Distrito Federal

Campo sintético da Vila Planalto está em construção

Publicado

em


“Além de oferecermos espaço coletivo adequado para a prática desportiva, vamos reforçar a função social desta importante praça para a comunidade” Luciano Carvalho, secretário de Obras

Demanda antiga da população, o tão aguardado campo de grama sintética da Praça Rabelo, na Vila Planalto, saiu do papel e agora começa a se transformar em realidade. No prazo de 120 dias, esse importante espaço de lazer da comunidade local estará liberado para uso. A empresa Delco Comércio e Construções Ltda, que venceu a licitação por apresentar o melhor orçamento, já iniciou os trabalhos. O investimento é de R$ 883.131,33, com previsão de geração de 60 empregos diretos e indiretos.

Projeto do campo prevê ampliação das calçadas ao redor do espaço esportivo | Foto: Divulgação/Secretaria de Obras

O campo terá a dimensão de 89 metros de comprimento por 54,5 metros de largura, incluindo 3 metros de afastamento em relação ao perímetro destinado à cobrança de laterais e escanteios. No entorno, será erguido alambrado de proteção. O projeto também prevê a construção de calçadas a partir do passeio atual, melhorando a urbanização da Praça Rabelo com a inclusão de equipamentos como bancos e lixeiras.

Espaço readequado

O secretário de Obras, Luciano Carvalho, se diz satisfeito com os trabalhos, que contemplam um desejo de toda a comunidade. “Além de oferecermos espaço coletivo adequado para a prática desportiva, vamos reforçar a função social desta importante praça para a comunidade”, afirma.

A secretária executiva de Obras e Infraestrutura, Janaína Chagas, também está entusiasmada com o trabalho. “A execução desse projeto vai oferecer espaço adequado para complementar as atividades educacionais, esportivas e de saúde para todos os moradores da Vila Planalto”, resume.

*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA