Conferência Regional de Assistência Social Região Central e Centro-Sul teve de ser interrompida, após sucessivas quedas na conexão de internet. Os debates, a eleição dos delegados (as) e a plenária final dessa regional serão realizados nos próximos dias, em data a ser divulgada pelo Conselho de Assistência Social do DF (CAS-DF), responsável pela organização dos eventos.

Como a conferência é on-line para manter o distanciamento social não foi possível concluir o debate. “Nós, da comissão organizadora e a Mesa Diretora do CAS-DF, chegamos ao entendimento de que é melhor suspendermos a realização da Conferência Regional de Assistência Social Região Central e Centro-Sul considerando a instabilidade do sistema, na plataforma de transmissão.

“Consideramos que esse é um trabalho extremamente importante. Por isso, retornaremos em outro momento, em outra data para que realmente vocês possam contribuir, consigam apresentar propostas e fazer uma discussão de qualidade. Agradeço a compreensão de todos”, informou Kariny Alves, presidente do CAS-DF.

A próxima Conferência Regional de Assistência Social Região Leste, que abrange São Sebastião, Jardim Botânico, Itapoã e Paranoá, está mantida para a próxima terça-feira (21), a partir das 8h.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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