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Colha & Pague faz a diversão da criançada na 25ª Feira do Morango

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O Colha & Pague, atividade realizada pela Emater-DF, teve suas primeiras visitas da 25ª Feira do Morango de Brasília neste sábado (4). Na Chácara Fukushi, certificada na produção de orgânicos, o evento atraiu famílias inteiras, principalmente as crianças, que puderam passar pela experiência de colher morangos do pé e comer à vontade no local.

Heitor, de nove anos, que participou da visita com a mãe, a professora Paula Nogueira Silva, 49, e o pai, Emerson Patrício, 38, estava empolgado com a experiência. “Tô querendo fazer uma coleção de morangos”, contou enquanto os apanhava, sem saber dizer quanto tempo duraria a coleção.

E ele não estava sozinho. Até Caetano, de apenas um ano, comeu morangos no meio da plantação. Ele estava tão à vontade com o ambiente que até dormiu no colo do pai, o bancário Sérgio Amaral dos Santos, 45. Enquanto isso, a mãe do menino, a enfermeira Lorayne Andrade, 37, dava conta da irmã dele, Clarice, de três anos. “Ela também não perde tempo”, disse.

Eles não eram os únicos a se equilibrar entre os canteiros de morangos e as crianças. A família do servidor público André Libreron, 40, e da personal organizer Jaluza Libreron, 37, se revezava entre colher, comer e administrar as crianças. “Só não saberia dizer se quem está gostando mais são eles ou eu”, revelou Jaluza.

Crianças deram um colorido todo especial à atividade. Além de comer o morango, se divertiram em meio à plantação. Foto: Divulgação/Emater

Chácara Fukushi

A propriedade é gerida pelo produtor rural João Mitiyuki Fukushi, 70 anos, que chegou em Brasília na metade dos anos de 1970 já com a intenção de plantar morangos. Se instalou na região de Brazlândia por entender que a localização e o clima seriam favoráveis ao cultivo.

Fukushi começou plantando morango convencional, mas iniciou a produção orgânica pouco tempo depois, em 1986, quando o tema ainda era muito pouco difundido. “Assisti a uma palestra de um japonês em São Paulo que falou sobre microorganismos eficientes e isso abriu meus olhos, porque a gente pensa que a terra não tem vida, mas ela é cheia de microorganismos que dão vida a ela e preparam todo o ambiente para a planta”, conta.

O produtor diz que o palestrante fez um comparativo entre a produção agrícola milenar do Japão antes da Segunda Guerra Mundial, quando não se usavam defensivos, e depois da guerra, e concluiu que a produtividade era maior e mais duradoura quando o cultivo era mais natural. “Aquilo me fez pensar a tecnologia moderna e voltar ao passado. Abracei aquilo pra minha vida”, lembra.

Os primeiros anos não foram fáceis. O agricultor chegou a quebrar porque os consumidores olhavam com desconfiança para a produção orgânica, mas nunca desistiu. A produção dele é pequena. São 15 mil pés, no total. Mas é o que garante o sustento da família.

Próxima edição

No próximo sábado (11) haverá outra edição do Colha & Pague na Chácara Fukushi. Para participar, é necessário fazer um pré-cadastro no site do Põe na Cesta. Os interessados deverão indicar a data e o horário em que desejam fazer o passeio. Ao todo, serão quatro turmas nos horários de 9h, 10h30, 14h e 15h30. Após este procedimento, a equipe organizadora entrará em contato para confirmar a inscrição.

15 milé o total de pés de morango plantados na Chácara Fukushi

A localização da propriedade será enviada por whatsapp, para que o visitante possa chegar ao local seguindo a rota enviada. Por se tratar de área rural, com pontos sem sinal de internet, os organizadores recomendam que o mapa seja aberto antes do deslocamento.

A taxa de adesão é de R$ 45 para adultos e crianças com idades a partir de 10 anos. Crianças de 5 a 10 anos e pessoas com mais de 60 pagam meia. Crianças menores de quatro anos não estão isentas de taxas. Nestes valores estão incluídos a visita à plantação, consumo da fruta no local e suco de morango. O pagamento dos ingressos deverá ser feito via PIX.

Os que desejarem colher para levar para casa também terão a oportunidade. Neste caso, será cobrado o valor de R$ 30 o quilo. Além disso, haverá geleias de morango orgânico disponíveis para venda. Os morangos e geleias comprados à parte poderão ser pagos em dinheiro, cartão de crédito ou PIX (se houver internet no local).

Devido à pandemia de covid-19 e ao decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) sobre cuidados sanitários, os grupos serão pequenos, de no máximo 20 pessoas. Portanto, quem quiser fazer o passeio precisa agendar o quanto antes.

Feira do Morango

A 25ª Feira do Morango de Brasília abriu oficialmente nesta sexta-feira (3). Ela segue em todo este fim de semana até o feriado de 7 de Setembro, e também no fim de semana seguinte (dias 10, 11 e 12). O horário de funcionamento é das 10h às 22h e o acesso é livre.

Devido à pandemia, o uso de máscaras é obrigatório, tanto nos espaços fechados quanto ao ar livre. Em todos os estandes, há álcool em gel disponível.

O evento é organizado pela Arcag e Instituto Rosa dos Ventos, com apoio da Emater-DF, Administração Regional de Brazlândia e Secretaria de Turismo.

*Com informações da Emater

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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