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Campanha vai doar absorventes para 5 mil alunas da rede pública

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“Essa campanha é muito importante para a vida de tantas adolescentes no Distrito Federal que não têm acesso a um absorvente”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

Em apenas um mês, a campanha “Dignidade Feminina – Da transformação de meninas a mulheres: mais cidadania e menos tabu”, sob coordenação da Secretaria de Justiça e Cidadania em parceria com setes outras secretarias do GDF, conseguiu arrecadar 150 mil unidades de absorventes para serem disponibilizadas para estudantes em situação de vulnerabilidade que integram a rede pública do Distrito Federal.

“Essa campanha é muito importante para a vida de tantas adolescentes no Distrito Federal que não têm acesso a um absorvente”, revelou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

De acordo com a chefe da pasta, o número possibilita que a campanha atenda 5 mil meninas das escolas públicas em período menstrual. Cada uma deve receber 3 pacotes com 10 unidades. A quantidade foi atingida após a doação de 100 mil unidades pela empresa Sustentare Saneamento.

A solenidade para receber a doação de absorventes contou com a participação das secretárias das pastas que apoiam a campanha | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A contribuição foi entregue em solenidade nesta quinta-feira (18), no Salão Israel Pinheiro, no Palácio do Buriti. Estiveram presentes as secretárias Marcela Passamani (Justiça e Cidadania), Hélvia Paranaguá (Educação), Gisele Ferreira (Esporte e Lazer), Vanessa Mendonça (Turismo) e Luana Machado (Juventude), que assinaram o termo de doação junto a Rejane Costa, superintendente regional da empresa Sustentare Saneamento.

“É tão bom ver que o sonho se tornou realidade. Já imagino como será levar (os absorventes) nas escolas para as meninas. Olho para esses pacotes e já vejo os sorrisos delas”, destacou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. Ela lembrou que uma em cada quatro meninas falta às aulas durante a menstruação, uma grande porcentagem delas pela ausência do item higiênico.

A carência de absorventes faz com que muitas meninas e mulheres tenham que buscar alternativas perigosas, como o uso de papelão, jornal, miolo de pão e retalhos no local do item. Descobrir essa triste realidade foi o que incentivou Rejane Costa, da Sustentare, a se engajar na campanha do GDF. “Essa informação foi predominante para fazermos essa doação. Esse é um passo importante para levar conforto e autoestima para essas meninas que acabam recorrendo a alternativas arriscadas”, definiu.

Os 150 mil absorventes arrecadados serão distribuídos para 5 mil estudantes: três pacotes com 10 unidades por aluna em período menstrual

Palestras

A campanha Dignidade Feminina é encabeçada pela Sejus, mas conta com apoio da Secretaria de Saúde e de todas as secretarias chefiadas por mulheres, como Educação, Esporte e Lazer, Juventude, Turismo, Mulher e Desenvolvimento Social. O trabalho ocorre em rede.

“Esse é um programa de união de todas as mulheres [do GDF], num tema que une a todos nós. Estamos conseguindo vencer essa barreira justamente para dar dignidade para essas meninas”, comentou Gisele Ferreira, secretária de Esporte e Lazer.

Além das doações de absorventes, a ação conta com palestras e bate-papo em escolas para levar informação aos estudantes. Já receberam a programação unidades do Recanto das Emas e de Planaltina.

“Quando a gente leva o absorvente e a informação a essas meninas, que muitas das vezes não têm na estrutura familiar com quem possam falar sobre o assunto, estamos trazendo pertencimento e igualdade de gênero, que todas nós, mulheres que estamos em espaço de poder, queremos”, lembrou a secretária Marcela. Ela citou que, ao perder as aulas no período menstrual, as meninas já sentem a desigualdade de gênero desde cedo.

O objetivo agora é arrecadar mais doações. A expectativa é intensificar as ações e atender ainda mais adolescentes. Para doar, basta acessar o site http://dignidadefeminina.sejus.df.gov.br e conferir os pontos de coleta.

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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