Política

CCJ faz reunião nesta quinta-feira, 2, com três processos para deliberação. Colegiado é presidido pelo deputado Dr. Antonio

Publicado

em

Os parlamentares membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) se reúnem nesta quinta-feira, 2, às 14 horas, sob coordenação do presidente do colegiado, deputado Dr. Antonio (UB). Na pauta do encontro, três processos de autoria parlamentar para deliberação e oito vetos oriundos do Executivo, habilitados à distribuição. 

A reunião híbrida poderá ser acompanhada pela população em geral e imprensa pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

O ensino de canto e aprendizagem dos hinos Nacional e do Estado de Goiás nas atividades escolares são propostos pelo deputado Coronel Adailton (PRTB), no texto do processo nº 6480/21, com parecer pela aprovação. Na justificativa, o propositor assinala que “o Hino Nacional brasileiro é um dos símbolos nacionais de maior relevância em nossa história”.

A melodia do Hino Brasileiro foi composta por Francisco Manuel da Silva, no ano de 1831, em razão da abdicação de Dom Pedro I. A letra foi escrita por Joaquim Osório Duque-Estrada, em 1909, e escolhida através de um concurso que recebeu 29 composições. 

Já o hino goiano, introduzido em 1919, foi alterado em 2001. O hino original de 1919, com letra de Antônio Eusébio de Abreu Júnior e música de Custódio Fernandes Góis, foi promulgado pela Lei Estadual nº 650, de 30 de julho de 1919. Em 2001, o hino foi revogado por uma nova versão, de autoria de José Mendonça Teles e melodia de Joaquim Jayme, sancionada pela Lei Estadual nº 13.907, de 21 de setembro de 2001. 

Rol de processos

Favorável 

Processo nº 758/19 – Deputado Karlos Cabral – Declara de utilidade pública a Associação Casa da Esperança, com sede no município de Rio Verde. Relatado pelo deputado Antônio Gomide.

Processo nº 6480/21 – Deputado Coronel Adailton – Altera a Lei Complementar n° 26, de 28 de dezembro de 1998, que estabelece as diretrizes e bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás. Relatado pelo deputado Wilde Cambão pela diligência. 

Processo nº 1285/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Altera a Lei n° 19.587, de 10 de janeiro de 2017, que estabelece normas gerais para a realização de concursos públicos na administração pública estadual. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Vetos

Distribuição

Processo nº 10052/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 75, de 31 de março de 2022, de autoria do deputado Chico KGL, voltado a instituir a Nova Política Tributária do Estado de Goiás. 

Processo nº 10053/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 103, de 19 de abril de 2022, de autoria do deputado Karlos Cabral, que institui a Política de Assistência Fonoaudiológica, Psicológica e Social na rede pública estadual de ensino.

Processo nº 10054/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 104, de 19 de abril de 2022, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado, que dispõe sobre a implantação das técnicas de justiça restaurativa na resolução dos conflitos ocorridos no ambiente escolar da rede pública estadual.

Processo nº 10055/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 107, de 19 de abril de 2022, de autoria do deputado Bruno Peixoto, que autoriza o uso de imagens provenientes de câmeras de segurança para defesa prévia e recurso de infrações de trânsito.

Processo nº 10056/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 112, de 19 de abril de 2022, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado, voltado a instituir a Política Estadual de Incentivo à Redução de Consumo de Materiais Plásticos.

Processo nº 10057/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 113, de 19 de abril de 2022, de autoria do deputado Dr. Antonio. O texto estabelece as normas para o serviço de atendimento médico de urgência quanto à remoção de pacientes para hospitais privados. 

processo nº 10058/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 128, de 19 de abril de 2022, de autoria do deputado Bruno Peixoto. A matéria dispõe sobre o Programa de Regularização e Quitação de Imóveis (PRQI), financiados aos mutuários da Agehab e antiga Companhia de Habitação de Goiás (Cohab-GO), e revoga a Lei nº 14.141, de 2 de maio de 2002.

Processo nº 10088/22 – Veto parcial da Governadoria ao autógrafo de lei nº 305, de 3 de maio de 2022, de autoria do Executivo estadual. O texto altera a Lei nº 16.690, de 4 de setembro de 2009, que autoriza a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) a conceder bolsa de pesquisa e formação científica, de mestrado, de doutorado, de estágio pós-doutoral e de apoio técnico à pessoa física e subvenção e transferência de capital à pessoa jurídica pública ou privada ou a realizar projetos conjuntos.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA