Nacional

Chuvas provocam alagamentos na Baixada Fluminense

Publicado

em


A chuva forte que caiu entre ontem (1º) e a manhã de hoje (2) no Rio de Janeiro provocou alagamentos na Baixada Fluminense. Nos municípios de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Mesquita, a chuva forte provocou o transbordamento de rios.

Em Mesquita, um homem morreu eletrocutado ao sofrer uma descarga elétrica, quando passava por dentro d’água na região central do município. Segundo a prefeitura municipal, uma força-tarefa está fazendo vistoria em residências, desobstrução de vias e limpeza da cidade.

Nova Iguaçu está em alerta máximo, devido principalmente às cheias dos rios Botas e Iguaçu. Segundo a prefeitura, durante a madrugada choveu 166 milímetros (mm) em apenas quatro horas, 175% do volume esperado para todo o mês de abril.

Os bairros de Moquetá e Km 32 foram os mais afetados pela chuva e a Defesa Civil municipal recebeu 141 pedidos de vistorias. No Hospital Geral de Nova Iguaçu, houve infiltrações em dois CTIs. Em um deles, 13 pacientes tiveram que ser transferidos para os setores de pós-operatório.

Em Belford Roxo, em apenas duas horas, choveu 228 mm, obrigando pelo menos 300 pessoas a deixar suas casas. Cerca de 180 pontos de alagamento foram registrados e houve deslizamentos nos bairros Shangrilá e Santa Maria.

Maricá

Em Maricá, também localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, o rio Mumbuca também teve elevação em seu nível. Parte da ponte Mumbuca cedeu e equipes da prefeitura estão trabalhando para atender a pedidos de socorro e realocar famílias.

Já no município vizinho de Saquarema, em 24 horas choveu 160 mm, volume esperado para o mês inteiro. Algumas pontes foram danificadas e foram registrados pontos de alagamento, quedas de muros e de árvores. Equipes da prefeitura estão trabalhando para reconstruir o acesso aos bairros mais atingidos.

Edição: Aécio Amado

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Publicados

em

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA